Livros de marketing: os 26 melhores livros que você precisa ler
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Que tal uma lista com os 26 melhores livros de marketing que você precisa conhecer?

Se o seu objetivo é aprender mais sobre o mundo do marketing, seja você um marqueteiro ou empreendedor, este conteúdo é para você.

A seguir, te mostraremos quais são os melhores livros de marketing, além de uma breve sinopse sobre cada um para você escolher qual te chama mais atenção, e faz sentido com o que está buscando.

Mas antes de começar a lista, é importante você saber que o marketing possui diversas definições.

Philip Kotler, por exemplo, considerado o pai do marketing, diz que “Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor”.

Já Ryan Holiday, autor do livro “Growth Hacker Marketing: A Primer on the Future of PR, Marketing, and Advertising”, diz que marketing é tudo aquilo que conquista e mantém os clientes.

Isso porque só te falamos dois exemplos, mas existem várias outras definições por diversos profissionais e especialistas da área que buscam entender mais sobre esse mercado.

Com isso, é preciso buscar conhecimento de fontes confiáveis, e se faz necessário a leitura de livros de marketing considerados importantes e relevantes para o mercado de forma geral.

Aliás, marketing não se resume somente à venda de produtos e serviços, como também causas, ideais e até mesmo marketing pessoal.

Hoje em dia, o que não falta são grandes livros de marketing.

Por isso, selecionamos apenas os 26 melhores, desde os mais básicos, onde abordam conceitos essenciais do mercado, até os mais avançados, que focam um determinado segmento e ponto de vista.

Mas, em meio a tantos livros de marketing, qual livro ler primeiro? Ou ainda quais seriam as obras obrigatórias?

Sim, não é uma pergunta nada fácil de responder, pois sempre haverá opiniões diferentes.

Mas demos o nosso máximo em listar os 26 melhores livros de marketing que você precisa ler o quanto antes!

Então, continue a leitura com a gente até o final e bora para essa lista!

Livros de marketing: os 26 melhores livros que você precisa ler

1. Marketing 4.0, por Philip Kotler

Vamos dar início a nossa lista com um dos livros clássicos do marketing.

Sim, o livro Marketing 4.0 do Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, como já dissemos.

Em resumo, Kotler juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, outros especialistas do mercado, examinam as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital.

Eles mostram como o digital alterou a forma como vivemos, além dos caminhos do consumidor moderno na era digital, e como se adaptar para essa nova realidade, indicando novas estratégias.

Já sabemos que a internet é um campo bem mutável, complexo e competitivo, e para se destacar em meio a multidão o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada, que os autores descrevem neste livro.

Por isso, o Marketing 4.0 é considerado por muitos uma leitura obrigatória para quem quer aprender mais sobre o mercado do marketing. 

O livro apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro, e oferece as informações necessárias para atingi-los da melhor forma possível.

2. Marketing de Conteúdo Épico, por Joe Pulizzi

Outro livro de marketing que você não pode deixar de ler é o Marketing de Conteúdo Épico.

Escrito por Joe Pulizzi, estrategista de marketing de conteúdo e fundador do Content Marketing Institute (CMI), que organiza o maior evento físico de marketing de conteúdo da América do Norte, o Content Marketing World. 

Pulizzi explica em detalhes como atrair clientes com a criação de conteúdo relevante, que realmente desperte o interesse do seu público.

O livro aponta que não podemos mais interromper nossos clientes com conteúdo de baixa qualidade e mensagens de vendas genéricas.

O Marketing de Conteúdo Épico te mostra qual o processo que você deve realizar se deseja conquistar seu espaço e quer mais clientes sem ser aquele vendedor chato, mas sim os atraindo de forma natural e espontânea.

Um conteúdo épico, distribuído para a pessoa certa no momento ideal, é a melhor forma de capturar os clientes, além de se posicionar como uma autoridade em seu mercado.

O livro defende que uma vez que fisgamos os clientes com conteúdo épico, eles nos recompensam fazendo nossas vendas aumentarem sem parar.

Ele realmente é um guia inovador que lhe dará todas as ferramentas para você começar a criar e disseminar conteúdo lucrativo para qualquer negócio.

