Canva: o que é e como usar essa ferramenta de design
canva

O Canva chegou no mercado com uma proposta de brilhar os olhos de todos os produtores de conteúdo deste planeta, que nada mais é que criar artes profissionais de forma simples, fácil e intuitiva.

E o melhor, essa ferramenta de design é gratuita, o que a torna acessível para centenas de milhares de pessoas.

Criar designs para tudo. 



É com esse lema que o Canva, ferramenta simples e intuitiva, permite que qualquer pessoa crie conteúdos visuais incríveis e profissionais sem dificuldade.

Com ele, você pode criar desde uma simples imagem para publicar em seu Instagram, seja para stories ou feed, até realizar a diagramação de um ebook completo e até mesmo um convite de aniversário. 

Quer saber mais sobre essa poderosa ferramenta e aproveitar ao máximo todas as suas funcionalidades? Então, continue a leitura e confira nosso guia completo sobre o Canva e como você, mesmo sem saber nada de design, pode criar artes incríveis. 

Vamos lá?

O que é o Canva?

O Canva é uma ferramenta gratuita para a criação de design gráfico profissional, com o recurso de arrastar-e-soltar, por isso ela é bem conhecida entre os profissionais que trabalham com a criação de conteúdo visual, pois a mesma é bem intuitiva.



Além de sua versão web, ela está disponível também para smartphones com sistema Android ou iOS.

Lançada em 2007 por um grupo australiano, hoje a plataforma conta com mais de 100 milhões de usuários ao redor mundo, e atualmente está avaliada em USD 15 bilhões. Pouca coisa né?

Vale destacar que o Canva é útil tanto para pessoas que trabalham sozinhas, quanto para projetos em grupo. 

Isso porque, com poucos cliques, é possível enviar convites para outros membros do time acessarem a plataforma e colaborarem na criação e gerenciamento dos designs da empresa.

Ah, e está enganado quem pensa apenas pessoas amadoras em design utilizam a plataforma. 

Diversos profissionais, adotantes de ferramentas mais elaboradas como o Photoshop e Illustrator, também a utilizam em seu dia a dia, seja para agilizar suas criações como também uma ferramenta de apoio e ideias.

Agora que você sabe o que é o Canva, veja abaixo quais são seus principais recursos.

Principais recursos do Canva

A cada dia que passa o Canva vai adicionando novas funcionalidades e recursos tornando assim a ferramenta mais robusta. 

Hoje, ela conta com diversos recursos, separamos abaixo os principais:

  • Milhares de imagens: o usuário possui centenas de milhares de opções de fotografias gratuitas para adicionar em seus designs, e também há opções pagas por um preço acessível.
  • Formas, ícones e elementos gratuitos: tenha em mãos diversas formas, gráficos, ilustrações, ícones e muito mais, oferecendo inúmeras possibilidades para seus designs;
  • Criação de pastas: organize seus designs em pastas para não se perder em suas criações. Este recurso é um grande facilitador, principalmente para profissionais que prestam serviços para várias empresas;
  • Filtros para imagens: além de disponibilizar várias imagens, a ferramenta também oferece filtros personalizados para edição;
  • Fontes e formatos de textos: no Canva você também encontra diversas fontes diferentes para personalizar seus designs, assim como formatos de textos já pré-definidos, deixando tudo esteticamente alinhado.

Mas é claro que um grande diferencial do Canva são justamente os templates pré-definidos, para profissionais que estão sem ideias para elaborar bom design, ou até mesmo, pessoas que não sabem muito sobre design.

O que é possível fazer no Canva?

Bom, até aqui você já deve ter percebido que o Canva é uma ferramenta bem completa para pessoas que estão em busca de uma plataforma para realizar criações gráficas atraentes e profissionais.



Mas o que, de fato, é possível fazer no Canva? Quais os tipos de design que você pode criar?

Para responder a essas perguntas, separamos abaixo alguns dos principais tipos de design que você pode criar no Canva, bora lá?

Criação de posts para as redes sociais

Essa provavelmente é uma das principais razões das pessoas utilizarem o Canva, para otimizarem suas criações de posts nas redes sociais.

O bom é que a plataforma fornece vários recursos para a criação das artes nas redes sociais, inclusive até vídeos. 

Lá dentro você pode criar imagens e stories para o Facebook e Instagram, anúncios de todos os formatos, posts para twitter, banner para LinkedIn e muito mais!

Logotipos

O Canva oferece criação de logotipo?

