Como fazer live no instagram está se tornando uma dúvida bem recorrente nos dias atuais, isso porque é uma tendência que está ganhando cada vez mais espaço na rede social por todo o alcance e engajamento que esse recurso pode proporcionar.
Hoje, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, com 99 milhões de usuários brasileiros ativos diariamente, além de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo.
É muita gente, não é mesmo?
E toda essa atenção e uso diário quer dizer apenas uma coisa para um bom empreendedor e marqueteiro: oportunidades 😉
Aliás, o maior ativo que pode te trazer milhares e milhões de reais é a atenção.
E se você quer ter sucesso no digital, você precisa estar onde seu público-alvo está, marcando presença de forma eficiente e gerando cada vez mais oportunidades.
Por isso, resolvemos trazer neste artigo um guia prático com dicas de como fazer live no Instagram de sucesso, para gerar ainda mais relevância para a sua marca e negócio no digital.
Mas antes de continuar, se você quer aumentar suas vendas ou começar a vender do zero e descobrir o passo a passo do melhor método de marketing digital atual, clique aqui conhecer o Guia Definitivo do Inbound.
Preparado? Então, vamos lá.
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Como fazer live no Instagram passo a passo
Para sermos bem objetivos, vamos para o tutorial de como fazer uma live no Instagram, focando por agora na parte prática.
Mas não se preocupe, ao longo do conteúdo você também terá dicas e práticas para a sua live bombar na rede social, além do que fazer para transmitir maior profissionalismo para a sua audiência. Então, continue a leitura!
Para dar início a uma transmissão ao vivo no Instagram, você precisará de um celular e uma boa conexão com a internet, isso para evitar problemas de queda ao longo de sua live que pode atrapalhar e muito o seu desempenho e resultados finais.
Fazer uma live no Instagram é bem simples. Confira abaixo o passo a passo:
1) Na página inicial, deslize a tela para a esquerda ou toque no ícone “mais” no canto superior esquerdo;
2) A seguir, você estará entre as opções de gravação de stories. Na barra inferior, deslize as opções para a esquerda até a opção Ao Vivo;
3) Clique em “Iniciar Vídeo Ao Vivo”. Logo em seguida, o Instagram irá checar rapidamente se sua conexão está boa para iniciar a transmissão;
4) Iniciou sua live? Agora você tem 4 horas para realizar sua transmissão. Antes a rede social oferecia um tempo limite de 60 minutos, mas com o aumento de usuários assistindo lives, ele resolveu realizar essa alteração para melhorar a experiência de seus usuários.
5) Ao longo da live, você conseguirá visualizar quantas pessoas estão assistindo e quem acessou sua transmissão. Outros recursos que a rede social disponibiliza é a possibilidade de enviar uma notificação para avisar seus seguidores, receber e responder comentários e likes e até convidar outro usuário para se juntar à live;
6) Durante sua transmissão, sua audiência também poderá se engajar com você e realizar perguntas, caso deseje. Para essa interação, existe um campo especial, o primeiro ao lado do campo onde se digita as mensagens. Ao selecioná-lo, você pode conferir todas as questões enviadas sem perdê-las no chat.
7) É hora de finalizar sua live no Instagram? Clique em “Encerrar”, no canto superior direito, e em Encerrar Vídeo Ao Vivo – caso contrário, o próprio Instagram o fará automaticamente ao atingir o tempo limite;
8) Logo depois, na tela seguinte, você conseguirá ver quantas pessoas assistiram a sua live. Além disso, você poderá fazer o download do vídeo para o seu celular no ícone Salvar, localizado no canto superior direito. Outra opção é compartilhá-la em seus stories por 24 horas. Caso não deseje, basta desativar esta opção e clicar em Descartar.
Pronto!
Você viu que aprender como fazer uma live no Instagram nesta parte mais técnica não é uma tarefa tão complicada assim, não é?
É claro que muitas pessoas podem ficar preocupadas em o quê oferecer e como preparar o conteúdo que passará para a sua audiência, mas não se preocupe, pois daremos dicas de como fazer isso mais adiante.
Mas antes, vamos responder a algumas dúvidas comuns que podem surgir ainda nessa parte mais técnica de como fazer live no Instagram.
Como convidar pessoas para a sua live no Instagram?
Quer convidar pessoas para participarem de sua live no Instagram? Você pode, e é bem simples, vem com a gente.
Durante a sua transmissão ao vivo, você pode convidar quem estiver assistindo para participar de sua live.