Sim, independente da área em que você atua, seja você marqueteiro ou empreendedor, este livro lhe dará todos os recursos necessários para vencer a concorrência.

3. A bíblia do Marketing Digital, por Cláudio Torres

Outro livro que não pode faltar em sua coleção de livros de marketing é a Bíblia do Marketing Digital.

Ele não é exatamente sobre marketing de forma geral, mas é uma das vertentes mais populares, o digital. 

Aliás, tudo está na internet, não é verdade?

Este livro é como um guia prático para que o leitor entenda como usar a internet e as ferramentas que a mesma proporciona para gerar mais receita.

Ele aborda as principais estratégias, ações e ferramentas da web, além de roteiros práticos para utilizar no dia a dia.

Sua leitura é bem simples e didática, o que facilita o aprendizado para quem está começando no mercado.

Se você quer aprender como fazer da internet sua aliada para o crescimento do seu negócio, a Bíblia do Marketing Digital, definitivamente, é para você.

4. As armas da persuasão, por Robert Cialdini

As armas da persuasão é outro livro de marketing que não pode faltar em sua prateleira.

Robert Cialdini, também conhecido como o “pai da persuasão”, explicou em seu livro o que leva as pessoas a dizerem “sim”, e cair na lábia de vendedores e operadores de telemarketing.

Este livro reúne dados de várias pesquisas científicas recentes sobre o assunto, além de contar histórias e sua experiência adquirida ao se infiltrar em empresas que treinam os chamados “profissionais da persuasão”.

As armas da persuasão é um livro bem completo, e indispensável para todas as pessoas que querem aprender mais sobre a arte de persuadir alguém, e ao mesmo, se defender de manipuladores.

Ele aponta 6 princípios básicos que governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão, que são:

  • Reciprocidade;
  • Compromisso e coerência;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

Cada princípio é analisado e discutido por Cialdini, e com ele aprendemos a usar essas técnicas a nosso favor, seja nos negócios como na vida.

5. Ideias que colam, por Chip Heath e Dan Heath

Ideias que colam é outro livro de marketing que você não pode deixar de ler.

Ele mostra, através de seis qualidades essenciais, como criar ideias que colam, em outras palavras, uma ideia de sucesso, sendo:

  • Simplicidade: Como aproveitar a essência de uma ideia, sem transformá-la em algo sem sentido?
  • Surpresa: Como você consegue atrair e manter a atenção das pessoas?
  • Concretude: Como você ajuda as pessoas a compreender sua ideia e se lembrar dela muito tempo depois?
  • Credibilidade: Como você leva as pessoas a acreditarem na sua ideia?
  • Sentimentos: Como você leva as pessoas a se importarem com sua ideia?
  • Relatos: Como você leva as pessoas a agir de acordo com suas ideias?

Além de ser uma obra interessante para donos de negócios e marqueteiros que desejam ter sucesso em suas ideias, este livro serve também para quem deseja vender uma ideia para o seu chefe, ou até incutir valores em seus filhos.

6. Marketing de Permissão, por Seth Godin

Considerado um dos maiores especialistas em marketing digital da atualidade, o americano Seth Godin é um autor quase obrigatório para quem deseja aprender mais sobre esse mercado e alcançar bons resultados na área.

Em sua obra Marketing de Permissão, ou Permission Marketing, em inglês, Godin introduz um novo conceito de “marketing de permissão”, uma das premissas da estratégia de Inbound Marketing.

Além de mostrar como criar estratégias de marketing eficientes capazes de fazer com que o seu público fique ansioso por receber mensagem de sua empresa.

Um sonho para todos os marqueteiros, não é verdade?

7. Lógica do Consumo, por Martin Lindstrom

Por que compramos as coisas que compramos?

Bom, essa é uma pergunta que o livro Lógica do Consumo responde com clareza e eficiência.

Martin Lindstrom, votado como uma das pessoas mais influentes pela revista Time no ano de 2009, explica como tudo que fazemos e pensamos é influenciado por coisas externas.

O autor nos mostra como a ciência pode ser aplicada para entender mais sobre os desejos dos consumidores, explicando conceitos como a neurociência.

Ele explica, por exemplo, por que certo produto vende e mostra como o cérebro das pessoas responde aos muitos estímulos da propaganda.