A resposta é: SIM.

O primeiro passo para quem está começando é definir uma identidade visual, seja para um novo negócio ou projeto, é preciso ter um visual, concorda?

E dentro da própria ferramenta há diversos modelos prontos, basta alterar conforme desejar, como o nome, cor da fonte e pronto.

Panfletos e cartazes

Se você quer divulgar eventos ou até mesmo negócios locais com a criação de panfletos e cartazes, é uma boa ideia aproveitar os modelos prontos que a plataforma oferece.

No Canva você encontrará várias opções para diversos temas, como panfletos para restaurantes, academias, eventos e até para aniversários. 

Infográficos

Criar um bom infográfico do zero pode ser tarefa muito complicada, principalmente para quem não tem experiência.

E o Canva pode ser um mão na roda quando o assunto é a criação de ótimos infográficos. O mesmo oferece vários templates para você customizar do jeito que quiser, facilitando e otimizando e muito o trabalho.

Vários outros tipos de design

Como já dissemos, o Canva é uma ferramenta bem completa, e esses itens que citamos acima foram somente algumas ideias do que você consegue criar lá dentro da plataforma.



Mas para não deixar muita coisa de fora, segue abaixo outros tipos de design que você pode criar lá dentro e que a ferramenta oferece templates prontos incríveis:

  • Documentos;
  • Apresentações;
  • Currículos;
  • Capas de revistas;
  • Cartões de visitas;
  • Papéis timbrados;
  • Newsletters;
  • Vídeos;
  • Capas para destaques;
  • GIFS;
  • Folders;
  • Ingressos;
  • Montagens de fotos;
  • Faturas;
  • Press kits;
  • Certificados escolares;
  • Planejadores;
  • Etiquetas;
  • Vales-presente;
  • Thumbnails para vídeos
  • E muito mais.

Vantagens de usar o Canva

Que o Canva é um grande facilitador na hora da criação de bons designs já não é mais segredo, mas que outros benefícios essa ferramenta pode proporcionar para os criadores de conteúdo? 

Inspiração

Sabe aqueles dias de bloqueio criativo? Então, com os templates e designs prontos do Canva você consegue se inspirar e achar uma luz no fim do túnel.

Busque inspiração nas artes prontas que não tem erro 😉

Salvamento automático

Já aconteceu com você?

Você está lá em um belo dia todo inspirado criando a sua arte no Photoshop, ou até mesmo seu texto no Word e de repente a energia cai ou seu computador simplesmente trava? Apostamos que sim, aliás quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra.

E o pior é que nem sempre a gente consegue recuperar o que estávamos fazendo, mas a boa notícia é que o Canva possui um sistema de salvamento automático, ou seja, qualquer alteração que fizer, ele vai salvando. 

Diferente de outras ferramentas que salvam de tempos em tempos, o Canva salva a cada clique e alteração – por menor que seja – o seu design. Evitando, assim, que você tenha trabalho perdido.

Colaboração 

Com o Canva, até mesmo na opção gratuita, a equipe inteira consegue colaborar.

Seja para criar um design que precise de mais de uma pessoa para a criação, ou até mesmo para revisão de alguma peça.

Para quem trabalha com times, sabe muito bem que isso é essencial para um bom trabalho em equipe.

Como usar o Canva? (Tutorial) 

Como já destacamos ao longo do conteúdo, a simplicidade de uso do Canva é um dos grandes atrativos da ferramenta. Então não se preocupe, pois você verá no tutorial abaixo o quanto é simples utilizar essa plataforma.

 Vamos para o passo a passo?



1) Crie sua conta no Canva

O primeiro passo é criar uma conta no Canva (lembrando que é gratuito), para isso, basta clicar aqui. Entre na página inicial e registre com sua conta do Facebook, Google ou com seu e-mail. 

canva-crie-sua-conta

Criada a conta, você será direcionado para a página de onboarding, que ajudará a ferramenta a selecionar os melhores templates de acordo com sua necessidade. 

Caso queira experimentar o Canva Pro ( nessa etapa, escolha fazer o teste. Caso contrário, clique em “Mais tarde”. 

Ao avançar, você também poderá convidar outras pessoas para colaborar com os projetos.

2) Explore a biblioteca do Canva

Como já dissemos, o Canva possui uma vasta coleção de templates profissionais, capazes de atender diversas demandas das mais variadas áreas. 

A biblioteca de modelos da plataforma é organizada por categorias e os templates divididos por temas. 

