Close friends: o que é, como funciona e como usar (guia completo)
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Close friends, você já ouviu falar sobre essa ferramenta do Instagram? 

Apostamos que sim, mas a pergunta é: você já sabe como usá-la em seu benefício?

Se sua resposta foi “não”, está no lugar certo! 



Porque vamos te explicar neste artigo o que é close friends, como funciona, vantagens, como gerenciar, algumas estratégias e muito mais.

Para visualizar melhor, dê só uma olhadinha no que vai encontrar neste artigo:

  • O que é close friends?
  • Close friends significado
  • Como funciona o close friends?
  • Vantagens de usar close friends
  • Close friends no Instagram
  • Como administrar a ferramenta amigos próximos?
  • Como ganhar dinheiro com o close friends?
  • Estratégia para o seu negócio usando close friends
  • Divulgação para lista close friends
  • Perguntas comuns sobre o close friends

Então, continue a leitura até o final 😉

Só para já ter uma ideia, com este recurso close friends do Instagram é possível selecionar o número de pessoas que terão acesso exclusivo a alguns de seus conteúdos via stories.

Sabendo disso, existe um mar de possibilidades de estratégias de como você pode usar o close friends em seu negócio ou até mesmo para uso pessoal.

Mas, você deve estar se perguntando: “Será que essa ferramenta pode ser útil para aumentar o faturamento do meu negócio?”

Bom, se você sente que sua marca está tendo dificuldades em ter uma aproximação com seus seguidores, ou até mesmo gostaria de oferecer algo exclusivo e gerar receita com isso, essa é uma ótima oportunidade de colocar em prática a estratégia do close friends.

Além de que é uma maneira bem rápida e descontraída para saber se seus conteúdos estão agradando ou não seu público.

Bom, agora chega de conversa e vamos entender melhor o que é close friends.

O que é close friends?

O close friends é uma ferramenta que o Instagram anunciou em 2017 com a finalidade de dar ao dono de perfil pessoal ou comercial a possibilidade de criar conteúdo somente para um grupo específico de pessoas.



Este “grupo específico” é selecionado entre os seguidores do perfil e funciona como se fosse um grupo do Whatsapp. Já que controla quem vai ver ou não os conteúdos exclusivos que o usuário irá postar.

Proporcionando assim um espaço com mais privacidade para que os usuários do aplicativo postem seus conteúdos sem se preocupar com quem irá ver ou não. Pois com esta ferramenta é possível ter um controle maior sobre quem serão os visualizadores.

O que pode ter levado a criação desta ferramenta foi que os usuários ao buscar por mais privacidade, abriam contas privadas, somente para que seus amigos mais próximos tivessem acesso.

Assim eles teriam o controle de quem veria suas publicações, ou não. 

Porém o Instagram olhava para essas contas como se fossem fakes, porque na maioria das vezes possuíam o mesmo nome que a conta original.

Então, sem perder tempo, atendeu a esta demanda dando origem a esta ferramenta que permite separar melhor seu público, conhecida então como close friends ou amigos próximos.

Close friends significado

Mas o que significa close friends que todos estão falando? 

Qual sua tradução?

É usado “amigos próximos” para definir close friends tradução em português.

Com isso, a pessoa que estiver nesta lista se sentirá mais próximo com o perfil em questão, seja de uma empresa ou pessoal, criando assim um vínculo maior entre elas. 

Aposto que, com esta informação, você já pensou em como isso traz várias vantagens para usar em seu perfil de negócios.

Então, vamos ver se pensou nas mesmas vantagens que falaremos a seguir 😉



Vantagens de usar close friends

Você pode estar se perguntando: vale a pena usar o close friends como estratégia de marketing? Quais são as verdadeiras vantagens de usar close friends em meu negócio?

Bom, vamos começar reforçando o que foi dito no tópico anterior…

Um dos primeiros benefícios que você pode desfrutar é que o seguidor selecionado, para estar na lista de close friends, se sentirá mais próximo de sua marca.

E por consequência, o laço entre este potencial cliente e seu negócio fica mais forte, aumentando assim as chances de se tornar um cliente fidelizado.

Olha aí uma oportunidade de conversão, não é mesmo?

Mas não paramos por aí, porque veja só: se você pode colocar conteúdos exclusivos para um grupo “V.I.P” você consegue ter um feedback mais sincero e objetivo do seu público.

Com isso fica mais fácil perceber qual conteúdo que tem mais engajamento e respostas positivas, para que depois você consiga criar uma estratégia de conteúdo mais assertiva.

E a última vantagem, mas não menos importante, é que você não precisará criar um outro perfil ou gastar tempo mandando stories pelo direct para separar seu conteúdo exclusivo.