Um tesouro para todo mundo que deseja ter sucesso em suas estratégias de marketing.

8. Isso é marketing, por Seth Godin

Sim, outro livro do Godin.

Em sua obra “Isso é Marketing”, Seth Godin afirma que você é capaz de fazer um marketing que lhe dará orgulho por assinar embaixo.

Ele mostra o quanto o marketing é essencial e especial, sendo uma área que não visa apenas o lucro e conversão, mas sim para resolver problemas de outras pessoas.

Ele fala que o marketing de verdade não faz apenas barulho, mas tem como base a generosidade, empatia e trabalho emocional, com o objetivo de fazer o mundo melhor.

Ele mostra de uma forma bem descomplicada e direta que não é preciso mentir e muito menos enviar spam para ter sucesso em suas estratégias.

Vale muito a pena a leitura!

9. O Guia do Inbound, por Canmore

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Não poderíamos deixar de lado um dos nossos lançamentos.

O livro digital O Guia do Inbound, mostra em detalhes o passo a passo do melhor método de marketing digital atual para alavancar suas vendas online ou começar a vender do zero.

Neste guia, organizamos e disponibilizamos o conhecimento do método mais utilizado pelos negócios que lucram milhares e milhões de reais.

Nele ensinamos como utilizar em seu negócio um marketing digital que irá alavancar suas vendas ou te ensinar a vender do zero, caso ainda não tenha tido resultados ainda.

Acreditamos que o conhecimento que você irá adquirir com este livro, pode transformar da água para o vinho a sua maneira de fazer marketing digital, da mesma forma que transformou a de milhares de negócios que já utilizaram este método.

10. Contágio, por Jonah Berger

Contágio é um daqueles livros de marketing que não pode faltar em sua estante.

Nele, Jonah Berger, professor e especialista em influência social, propaganda boca a boca, marketing viral e comportamento do consumidor, responde o que é preciso para que algo faça sucesso com as pessoas.

Se alguns anos atrás um espaço na rádio, TV, revista ou jornais era suficiente para fazer alguém comprar de determinada empresa, hoje em dia é preciso muito mais para conquistá-lo.

E uma das formas mais eficientes é a opinião de pessoas próximas, como amigos, familiares e influenciadores.

E é exatamente sobre esse assunto que Berger trata em sua obra Contágio.

Depois de passar anos estudando porque algumas coisas pegam e outras não, ele conseguiu identificar quais fatores fazem com que um boato se espalhe nas redes sociais, ou que um vídeo se torne viral na internet.

E como tudo isso influencia em nossas decisões.

11. StoryBrand, por Donald Miller e Carlos Bacci

Outro livro de marketing que não pode faltar em sua lista é o StoryBrand.

Nele, o autor Donald Miller, ensina seus leitores os sete elementos universais das histórias, que influenciam todos os seres humanos.

Ou seja, a verdadeira razão que leva os clientes a comprar determinado produto ou serviço.

StoryBrand tem o poder de transformar para sempre a maneira como fala sobre quem você é, o que faz e o valor único que leva para seus clientes.

Vale muito a pena a leitura!

12. Neuromarketing, por Darren Bridger 

Neuromarketing é um assunto bem popular quando estamos falando sobre o universo do marketing.

A cada dia que passa somos bombardeados por estímulos sensoriais gerados pela tecnologia.

Em outras palavras, a cada segundo o nosso cérebro é inundado por milhares de imagens, textos e sons.

Um verdadeiro universo de informações.

Mas, infelizmente ou felizmente, a maioria dessas informações acabam sendo ignoradas pela mente humana.

E apenas uma pequena parcela de conteúdo é capaz de gerar alguma reação em nosso comportamento.

E é exatamente neste contexto em que Darren Bridger apresenta Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores.

Sua obra é praticamente um guia prático sobre como usar o neuromarketing para ter sucesso nos negócios.

13. Azideia pro Instagram, por Canmore

Outro livro que não pode faltar em sua lista é o Azideia pro Instagram.

Sim, outro livro nosso!

Não podia ficar de fora né?

Na verdade ele é um guia com 180 ideias de conteúdo para o Instagram.

