Como criar uma página no Facebook: guia completo (2022)
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Aprenda de uma vez por todas como criar uma página no Facebook neste artigo completo, onde separamos um passo a passo para você aprender a criar a página oficial do seu negócio e marcar presença do jeito certo nesta rede social.

Que o Facebook é gigante ninguém tem dúvida, aliás já são mais de 2,8 bilhões de usuários ativos mensais na plataforma



Então, muito provavelmente, o seu público está presente nesta rede social, e você deve aproveitar a oportunidade de marcar presença para estreitar ainda mais o relacionamento com eles através da rede.

Muitas pessoas, por inexperiência ou qualquer outro motivo, cometem o erro de criar um perfil pessoal para o seu negócio, porém você verá também ao longo deste conteúdo o porquê essa não é uma boa escolha para o seu negócio.

Outras pessoas, até tem as páginas no Facebook de suas marcas, porém não preenchem todos os dados e as configurações necessárias, deixando suas páginas incompletas e consequentemente, perdendo várias oportunidades de negócios.

E não podemos deixar de falar também que não basta aprender como criar uma página no Facebook e não ter uma estratégia sólida para mantê-la atualizada, aliás outro erro comum é criar a página e achar que isso já é o suficiente. 

Agora, pare e pense.

Se você entra em uma página comercial no Facebook e não encontra o que precisa, o que você faz? 

Provavelmente sai em busca de outra para te ajudar, não é mesmo?

E a concorrência na rede social mais popular do mundo é bem acirrada. Por isso, divulgar seu negócio do jeito certo e gerar conteúdo que realmente interesse ao seu público é essencial para o sucesso na rede.

Então, se você quer aprender o passo a passo completo de como criar uma página no Facebook e deixá-la pronta e completa para fechar mais negócios, continue a leitura e aprenda:

  • O que é uma fanpage ou página no Facebook?;
  • Como criar uma página no Facebook: guia completo;
  • 3 motivos para usar uma fanpage e não um perfil;
  • 3 dicas para criar uma página no Facebook de sucesso
  • Dúvidas frequentes sobre as páginas do Facebook.

Vamos lá?

Mas antes de continuar, se você quer aumentar suas vendas ou começar a vender do zero e descobrir o passo a passo do melhor método de marketing digital atual, conheça o Guia Definitivo do Inbound.

O que é uma fanpage ou página no Facebook?

Uma página no Facebook, ou fanpage como também é chamada, é uma página com o principal objetivo de ser um canal de comunicação de sua marca com sua audiência na plataforma.  

Em uma tradução literal, uma fanpage é uma página para fãs.



Diferente dos perfis pessoais, as páginas comerciais são locais que reúnem pessoas interessadas sobre um determinado assunto, empresa, causa ou até mesmo uma personalidade sem ser necessário a aprovação de amizade.

Ou seja, o local perfeito para você mostrar mais sobre o seu negócio e gerar um relacionamento mais próximo com seus seguidores através das postagens que realizar, conforme sua estratégia de marketing.

Agora que você já sabe o que é uma fanpage, confira abaixo o passo a passo de como criar uma.

Como criar uma página no facebook: guia completo (2022)

Antes de começar a seguir as etapas abaixo de como criar uma página comercial no Facebook, você precisa ter em mãos as informações básicas sobre seu negócio, pois elas serão necessárias ao longo do processo.

Em seguida, siga o passo a passo abaixo.



1) Acesse sua conta pessoal do Facebook

Todas as páginas do Facebook são gerenciadas por pelo menos um perfil pessoal.

Então, para criar a sua você precisa, primeiramente, acessar a sua própria conta no Facebook.

Desta forma, sua página será vinculada com a sua conta pessoal.

Você ainda não tem uma conta? 

Não se preocupe, para criar uma conta no Facebook é bem simples: basta acessar a URL https://www.facebook.com e preencher as informações solicitadas pela plataforma.

Logo após, clique em “Criar uma nova conta”, você terá que inserir algumas informações pessoais, como: seu nome, sobrenome, celular ou email, senha, data de nascimento e sexo.

Depois, é só clicar em “Cadastre-se” para prosseguir com o seu cadastro.

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2) Crie sua página

Acessou seu perfil pessoal?

Logo na página inicial, no menu, basta clicar no “+”, e depois na opção “Página: conecte-se e compartilhe com clientes ou fãs”, conforme imagem abaixo.