E aí, ficou interessado?

Então vamos ver como o close friends funciona e aprender como criar esta lista de “melhores amigos”.

Close friends no Instagram

O close friends no Instagram funciona de uma maneira simples e não é necessário a criação de outra conta para usar esta ferramenta.

Você consegue criar esta lista através do seu próprio perfil, seja comercial ou pessoal, como já comentamos anteriormente.

Veja como é simples:



Passo a passo de como funciona o close friends no Instagram

Criando uma lista de amigos próximos

Primeiramente, com sua conta já logada, acesse o menu de configurações de seu perfil que fica na parte de cima na lateral direita de sua tela (representado pelo ícone de três linhas horizontais).

Depois clique na opção: “Amigos Próximos”.

Após esta etapa irá aparecer sugestões de perfis para você adicionar em sua lista.

Para facilitar na procura das contas procure o nome do perfil na barra “pesquisar” que tem o ícone de uma lupa.

Depois que encontrar o perfil que deseja incluir em sua lista de close friends, clique no botão azul escrito “adicionar ou add”. 

E pronto!

Aquela conta já está incluída em sua lista de close friends podendo ser removida no mesmo lugar em que você adicionou. 

Compartilhando stories para close friends

Bom, agora que você adicionou todos os perfis que deseja em sua lista, como fazer para compartilhar stories somente para o close friends?

Vem com a gente que vamos te explicar como fazer isto, e se você achou fácil o passo a passo acima, vai achar o mesmo deste também 😉

Se liga:



É só você criar seus stories normalmente, o único passo que vai mudar é que ao invés de clicar em “seu story” clique em “melhores amigos” ao publicar.

E está feito!

Você perceberá que seus stories estarão com uma borda verde, isso significa que somente as pessoas que adicionou na lista de “melhores amigos” poderão ver aquele conteúdo.

Simples e rápido!

Agora é só preparar o melhor conteúdo exclusivo para que aquelas pessoas da lista se sintam privilegiadas.

Vamos ver como fazer isso?

Como administrar a ferramenta amigos próximos?

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Para administrar o close friends é necessário ter em mente que não é suficiente apenas criar esta lista sem objetivo ou um bom planejamento de conteúdo.

Por isso, vamos te passar algumas dicas para que seu negócio consiga desfrutar dos melhores resultados usando esta estratégia.

Vamos lá?



Engaje seus seguidores 

O segredo para ter uma boa resposta de seus close friends é pensar em formas em que eles consigam ter uma interação direta com o conteúdo proposto.

Você pode conseguir isto através de stories usando as ferramentas disponíveis pelo próprio Instagram, como:

  • Caixa de perguntas;
  • Enquetes;
  • Quizzes.

É nesta hora que você usa sua criatividade para poder tirar das pessoas o máximo de reações e comentários.

Conteúdo de valor

Produzir um conteúdo de valor para a lista de close friends faz a diferença.

Para que a sua publicação se destaque entre os vários stories postados por outros perfis, é preciso estar sempre em busca da inovação e identificar o melhor formato.

E para que isso aconteça não foque somente em publicações sérias com conteúdo informativo, ou que apenas ofereça seu serviço ou produto.

Faça também publicações mais descontraídas, aliás, as pessoas que estão passando o tempo no Instagram, na maioria das vezes querem se divertir e não ver um mar de propagandas e chatices parecidas.

Com isso você consegue chamar a atenção e fazer com que seu público fique mais curioso para seus próximos stories.

Publique em datas comemorativas

Uma oportunidade que você não pode deixar escapar são as datas comemorativas.

Aproveite estes momentos para compartilhar postagens de divulgação do seu produto ou serviço de uma maneira descontraída e criativa.

Como, por exemplo, se você for do ramo de moda, atuando como estilista, você pode separar conteúdos exclusivos com dicas, conselhos ou curiosidades para serem publicados no dia internacional da moda (22 de agosto).



Com isto, seus seguidores podem ter acesso a este conteúdo exclusivo que vai fazer com que eles se sintam privilegiados de seu negócio.

Mas não podemos esquecer que é necessário sempre mensurar os seus resultados para que consiga identificar quais tipos de conteúdos estão performando, e quais não.

Feedback

Todo negócio precisa de um feedback para que as próximas estratégias, com o objetivo de captar clientes, sejam mais eficientes e assertivas.

Para isso, você pode utilizar como base alguns indicadores do próprio Instagram para saber se o seu planejamento de conteúdo está valendo a pena ou não.

Um dos indicadores é o número de visualizações, onde revela a quantidade de pessoas que visualizam seus stories durante as 24 horas em que o conteúdo ficou disponível no Instagram.