Então, se você já se sentiu travado na hora de definir o que postar em seu Instagram, o Azideia pro Instagram é para você.

As ideias são práticas e servem para qualquer tipo de negócio.

E além das ideias, você ainda leva junto (tudo digitalmente) mais 3 bônus especiais para turbinar ainda mais a sua criação de conteúdo.

14. A fórmula de lançamento, por Jeff Walker

Se você está no mercado de marketing, provavelmente já ouviu falar na fórmula de lançamento, certo?

Caso ainda não saiba, seu criador é Jeff Walker, e o mesmo escreveu um livro explicando sobre essa tal fórmula.

O livro tem uma linguagem bem simplificada, e conta com diversos cases de sucesso para te inspirar.

Jeff Walker, explica mais sobre os vários tipos de lançamento que você pode utilizar para lançar um produto, serviço ou até mesmo seu negócio, sendo eles:

  • Lançamento Semente;
  • Lançamento Interno;
  • Lançamento Externo.

Vale a pena a leitura para todos aqueles que desejam entender mais sobre esse método de vendas.

15. Posicionamento, por Al Ries e Jack Trout

Posicionamento é um livro perfeito para quem quer saber como se posicionar no mercado do jeito certo.

Os autores Al Ries e Jack Trout abordam de forma didática a origem de todas as estratégias de marketing voltadas para o consumidor.

E explica sobre a importância de ter um posicionamento bem definido na mente do seu consumidor, frente a um mundo cada vez mais competitivo.

O livro conta com diversos exemplos, de vários segmentos do mercado, como se posicionar de forma eficiente e ganhar a batalha pela mente do consumidor.

16. Tribos, por Seth Godin

Lá vem outro livro do Seth Godin!

Sim, não podíamos deixar essa obra de fora.

Tribos de Godin, mostra sobre a importância da liderança para um marketing ainda mais poderoso.

Ele explica mais sobre como se tornar um influenciador, ou seja, como criar sua própria tribo, de forma simples para aplicar em seu negócio.

Uma frase bem impactante do livro é “O que a maioria das pessoas querem em um líder é algo muito difícil de encontrar: nós queremos alguém que escute.”

17. Obrigado pelo Marketing, por Vitor Peçanha

Obrigado pelo Marketing é um dos livros de marketing que aborda muito sobre o marketing de conteúdo.

Para quem não sabe, o autor Vitor Peçanha está à frente da Rock Content, uma das maiores empresas de conteúdo.

Com uma linguagem simples, ele mostra as etapas para criar e executar uma estratégia de sucesso em marketing de conteúdo, além de explicar como utilizar da melhor forma todos os canais.

18. Hacking Growth, por Morgan Brown

Hacking Growth é considerada uma das melhores metodologias de negócios no Vale do Silício.

O livro mostra como Airbnb e Uber, por exemplo, conseguiram seu sucesso estrondoso.

Aliás, eles não criaram os produtos e ficaram esperando sentados ganhar o gosto do público.

Por trás, havia uma rigorosa metodologia por trás desse crescimento extraordinário: o growth hacking, termo cunhado por Sean Ellis, um de seus inventores.

Growth hacking leva ao crescimento focando os clientes, alcançando-os, mantendo-os, encantando-os e motivando-os a voltar e comprar mais. 

19. Nocaute, por Gary Vaynerchuk

Gary Vaynerchuk, mais conhecido como Gary Vee, é uma das grandes referências quando o assunto é marketing, principalmente, nas redes sociais.

Em seu livro Nocaute, Gary Vee mostra como o marketing tradicional já não funciona como antigamente, e as empresas que adotam essa estratégia já estão de certa forma ultrapassadas.

Ele mostra que o marketing tradicional sempre foi uma luta de boxe unilateral, onde as empresas desferiam ganchos de direita em seus consumidores, através das propagandas em rádio, tv, mídia impressa, etc.

E aponta que tudo mudou com a chegada da internet e redes sociais.

Onde os consumidores se mostram mais prontos para bater de frente com as empresas, expressando suas opiniões e tendo força nas redes sociais.

Em Nocaute, você aprende mais sobre como lidar com esse novo cenário e se sair bem na fita com seus clientes.

