Impressões no Instagram: descubra tudo sobre essa métrica
Impressões no Instagram

Saber o que são impressões no Instagram é essencial para otimizar o sucesso do seu negócio na rede social. Isso porque elas fazem parte de um conjunto de métricas fundamentais para entender como anda a visibilidade de sua marca no Instagram.

Muitos a consideram como uma “métrica de vaidade”, ou seja, algo que não deve ser levado muito em consideração pois não traz resultado efetivo para o negócio, como as vendas. Porém, de forma alguma isso diminui sua importância, pois como dissemos ela é capaz de mostrar o quanto sua marca está sendo vista por outras pessoas. E claro, se analisada com outros indicadores, é melhor para você entender o desempenho geral do seu negócio.



Bom, se você está aqui é porque quer saber o que são as impressões no Instagram, certo? Mas como você está no blog da Canmore, iremos te mostrar isso e muito mais. Continue a leitura e aprenda:

  • O que são impressões no Instagram?
  • Qual a diferença entre alcance e impressões no Instagram?
  • Como ver as impressões no Instagram?
  • É preciso acompanhar as impressões do Instagram?
  • Como aumentar as impressões no Instagram? 

Vamos lá?

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O que são impressões no Instagram?

As impressões no Instagram são o número de vezes que seu conteúdo foi exibido. 



Uma impressão significa que o conteúdo apareceu no feed ou stories de algum usuário. Portanto, o usuário não precisa se engajar com o post para que conte como uma impressão, como curtir, comentar ou compartilhar, apenas de passar pelo post já é contabilizado.

Sendo assim, uma pessoa pode ter múltiplas impressões sobre o mesmo conteúdo. Isso porque ela pode ver a mesma publicação ou story várias vezes, e desta forma contribuindo para o número total.

Agora que você já sabe o que são as impressões no Instagram, provavelmente surgiu a dúvida: “Qual a diferença entre alcance e impressões no Instagram?”, por isso te explicamos em detalhes logo abaixo.

Qual a diferença entre alcance e impressões no Instagram?

Na hora de visualizar as métricas de impressões nos relatórios de desempenho do Instagram, geralmente surgem algumas dúvidas comuns, sobre qual a diferença entre alguns indicadores e um dos principais é justamente o Alcance X Impressões, aliás qual a diferença entre eles? 

Como já dissemos – mas é bom reforçar – as impressões no Instagram informam o número total de vezes que um perfil ou um post foi exibido aos usuários dentro de um determinado período de tempo. A pessoa não precisa interagir para que seja contabilizado no número de impressões, basta ela visualizar.

Já o alcance é o número de pessoas que visualizam o seu conteúdo. Em outras palavras, ele é o número de pessoas individuais que visualizam o seu conteúdo. É através deste indicador que você consegue visualizar o quanto o seu post ou perfil está alcançando em termos de pessoas.

De forma resumida, a Impressão indica as visualizações totais. Por exemplo, se uma pessoa visualizar uma postagem 10 vezes, este post terá 10 impressões. O alcance, por outro lado, indica as visualizações únicas. Se uma pessoa visualizar uma postagem 10 vezes, contará como uma visualização.

Conseguiu perceber a diferença entre eles? Na prática, eles até podem ser bem parecidos. Mas, dependendo dos objetivos e metas do seu negócio, cada métrica gera um insight diferente para suas estratégias de marketing digital.

Agora que você entendeu as diferenças, vamos ver na prática como ver as impressões no Instagram, bora lá?

Como ver as impressões no Instagram?

Antes de irmos para a prática, vale informar que as métricas do Instagram só estão disponíveis para perfis comerciais do Instagram para empresas. 

Então, se o seu negócio ainda tem um perfil pessoal, mude o quanto antes para um perfil comercial para conseguir verificar os dados de performance e também poder criar campanhas de anúncios.

Depois de criar sua conta comercial, você deve ir até o Instagram Insights. Lembrando que essa opção está disponível apenas pelo aplicativo mobile, e não para a versão web.

No app, entre no seu perfil normalmente e você verá abaixo da descrição de sua BIO, a opção “Insights”

Ao clicar, você verá um overview do seu perfil com dados de alcance, interações e seguidores do perfil e logo abaixo, dados sobre conteúdos que você compartilhou no feed, stories e IGTV.

impressões no Instagram Insights

Na visão geral, as métricas informam dados do seu perfil de forma geral. As impressões ficam dentro de “Contas alcançadas” e revelam o número total de vezes que todas as suas publicações no Instagram foram vistas dentro do período de tempo selecionado, bem como o crescimento ou queda em relação à semana anterior. 

Por enquanto o Instagram oferece apenas duas opções de períodos, sendo elas: dados dos últimos 7 dias ou 30 dias, na seção do overview.



Ainda dentro de “Contas alcançadas” você consegue visualizar também outras métricas, como:

  • Visitas ao perfil: quantidade de pessoas que visitaram seu perfil no período selecionado;
  • Toques no botão: seja para ligar, enviar um email ou como chegar é a quantidade de pessoas que clicaram no botão principal que você definiu em suas configurações.

impressões no Instagram Contas Alcançadas

Logo abaixo você consegue observar também os stories, publicações e vídeos no IGTV mais relevantes, tudo com base no alcance inicialmente. Para saber mais detalhes das publicações, por exemplo, basta clicar em cima e utilizar os filtros disponíveis, onde você pode:

  • Selecionar por tipo de publicação: foto, vídeos, publicações em carrossel ou qualquer;
  • Selecionar a métrica: alcance, comentários, compartilhamentos, curtidas, impressões, interações com publicações, salvamentos, seguidores, toques em como chegar, toques no botão enviar email, toques no botão ligar, toques no botão de texto, toques no site, visitas ao perfil ou visualizações do vídeo;
  • Selecionar o período: últimos 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, último ano e últimos 2 anos.