O outro indicador que você deve ficar de olho são as reações, com elas você tem uma noção de qual conteúdo foi mais assertivo e qual não foi.

Tendo assim uma resposta mais direta e rápida do seu público-alvo.



Então, preste atenção em quais stories teve uma resposta melhor para repetir o mesmo formato nas próximas vezes.

Com isso, a aproximação do seu público fica mais fácil e por consequência as chances de lucros aumentam também.

Falando em lucro, muitas pessoas perguntam: “afinal, como ganhar dinheiro com o close friends?”.

Bora responder essa também 😉

Como ganhar dinheiro com o close friends?

Existem várias maneiras de lucrar com o close friends.

Uma delas seria estabelecer um valor mensal para que as pessoas possam participar da sua lista de amigos próximos, tendo acesso ao seu conteúdo exclusivo.

Outra forma é aproveitar este espaço para divulgar promoções especiais, como por exemplo: cupons de descontos exclusivos. 

Com isso a proposta fica ainda mais irresistível.

Mas é claro que antes de oferecer qualquer produto ou serviço para o seu close friends, é preciso ter uma estratégia de marketing digital definida, como o Inbound Marketing.

E para facilitar, separamos algumas estratégias para começar a usar agora mesmo.



Estratégias para o seu negócio usando close friends

A ferramenta close friends aliada a uma boa estratégia de marketing, sem dúvida, trará muitos resultados para seu negócio.

E para que consiga atingir este diferencial separamos para você algumas dicas que vão elevar o nível de suas publicações. Confira:

Crie um vínculo com seus clientes

Criar um vínculo com seus clientes pode ser mais fácil do que parece.

Esta ligação pode ser feita por meio de caixas de perguntas onde o cliente pode colocar suas dúvidas e dores para ter uma resposta exclusiva.

Com isso, a relação fica mais próxima e o cliente saberá onde voltar quando tiver alguma dúvida sobre o seu mercado: no seu perfil.

Dê recompensas

As pessoas amam recompensas!

E se o seu perfil entrega mais do que promete, aí mesmo que o usuário vai querer voltar e acompanhar seus conteúdos.

Então, aproveite e compartilhe com eles recompensas como: ebooks, listas com checklist, planilhas, treinamentos, etc.



Faça sorteios

Sorteios chamam a atenção de qualquer pessoa, por isso apostar nesta estratégia é uma boa maneira de se aproximar ainda mais de seus seguidores potenciais clientes.

Assim, você reforça o quanto a pessoa está sendo beneficiada ao participar de sua lista de amigos próximos. 

É muito importante fazer com que eles se lembrem disso sempre.

Crie conteúdos só para eles

Se a lista é somente para V.I.Ps, não crie um conteúdo muito parecido para os seus seguidores normais.

A intenção da estratégia de marketing com o close friends é fazer com que as pessoas na lista se sintam especiais e que tenham acesso aos conteúdos exclusivos.

Então, separe as postagens que vão ser apresentadas somente para os amigos próximos das que vão ser postadas normalmente em seu perfil.

Após fazer isso, compare e analise se você não está passando uma informação que deveria ser exclusiva, do close friends, para o público normal.

Dê atendimento e suporte exclusivo

Dê prioridade para dar atendimento e suporte para quem está em sua lista de amigos próximos.

É importante colocar este diferencial de tempo ao apresentar os benefícios na hora da divulgação aos interessados em participar da sua lista.



Mostre seus bastidores

Uma das formas de conseguir a empatia e conexão com o público é mostrando os seus bastidores.

Desta forma, você apresenta tudo o que acontece por trás das câmeras, como o processo de criação e até mesmo seus perrengues.

Por consequência seu público vai se identificar e se aproximar ainda mais de sua marca, gerando maior relacionamento.

Divulgação para lista close friends

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Agora que você já sabe as estratégias para montar conteúdos de valor e engajar seus seguidores do close friends, está na hora de dar algumas sugestões de divulgação para que o máximo de pessoas corram para fazer parte de seus amigos próximos.

E para esta divulgação não tem lugar melhor que os stories. 

Pois é exatamente lá que você alcança o pessoal que já acompanha seu perfil, aumentando as chances de conversão.

Mas isso não impede que você também faça a propaganda em seu feed. É só manter a naturalidade e não deixar com que o convite fique muito formal.

Lembre-se: esta é uma estratégia para aproximar seu público, então faça uma divulgação mais descontraída, mas claro sempre tendo em mente o seu público-alvo para realizar a campanha de acordo com ele.



Público-alvo

Ter em mente e documentado quem é o seu público-alvo é essencial para suas estratégias de marketing serem mais assertivas.

Com esta informação fica muito mais claro ter ideias na parte de criação e promoção dos benefícios que a pessoa terá ao fazer parte de sua lista de close friends.