Desta forma, a tela ficará dividida em duas e mostrará tanto você quanto o seu convidado, seja ela alguém de sua audiência, ou um convidado com quem você já tenha combinado antes mesmo da live.
Agora, isso na prática, basta clicar no ícone com duas carinhas sobrepostas e ver a lista de pessoas que estão assistindo à transmissão. Escolha qual usuário você quer chamar.
Para a outra pessoa de fato aparecer em sua live, ela precisará aceitar o seu convite.
Sem contar que a qualquer momento, você poderá encerrar a participação do seu convidado. Para isso, aperte o botão X no topo da tela dele.
E antes que pergunte, sim é possível convidar outros usuários ao longo da transmissão, desde que seja um de cada vez.
Além disso, é possível que o próprio participante de sua live solicite para participar. Para isso, é necessário que o participante clique no ícone Solicitar e depois em Enviar Solicitação.
Assim, é só esperar a aprovação do autor do vídeo e, caso ela seja concedida, a pessoa receberá uma notificação da rede social avisando que entrará ao vivo.
Como fazer uma live no Instagram pelo PC?
É possível fazer uma live no Instagram pelo computador?
A resposta é: SIM.
Basta instalar o aplicativo em seu PC e seguir o mesmo passo a passo do tópico “Como fazer live no Instagram passo a passo”.
Neste caso, sua câmera será do seu notebook ou PC, e as possibilidades de interação permanecem as mesmas que pelo celular.
Como fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo?
Infelizmente ainda não é possível realizar lives no Instagram e Facebook ao mesmo tempo de maneira nativa.
Em outras palavras, nenhuma das redes sociais oferece essa possibilidade para seus usuários.
Por esta razão as pessoas que querem fazer suas transmissões nas duas ferramentas ao mesmo tempo, precisam recorrer a ferramentas especiais para conseguir fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo.
Uma das opções mais conhecidas no mercado, é utilizar o OBS Studio como plataforma de transmissão e o StreamYard para conseguir que a sua live apareça no Facebook e no Instagram de forma simultânea.
O objetivo dessas ferramentas é justamente facilitar o trabalho dos negócios e criadores de conteúdo que querem estar ao vivo em vários canais ao mesmo tempo, desta forma atingindo um público ainda maior.
Quais os recursos da live no Instagram?
Muito além de poder convidar outras pessoas para participar de sua live, o Instagram oferece diversos outros recursos para turbinar sua transmissão e deixá-la ainda mais atrativa para o seu público-alvo. Confira abaixo:
- Você pode escolher qual câmera do celular utilizará – seja a traseira ou a frontal. Além disso, você pode ligar ou desligar o flash e usar um filtro. Isto pode ser configurado antes e durante a transmissão;
- Você também pode alterar as configurações de privacidade antes de iniciar sua transmissão. É totalmente possível ocultar o vídeo de seguidores específicos, definir se sua transmissão vai permitir comentários e se os seguidores poderão compartilhar seu vídeo;
- Também é possível notificar pessoas específicas via Direct para avisá-los sobre a sua transmissão. Selecione o ícone de seta ao lado da caixa de comentários e escolha quem será avisado via mensagem direta;
- Você pode deixar um comentário fixado no topo. Basta pressionar a mensagem desejada por alguns segundos até fixá-la. Mas saiba que só é possível fixar um comentário por vez;
- É possível fazer o upload de sua live no IGTV para que a mesma fique mais tempo disponível para seu público. Para isso, você deve fazer o download do arquivo após o término da transmissão e provavelmente precisará de um programa de edição de vídeo para o conteúdo respeitar o limite de duração da plataforma.
Vantagens de organizar uma live no Instagram
Ainda está em dúvida do potencial das transmissões ao vivo do Instagram?
Iremos te mostrar ainda mais vantagens de organizar uma live na rede social.
Vamos lá.
A primeira é que você não precisa investir nem sequer R$0,01 para iniciar uma transmissão ao vivo no Instagram, basta ser um usuário na rede social e pronto.
Outro benefício é estreitar o relacionamento com o seu público, isso porque esse formato tende a ser algo mais informal e descontraído, já que você estará “cara a cara” ao vivo com sua audiência.
Já dissemos ao longo do artigo, mas vale destacar que a rede possui milhões de usuários ativos todos os dias, e você como um bom empreendedor sabe o valor dessa oportunidade. Aliás, você poderá aparecer para eles, criar um vínculo maior e gerar mais oportunidades de vendas sem precisar investir nada, caso queira.