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3) Insira as informações iniciais

Logo em seguida você será redirecionado para o local onde irá inserir as informações iniciais de sua página como o nome, categoria e a descrição.

Com o novo layout do Facebook, agora é possível visualizar uma prévia de sua página ao lado, conforme a imagem abaixo.

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Colocou as informações? Ótimo.

Basta clicar em “Criar Página”.

4) Foto de perfil e de capa

Após clicar em “Criar Página”, irá aparecer mais outros dois campos para você inserir a foto do perfil e a foto de capa.

Neste primeiro momento, essas informações são opcionais, caso você ainda não tenha as imagens em mãos. 

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Após inserir as fotos e imagens, ou não, basta clicar em “Salvar” e pronto, página criada com sucesso.

5) Sobre



Pensa que acabou? Que nada, agora que o trabalho vai começar rs.

Bom, agora você conseguirá visualizar sua página, bem crua no início, mas é esse problema que iremos resolver. 

No menu lateral ao lado esquerdo da página, clique em “Editar informações da Página” e você conseguirá inserir diversas informações sobre sua empresa, como:

  • Nome de usuário;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Email;
  • Site;
  • Horário de funcionamento;
  • Produtos;
  • Faixa de preço;
  • Entre outras.

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Vale destacar que definir um bom nome de usuário é fundamental para o seu negócio ser encontrado mais facilmente, e deixar sua página no Facebook com um ar mais profissional, como, por exemplo, a da Canmore, que ficou assim: https://www.facebook.com/canmoreoficial/

6) Outras configurações

Engana-se quem pensa que essas são as únicas alterações que você pode fazer ao criar uma página no Facebook. 

No menu lateral, clique em “Configurações da página”, e nesta seção você poderá configurar ainda mais itens para deixar sua página ainda mais completa, como:

  • Informações sobre seu público-alvo;
  • Adicionar administradores da página;
  • Visibilidade da página.

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7) Guias personalizadas



Outro item que você deve personalizar para ter uma boa página no Facebook são as abas personalizadas.

Essas abas estão localizadas abaixo da foto de perfil, em formato de lista, e é possível escolher dentre quase 30 opções.

Aproveite esse recurso, e veja como você pode utilizá-la para ajudar as pessoas a encontrar informações sobre seus produtos e serviços. 

Por exemplo, quando as pessoas buscam ofertas no Facebook, uma empresa que ofereça em sua página uma aba com essa configuração pode sair na frente na hora de conseguir clientes.

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8) Botões de Call-to-Action

Os botões de call-to-action do Facebook são uma mão na roda para facilitar o contato de potenciais clientes com o seu negócio.

Caso não saiba o que é call-to-action, nada mais é que uma chamada para ação, ou seja, pedir para o usuário fazer alguma coisa, seja ligar para a sua loja, comprar um produto, enviar um email, entre outros.

O Facebook disponibiliza botões de Calls-to-Action (CTAs) que aparecem abaixo da imagem de capa. O objetivo deles é incentivar as pessoas a realizarem ações importantes na sua página.

Para adicionar um botão de CTA em sua página é simples, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. Abaixo da sua foto de capa, clique na opção “adicionar um botão”;

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  1. Logo após, escolha a chamada que faça sentido com a sua estratégia e preencha os dados relacionados a ela;

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  1. Em seguida, basta clicar em “criar”.

O Facebook oferece várias opções de CTA, cada uma possui um objetivo diferente, confira abaixo alguns dos modelos disponíveis atualmente:

  • Seguir: permita que as pessoas sigam sua página com facilidade;
  • Ver vale-presente: escolha um site onde as pessoas possam comprar os seus vales-presente;
  • Iniciar pedido: escolha um site onde as pessoas possam pedir suas refeições.
  • Reservar agora: escolha onde as pessoas podem reservar com você;
  • Obter cotação: colete as informações de que precisa de clientes em potencial que clicaram em Obter cotação;
  • Ligar agora: escolha onde você deseja receber ligações;
  • Fale conosco: escolha um site onde as pessoas podem encontrar suas informações de contato;
  • Enviar mensagem: receba mensagens na caixa de entrada da sua página;
  • Enviar mensagem pelo WhatsApp: escolha o número associado à sua conta do WhatsApp para as pessoas poderem entrar em contato com você;
  • Enviar email: escolha um endereço de email no qual as pessoas podem entrar em contato com você;
  • Saiba mais: escolha um site onde as pessoas podem saber mais sobre o que você faz;
  • Cadastre-se: escolha um site onde as pessoas podem se cadastrar para receber o seu boletim informativo;
  • Usar aplicativo: escolha onde as pessoas podem encontrar o seu aplicativo;
  • Jogar: escolha um site onde as pessoas podem encontrar e jogar seu jogo;
  • Assistir ao vídeo: escolha um site em que as pessoas podem encontrar e assistir ao seu vídeo;
  • Comprar agora: escolha um site onde as pessoas possam encontrar sua loja.