Por exemplo, se estão procurando tirar mais dúvidas com relação ao conteúdo de seu perfil: ofereça aos close friends consultoria exclusiva e com prioridade.

Se estão procurando por produtos ou serviços: ofereça descontos e cupons exclusivos.

Sempre deixando bem claro na hora da divulgação que a resposta para o que eles procuram está em fazer parte da sua lista de amigos próximos.

Linguagem

A linguagem vai depender muito do ramo em que o seu negócio se encontra, pois ter a mesma linguagem que seu público faz toda a diferença na hora da divulgação.

Então, se atente em usar a mesma linguagem que seus seguidores na hora de fazer o convite para entrarem em sua lista V.I.P.

Por exemplo, se for um perfil voltado para advogados, a divulgação pode ser em um tom mais formal para passar uma imagem de autoridade.

Por outro lado, se você tem um bazar de roupas, o recomendado seria uma linguagem mais próxima e informal, para passar a ideia de amizade e confiança.

Enfim, a linguagem será de acordo com o público que deseja atingir.



Horário

Para que a divulgação consiga alcançar o máximo de pessoas no Instagram é necessário que você poste em um horário em que seus seguidores estão mais engajados.

Você pode conferir a melhor hora para postar através de algumas ferramentas que o próprio Instagram oferece, como a “insights” que pode ser encontrada na página de perfil, em contas comerciais.

Clicando nesta opção vai aparecer para você visualizar os dados separados por conteúdo, público e atividades em seu perfil.

E é lá que você terá acesso a informações sobre seu público, como:

  • Quando eles logam no Instagram;
  • Localização;
  • Faixa etária;
  • E por aí vai.

Além disso, você pode mudar entre horas e dias para saber os melhores horários e assim escolher o momento mais oportuno para postar sua divulgação.

Perguntas comuns sobre o close friends

Para o conteúdo ficar ainda mais completo, separamos as perguntas frequentes sobre o close friends.

Vamos lá?

Consigo enviar stories de amigos próximos por direct?

Por ser um conteúdo exclusivo e para manter a política de privacidade, não é possível compartilhar o conteúdo voltado para close friends através do direct.

Tem limite de pessoas que posso estar adicionando?

O limite é quantas pessoas você desejar que esteja em sua lista.

Tem alguma forma de cobrança de assinatura no close friends?

Infelizmente o Instagram não possui nenhuma forma de cobrança de assinatura atualmente.

Mas qualquer novidade vamos correr aqui no blog Canmore para contar à você!

Posso salvar o conteúdo do close friends nos destaques?

Sim, é só você fazer o mesmo processo do destaque normal.

A única coisa que vai mudar é na hora de selecionar quais stories que farão parte dos destaques e selecionar os postados para amigos próximos.

Quanto custa Close Friends?

O close friends é uma ferramenta 100% gratuita!

Aproveite a oportunidade.

Quanto cobrar no close friends?

Como não há uma ferramenta própria do Instagram que realize a cobrança de assinaturas, você está livre para estabelecer o valor que quiser.

Porém, quando for decidir este valor, compare se está de acordo com seu público e a quantidade de conteúdos exclusivos que irá publicar para eles.



Coloque em discussão também a qualidade destas postagens.

Como por exemplo: se vai ter cupons, promoções ou ebooks exclusivos, aí o valor teria que ser justo para ambos os lados.

Pois do que adianta você planejar postagens que demandam muito tempo, ou investimento, e depois decidir o valor a preço de banana, não é mesmo?

Então, a melhor opção é organizar a quantidade do conteúdo que você vai oferecer aos seus close friends, e a partir disso estipular um preço que vai agradar a todos.

Para finalizar…

E este foi o guia completo da ferramenta close friends no Instagram.

Com ele você aprendeu o que é close friends, significado, vantagens, estratégias de como usar amigos próximos em seu perfil do Instagram.

Agora é a sua vez de chamar seus seguidores para fazer parte desta lista V.I.P e aproveitar os benefícios que a estratégia do close friends pode proporcionar à sua marca.

Mas é claro que seguir apenas esta estratégia não vai ser o suficiente para alavancar seu negócio na internet.

Por isso que há outras estratégias que você não pode deixar de lado, como o Inbound.

Já ouviu falar?

Se não, temos o Guia do Inbound, onde você vai aprender como aumentar as vendas online do seu negócio. Funciona até para quem está começando do zero, se for o seu caso.

Não perca tempo, clique agora e conheça!

E não se esqueça de comentar o que você achou do artigo ou comente alguma dúvida que ficou sobre o close friends.

É importante para nós que tudo fique esclarecido 😉

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