Agora, para ver as impressões dos seus stories, selecione “Ver tudo” na seção dos “Stories”. Diferente da seção para as publicações no feed, nos stories tem menos opções, mas ainda sim é possível filtrar bem para analisar, com as seguintes opções:

  • Selecionar a métrica: voltar, toques no botão ligar, saídas, seguidores, próximo story, toques em como chegar, impressões, cliques no link, encaminhar, visitas ao perfil, alcance, respostas, compartilhamentos, toques no botão de texto, toques no site ou interações com stories;
  • Selecionar o período: ontem, últimos 7, 14 ou 30 dias.

Você deve estar se perguntando, e quanto aos dados dos Reels?

Porém, o Instagram ainda não incluiu os dados dos Reels nesses relatórios. Se você quiser visualizar os dados, precisa ir até a Guia Reels no seu perfil e clicar em cada post para ver quem curtiu, comentou, quantas vezes o vídeo foi reproduzido e se ele foi escolhido para ser mostrado em destaque no Reels.

É preciso acompanhar as impressões do Instagram?

Como já dissemos, a métrica de impressões no Instagram pode ser considerada um indicador não tão especial, isso porque a mesma não garante que o usuário visualize de fato, o conteúdo. De qualquer forma, é preciso entender que ela tem o seu valor.

Mas, de fato, as impressões, por si só, não revelam o sucesso de uma estratégia de marketing no Instagram. Por isso, é necessário analisar esse indicador em um contexto mais amplo, ou seja, em conjunto com outras métricas que se conectam com os objetivos e metas do negócio na rede social.

Por exemplo, se o objetivo do seu negócio é fortalecer o branding que nada mais é que o aumento da visibilidade e reconhecimento da marca, as impressões podem ser analisadas juntamente com os dados de alcance e mostrar se a sua publicação/perfil teve uma boa performance ou não.

Por isso, antes de mais nada é preciso definir seus objetivos e metas dentro do Instagram ou qualquer outra rede social. Porque cada estratégia demanda a análise de indicadores diferentes.

Quer outro exemplo?

Imagine que o seu objetivo é engajamento em um determinado post, com isso você pode comparar as impressões no Instagram com as interações (curtir, comentar, salvar, compartilhar, clicar, etc). Assim, você consegue visualizar a taxa de engajamento em relação ao número de impressões e analisar o impacto do post ou perfil.

O que você precisa ter em mente é que métricas por métricas sem objetivos e uma estratégia por trás, realmente não têm relevância alguma. Portanto, se as impressões no Instagram fazem sentido com a sua estratégia, confira abaixo dicas de como aumentar esse número.

Como aumentar as impressões no Instagram?

Saber como aumentar o número de impressões no Instagram pode ajudar a otimizar os resultados de sua estratégia, por isso separamos as 3 principais dicas para você aumentar, a partir de hoje, suas impressões e de quebra o seu alcance na rede social.



Publique nos melhores dias e horários

Aumentar o número de impressões no Instagram se torna uma tarefa mais simples quando você sabe exatamente quais os melhores dias e horários para a postagem. 

E o melhor é que através do próprio Instagram Insights, você consegue conferir os dias e horários com picos de acesso. Basta ir no seu perfil comercial, clicar em “Insights”, logo depois em “Seu público”, e lá na última seção você consegue visualizar essa informação, conforme imagem abaixo.

impressões no Instagram Períodos Ativos

Uma outra dica é realizar testes em diferentes períodos para compreender quais são os dias e horários que geram mais engajamento e impressões.

Faça postagens com frequência

Sim, às vezes pode ser frustrante publicar seus conteúdos e ver que suas impressões e alcance não estão tendo bons resultados. Entretanto, é essencial não desanimar e continuar com suas publicações de forma consistente, pois o Instagram ama perfis que realizam postagens com frequência.

Um dos itens levados em conta pelo algoritmo do Instagram é a temporalidade. Desse modo, se você sempre estiver postando conteúdos fresquinhos, a chance de que eles sejam exibidos para mais usuários aumenta cada vez mais.

Mas, vale ressaltar que também não adianta fazer postagens de baixa qualidade apenas pelo volume que elas farão em seu perfil. Tome o máximo de cuidado com os detalhes e a como cada conteúdo irá complementar sua estratégia de marketing digital como um todo, combinado?

Poste conteúdos compartilháveis

Se você quer aumentar o número de impressões e alcance de suas publicações é  interessante pensar em conteúdos que possam ser compartilhados pela sua audiência. Conteúdos compartilháveis geralmente são aqueles que se diferenciam da concorrência, trazem algum conteúdo útil ou até mesmo algo para entreter.

Conteúdos compartilháveis também são chamados de conteúdos virais, portanto, se você quer aumentar seus números de impressões, alcance e engajamento busque inserir em seu planejamento conteúdos que as pessoas queiram compartilhar. Desta forma você aumenta suas impressões de forma orgânica, ou seja, sem investir R$0,01.

Para finalizar…

Bom, esperamos que você tenha aprendido o que são as impressões no Instagram, o que de fato elas significam e o impacto em sua estratégia de marketing digital nas redes sociais.

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Agora queremos saber a sua opinião, o que você achou deste artigo? Deixe nos comentários abaixo se ele te ajudou de alguma forma, ou se tiver alguma dúvida.

 

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