Quais as vantagens de se ter uma página no Facebook?



Só aqui no Brasil já são mais de 130 milhões de pessoas conectadas no Facebook, sendo o terceiro país com mais perfis na rede social.

Consegue ver o tamanho da oportunidade de estar presente nele?

Precisa de mais para te convencer? Ok. 

Confira abaixo mais vantagens de se ter uma página no Facebook:

  • Ótimo canal para conhecer mais a fundo sobre o perfil do seu público-alvo e assim, otimizar ainda mais suas estratégias de marketing e vendas;
  • Bom local para interagir com a sua audiência, seja através das mensagens privadas ou até mesmo de comentários públicos;
  • Ele oferece uma plataforma de anúncios chamada Facebook Ads. Uma ótima ferramenta para veicular anúncios pagos, personalizados e muito bem segmentados para atingir ainda mais pessoas; 
  • Você consegue utiliza o Estúdio de Criação do Facebook para agendar posts tanto no Facebook quanto no Instagram;
  • Melhora o posicionamento do seu negócio nos resultados de pesquisa do Google;
  • É um ótimo lugar para vender, principalmente agora que oferece marketplace exclusivo para aproximar vendedores e compradores;
  • Mesmo quando não está disponível online, você pode criar respostas automáticas para lidar com os usuários, cada vez mais imediatistas.

3 motivos para usar uma fanpage e não um perfil

Existem diversos recursos de uma página comercial que não são disponibilizados para um perfil pessoal, mas para facilitar separamos os 3 principais motivos para você utilizar uma fanpage para o seu negócio, e não um perfil. Confira:

Melhor para administrar

Um dos benefícios de ter uma página é o fato de que ela pode ser administrada por diversas pessoas de forma simultânea, de forma simples e cada uma conectada com o seu perfil pessoal ao mesmo tempo.

Além da possibilidade de organizar os administradores por níveis de hierarquia, onde cada função possui um maior limite de poder sobre as outras. 

São elas: 

  • Administrador;
  • Editor;
  • Moderador;
  • Anunciante;
  • Analista. 

Para saber mais informações sobre quais funções cada nível pode desempenhar acesse essa página de ajuda do Facebook.

Anúncios



Apenas através de uma página, e não de um perfil, você conseguirá realizar anúncios para o seu negócio.

Desta forma, você conseguirá atingir uma maior audiência ou promover ofertas específicas sobre os seus produtos, ou serviços.

Somente com a página do seu negócio você consegue escolher tipos específicos de objetivo para as suas campanhas patrocinadas e otimizá-las da forma que quiser, para melhorar ainda mais seu desempenho, como:

  • Impulsionar suas publicações;
  • Enviar pessoas para o seu site;
  • Aumentar a participação no seu evento;
  • Aumentar conversões no seu site;
  • Obter visualizações do vídeo;
  • Obter instalações para seu aplicativo;
  • Aumentar o envolvimento com seu aplicativo;
  • Alcançar pessoas próximas à sua empresa;
  • Fazer as pessoas obterem sua oferta;
  • Promover sua página.

Análise de dados profissional

Se você está em busca de ter bastante dados sobre seu público, e conhecê-los a fundo você só conseguirá dados ao utilizar uma fanpage ao invés de um perfil. 

Através do Audience Insights do Facebook você conseguirá ter dados importantes sobre sua audiência e assim, otimizar suas estratégias de marketing digital e ter resultados ainda melhores. São dados como:

  • Localização;
  • Idade;
  • Idioma;
  • Sexo;
  • Interesses;
  • Entre outros. 

Além de como está a performance de sua página, como: quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos, etc.

Todas essas informações são inacessíveis para quem tem apenas um perfil. 

3 dicas de como criar uma página no Facebook de sucesso

Bom, parabéns!