Os exemplos de erros e acertos analisados por Gary Vee, bem como a análise detalhada de cada rede social, vão acelerar seu aprendizado.

20. Copywriting, por Paulo Maccedo

Copywriting é a arte da escrita persuasiva, ou seja, para que você convença a outra pessoa a fazer o que deseja.

Seja comprar o seu produto, te seguir nas redes sociais ou até mesmo pensar como você.

Paulo Maccedo, em seu livro Copywriting, mostra de forma descomplicada como aumentar o poder de comunicação e desenvolver discursos altamente persuasivos e vendedores.

21. Carta de Vendas Lucrativa, por Canmore

Ainda falando sobre copywriting, não podíamos deixar de fora outro livro da Canmore.

O Carta de Vendas Lucrativa é um livro inédito sobre copywriting ensina como criar uma carta de vendas lucrativa do zero com uma estrutura pouco conhecida capaz de transformar suas palavras em lucro. Mesmo que você ainda seja “desconhecido” em seu mercado.

A carta de vendas é como um “vendedor” do seu produto, só que ela não te pede comissão. Aprenda como elaborar uma carta de vendas lucrativa, e veja suas vendas triplicarem.

22. A Cauda Longa, por Chris Anderson

A Cauda Longa é um daqueles livros de marketing que você precisa ler!

A tese defendida pelo autor é de que os nichos de mercado são cada vez mais importantes, ou seja, segmentar é o segredo em um mundo tão competitivo.

Vale a pena a leitura para todos que desejam entender mais sobre o mercado de forma geral, e como aplicar isso na prática.

23. Confissões de um publicitário, por David Ogilvy

É claro que um dos maiores clássicos da publicidade não poderia ficar de fora da lista dos melhores livros de marketing.

David Ogilvy, um dos publicitários mais criativos de todos os tempos, explica em seu livro “Confissões de um publicitário”, o caminho que trilhou para chegar no topo e fornece dicas e insights valiosos sobre como funciona a mente e as emoções dos consumidores.

Essa leitura se tornou obrigatória para todos que desejam entender mais sobre o mercado de marketing, seja marqueteiro ou empreendedor.

24. Transformando palavras em dinheiro, por Ícaro de Carvalho

Outro livro de copywriting, “Transformando palavras em dinheiro” do Ícaro de Carvalho, aborda mais sobre o assunto.

Este livro reúne 42 das melhores técnicas de persuasão, marketing e vendas testadas pelo autor.

Ele mostra exatamente como tornar sua comunicação mais sedutora, inteligente e eficiente. 

Ao final da leitura, você terá aprendido o poder por trás do verdadeiro copywriting, e descobrirá que toda necessidade é um produto, todo mundo é um cliente e toda conversa é uma oportunidade.

25. O jeito Disney de encantar os clientes, por Disney Institute

O livro “O jeito Disney de encantar os clientes” é um dos livros de marketing que não pode faltar em sua cabeceira.

De forma simples, o livro aborda bastante sobre como tratar seus clientes da melhor forma possível, para os mesmos se tornarem fãs do seu negócio.

O livro mostra os bastidores sobre o jeito Disney de ser, mostrando as melhores práticas e filosofias da gigante em ação.

Mostrando a visão dos princípios de atendimento de qualidade na prática.

É um verdadeiro livro para captar insights valiosos para melhorar o atendimento ao cliente de forma única.

26. Marketing de conteúdo, por Rafael Rez

Marketing de Conteúdo do autor Rafael Rez, aborda mais sobre utilizar o poder da criação de conteúdo para transformar seguidores em clientes.

Este livro pretende expandir sua mente, te ajudar a conectar os pontos, te mostrar como trabalhar como gente grande que está na vanguarda do mercado. 

Ele fala sobre o marketing de conteúdo em todas as suas formas, sendo: planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas e muito mais. 

Vale muito a pena a leitura para entender mais sobre o assunto.

Para finalizar o papo sobre livros de marketing…

E aí, acha que faltou algum livro nessa lista de melhores livros de marketing?

Se sim, deixe nos comentários.

Aprendizado nunca é demais, então já corre para começar a leitura de alguns desses livros de marketing para se tornar um profissional ainda melhor.

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