Então, explore e defina qual o tipo de design que pretende criar!

canva-biblioteca-de-conteudo

Independente do design a ser criado no Canva, ele já estará com as dimensões certas e com elementos que serão um grande atalho para o seu trabalho.

Para o nosso tutorial, escolhemos mostrar como criar um post para Instagram, que será muito importante para ter um feed mais atrativo e assim atrair potenciais clientes para o seu negócio.

3) Escolha o template

Assim que tiver escolhido seu tipo de design, como por exemplo “Post para Instagram”, você será redirecionado para o editor do Canva.

Para o nosso exemplo, selecionamos um template de promoção de desconto. Como podemos ver, o template já possui a foto e o texto, mas queremos mudar. 

É aí que entra o poder de transformar de forma simples e prática designs no Canva.

canva-escolha-o-template

4) A imagem e o texto

Agora que escolhemos o template, chegou a hora de realizar as mudanças para ficar de acordo com a identidade visual do negócio e a comunicação também.

No menu ao lado esquerdo você vê que tem várias opções, são elas:

  • Templates;
  • Uploads;
  • Fotos;
  • Elementos;
  • Texto; 
  • Áudio;
  • Vídeos;
  • Fundo.

Com isso, você tem diversas opções para mudar absolutamente qualquer coisa do design. E ao clicar nestas opções, você verá centenas de opções para inserir em seu design e aprimorá-lo ainda mais.

Para o nosso tutorial, alteramos a imagem e a fonte da pizza, conforme imagem abaixo:

escolha-o-template-2

5) Compartilhe e/ou baixe a imagem

Finalizou sua arte, mas precisa passar para a revisão?

Basta clicar em compartilhar e colocar o e-mail do responsável, que ele poderá visualizar ou editar a arte.

Caso esteja tudo pronto, você pode baixar seu design em vários formatos, como:

  • PNG 
  • JPG
  • PDF padrão
  • PDF para impressão
  • Vídeo MP4
  • GIF
  • SVG (para quem utiliza o plano PRO, que iremos detalhar mais adiante)

Não gostou de nenhum template? Comece um do zero!

Calma, não se preocupe.



Caso tenha caçado dias e noites para achar o template ideal, mas ainda assim não conseguiu encontrar, não chore pois todos os modelos do Canva são completamente personalizáveis. 

E caso queira, você pode criar o seu modelo do zero, fazendo o upload das suas próprias fotos, imagens de fundo, fontes, cores e elementos.

Lembra que dissemos que o Canva é uma ferramenta totalmente maleável, certo? Então…

Mas como toda e qualquer ferramenta do mercado, ela possui alguns planos pagos onde oferece bastante benefícios que são limitados em sua versão gratuita.

Confira no próximo tópico um pouco mais sobre a versão paga e se realmente vale a pena investir, e o quanto que deve ser investido. 

Canva PRO (Preços do Canva)

O Canva PRO é um plano pago do Canva para pessoas que já dispõe de uma verba para o investimento, e deseja ter mais recursos e elementos para suas criações.

O plano PRO é bem conhecido, mas a plataforma também oferece o plano Enterprise mais robusto para empresas e equipes maiores.

preços

É interessante falar que o Canva é gratuito para organizações sem fins lucrativos e projetos em salas de aula, vale a pena dar uma conferida em como funciona caso você tenha algum desses tipos de negócios.

Para finalizar…

Bom, esperamos que você tenha aprendido tudo sobre essa poderosa ferramenta de design que é o Canva, e que a partir de agora passe a criar seus design de forma otimizada, porém profissional e melhore ainda mais sua estratégia de marketing digital.

Falando em estratégia de marketing digital, você sabia que temos um guia ensinando o passo a passo do melhor método de marketing digital? Garanta sua cópia do Guia Definitivo do Inbound agora mesmo e passe a ter resultados de verdade na internet 😉

Agora queremos saber a sua opinião, o que você achou deste artigo? Deixe nos comentários abaixo se ele te ajudou de alguma forma.

Conteúdos Relacionados

Fique Atualizado quando o assunto é Marketing Digital!

Assine nossa News

No mundo digital tudo muda muito rápido. Fique por dentro das novidades com a nossa news!

Sem ideia de post?

Não sabe o que postar no Instagram? Tenha uma Guia com 180 ideias de conteúdos + 3 bônus incríveis!

Siga a Canmore

Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo sobre marketing digital!