O passo mais importante para o seu negócio, você já deu que nada mais que estar presente no Facebook.

Mas como já dissemos, aprender como criar uma página no Facebook é só o primeiro passo, a partir de agora você precisa buscar sempre melhorar a comunicação com a sua audiência através da rede social, e aproveitar todo o seu potencial.

Para isso, separamos abaixo 3 dicas para criar uma página no Facebook de sucesso, veja:



Invista na criação de conteúdo 

Já ouviu a frase “Conteúdo é rei”?

Pois é, ele é mesmo e hoje em dia os negócios que não investem no marketing de conteúdo estão ficando cada vez mais para trás.

Quando falamos na criação de conteúdo para o Facebook em específico, é importante ressaltar que você deve pensar em conteúdos exclusivos para o mesmo, e não apenas repostar conteúdos do seu blog, por exemplo, como muitos fazem.

É preciso traçar uma estratégia única apenas para esse rede social, aliás, cada rede social serve para um propósito diferente. 

O Instagram, por exemplo, é uma rede social mais visual, onde é possível realizar a postagem de imagens e vídeos. Já o Facebook é algo mais “tudo em um”, mas tem como foco a criação de comunidades.

O que você precisa guardar deste tópico é: invista na criação de conteúdo de valor para o seu público, ou seja, conteúdo útil que os ajude a resolver suas dores e problemas, e que gere engajamento. 

Isso porque o Facebook tende a divulgar cada vez mais páginas que geram melhor engajamento.

Veja quais são os melhores dias e horários para postar

Como já dissemos, use o Facebook Audience Insights para analisar o comportamento do seu público e entender mais sobre eles, pois isso irá te ajudar e muito a traçar as estratégias de marketing certas para o seu negócio.

E dentro desta ferramenta você também consegue visualizar quais dias e horários que seus seguidores estão mais conectados.

Desta forma, pode agendar seus posts para serem publicados em dias e horários em que eles estejam online, aumentando as chances de engajamento.

Divulgue a sua página

Divulgue sua página em outros canais de comunicação que o seu negócio já possui, como seu blog, Instagram, Twitter entre outros meios.

Tenha em mente que, quanto mais divulgação fizer, maior será o número de visitantes em sua página no Facebook.

E, assim, maiores as chances de engajamento e melhores resultados para o seu negócio.

Dúvidas frequentes sobre as páginas do Facebook

Posso criar uma página no Facebook sem ter um site?

Sim, você pode criar uma página no Facebook sem ter um site sem problema algum. Mas agora dando um conselho, vale a pena para qualquer que seja o seu tipo de negócio ter um site para a sua marca. Isso porque você não irá depender de canais de terceiros para estar “vivo”. Se quer ter um negócio de sucesso na internet, você precisa de um site.

Como criar uma página no Facebook?

Para criar uma página no Facebook, basta ter um perfil pessoal na rede social e clicar em “+” no menu da página principal, e em seguida “Página”. Insira as informações necessárias e finalize suas configurações iniciais. Pronto! Você tem uma página no Facebook, agora basta completar sua página com mais informações, e começar as postagens de conteúdo. 

Para finalizar…

Bom, depois deste guia completo de como criar uma página no Facebook você está mais que preparado para criar a sua página, e bombar nesta rede social!  

Agora, é só continuar estudando sobre a rede social e acompanhando suas novidades.

Já que a mesma está sempre inovando e apresentando novas funcionalidades para melhorar a experiência de seus bilhões de usuários.

Lembre-se que seja qual for o tamanho ou tipo do seu negócio é essencial estar presente no Facebook, isso porque provavelmente seu público está lá consumindo conteúdos de concorrentes já que sua marca não está lá, então corre para não perder mais oportunidades de negócios.

E não se esqueça que para ter sucesso no Facebook ou em qualquer outra rede social é preciso ter uma estratégia de marketing digital bem definida, caso contrário, é muito díficil ter bons resultados na internet.

E o Método do Inbound pode te ajudar com isso.

Se você não tem uma ideia de como aplicar isso, conheça o Guia Definitivo do Inbound, onde você aprenderá como aumentar as vendas online do seu negócio, ou até mesmo começar a vender do zero com o melhor método atual para vender online.

Agora queremos saber a sua opinião sobre este conteúdo, ela é muito importante para nós, então deixe aqui embaixo nos comentários se ele te ajudou de alguma forma.

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