Outro benefício de realizar lives no Instagram é que a plataforma tende a divulgar ainda mais o seu perfil por você estar marcando presença na rede. O algoritmo do Instagram valoriza ainda mais perfis que realizam esse tipo de ação, e claro, a frequência de postagens de forma geral, em seu feed e stories.
Como planejar uma live no Instagram em 4 passos
Agora que você sabe como fazer uma live no Instagram e suas vantagens, separamos 4 passos práticos de como planejar uma live na rede social, e ter bons resultados.
Pois sabemos que não basta ligar a câmera e sair falando a primeira coisa que vem em sua mente, não é mesmo?
É preciso um planejamento estratégico e saber a fundo o porquê, ou seja, qual o seu objetivo de realizar a transmissão ao vivo e como fazê-la da melhor forma possível para que suas metas sejam atingidas.
Então, bora para as etapas!
1) Planeje o conteúdo e tema da live
Organização é a chave para o sucesso.
É fundamental que você organize e planeje o conteúdo e tema de sua live.
Ligar o seu celular, ou computador, e simplesmente sair falando, geralmente não irá gerar os mesmos resultados do que uma live bem planejada, a não ser que você seja um influencer super conhecido.
Se este não for o seu caso, coloque em um papel sobre qual será o conteúdo que deseja passar em sua transmissão, e qual seu objetivo com a realização deste evento.
Ele faz parte de sua estratégia de marketing digital? Ou você só quer fazer por estar na moda?
A resposta irá definir se você deve investir ou não nesta funcionalidade.
Outro ponto importante para o sucesso de sua live é escolher o tema certo, ou seja, que a sua audiência se interesse de verdade, e que seja útil e relevante para a mesma.
Caso contrário, será muito difícil reter seu público, em outras palavras, fazer com que eles se interessem e permaneçam em sua live.
2) Crie um roteiro
Já sabe qual será o assunto de sua live? Legal, agora é interessante a criação de um roteiro para te auxiliar na hora do ao vivo.
É claro que, neste caso, não estamos falando de um roteiro com todas as suas falas, pois como já falamos, a live em sua essência não deve ser algo mecânico, mas sim dinâmico e principalmente: natural.
O roteiro no qual estamos falando é aquele com os principais tópicos que você não pode esquecer de falar em sua transmissão.
Pode apostar que ele será essencial para que você siga a melhor ordem de apresentação possível de seu conteúdo para sua audiência.
3) Prepare o ambiente e seus equipamentos
Áudio ruim, qualidade de imagem ruim e uma conexão instável só irão prejudicar a reputação de sua marca no digital.
Antes de apertar no botão de iniciar transmissão, é preciso diversos cuidados e atenção com itens primordiais para uma live de sucesso e profissional.
Por isso, se atente a qualidade de áudio, ou seja, utilize um microfone que dê para as pessoas ouvirem de forma clara.
Além disso, se atente também na qualidade de imagem, ou seja, utilize uma câmera com uma boa resolução para que a sua audiência te enxergue da melhor forma possível.
E muito mais que a câmera, prepare seu ambiente com uma boa iluminação. Ela é quem irá ditar boa parte da qualidade de sua transmissão.
Outro ponto que não podemos deixar de falar é que é preciso uma boa conexão com a internet, isso porque se a sua conexão ficar caindo toda hora, as pessoas naturalmente tendem a deixar sua live e partir para outra.
4) Faça a divulgação
Depender apenas da notificação do Instagram para seus seguidores na hora em que ficar ao vivo pode ser um tiro no pé, e fazer com sua live tenha pouquíssimos participantes, coisa que ninguém quer, não é mesmo?
Para evitar esse tipo de situação, crie antecipação para sua live, divulgando a mesma dias ou até semanas antes para que seu público possa se preparar.
Isso tende a triplicar o número de participantes, e fazer com que a sua live seja um sucesso 😉
Para finalizar…
Bom, depois deste conteúdo esperamos que tenha ficado claro de como fazer live no Instagram de forma simples e prática, e principalmente do jeito certo para que a mesma gere bons resultados para o seu negócio.
E como já citamos, fazer uma live por fazer não irá te gerar os resultados que quer, é essencial que a live faça parte de uma estratégia de marketing digital mais ampla para que o seu negócio tenha sucesso no digital.
E o Método do Inbound pode te ajudar com isso.
Se você não tem uma ideia de como aplicar isso, conheça o Guia Definitivo do Inbound, onde você aprenderá como aumentar as vendas online do seu negócio, ou até mesmo começar a vender do zero.
Agora queremos saber sua opinião nos comentários, se este artigo te ajudou de alguma forma.