Estúdio de Criação do Facebook: o que é e como usar
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Você já ouviu falar no Estúdio de Criação do Facebook?

Ainda não?

Temos certeza que a partir de agora você não irá mais parar de usar essa ferramenta, isso porque ela é bem completa quando o assunto é o gerenciamento de suas páginas no Facebook e perfis no Instagram.



E o melhor: ela é totalmente gratuita.

Bom, já demos spoilers demais até aqui. Se você quer saber tudo sobre o Estúdio de Criação do Facebook e Instagram, você está no lugar certo. Continue a leitura e aprenda:

  • O que é o Estúdio de Criação do Facebook?
  • Para que serve o Estúdio de Criação do Facebook?
  • O que é possível fazer com o Estúdio?
  • Quais são as vantagens do Creator Studio?
  • Como usar o Estúdio de Criação do Facebook (tutorial)
  • Todas as suas métricas em um só lugar
  • Dúvidas frequentes sobre o Estúdio de Criação do Facebook

Vamos lá?

O que é o Estúdio de Criação do Facebook?

O Estúdio de Criação do Facebook é uma plataforma web que reúne todas as ferramentas que você precisa para publicar, ganhar dinheiro, mensurar o desempenho e interagir com os fãs em todas as suas páginas do facebook e contas do instagram.

Ela é ideal para pessoas que querem e precisam gerenciar seus perfis e páginas de um só lugar, e como dissemos, ela é totalmente gratuita, proporcionando fácil acesso a todos os profissionais que precisam deste recurso, porém que ainda não contam com um orçamento para arcar com ferramentas pagas do mercado.



Muito mais que agendar posts no Facebook e Instagram, com essa ferramenta você consegue analisar o desempenho de suas publicações e do seu perfil de forma geral. Além de conseguir interagir com a sua audiência, seja através de comentários ou mensagens diretas.

Uma das melhores coisas do Estúdio de Criação do Facebook é que o mesmo é bem intuitivo, o que facilita na hora de usar a plataforma. 

Mas de qualquer forma, não se preocupe, mais adiante você verá um passo a passo de como usar o Estúdio de Criação do Facebook na prática.

Para que serve o Estúdio de Criação do Facebook?

Se você é um profissional de marketing antenado nas notícias e discussões, você provavelmente já sabe que o Facebook não gosta nem um pouquinho de automações. 

Sejam elas para interagir de forma automática com seus seguidores, ou até mesmo para ganhar seguidores.

Muito se falou nos últimos tempos que o Facebook não estava proporcionando o mesmo alcance quando os posts eram publicados por plataformas terceiras, ou seja, aquelas que oferecem a possibilidade de agendamento de posts.

Com isso muitas pessoas com medo de perder o alcance e autoridade perante a rede social, optaram por começar a postar manualmente suas publicações. 

Mas os profissionais de mídias sociais sabem muito bem o trabalho que dá postar de forma manual.

O Facebook até tinha – e ainda tem – uma opção lá dentro das configurações da página de agendamento, porém até então não era possível agendar no Instagram, o que fazia as pessoas optarem por plataformas terceiras para o agendamento.

Com base nessa necessidade, o Facebook criou o Creator Studio, como também é conhecido. 

Agora veja abaixo, tudo o que é possível fazer nesse estúdio para você extrair e aproveitar o máximo da plataforma.

O que é possível fazer com o Estúdio?

Você verá que com o Estúdio de Criação do Facebook é possível realizar diversas tarefas que facilitarão e muito o seu trabalho quando o assunto é redes sociais. 



Engana-se quem pensa que a ferramenta só serve para agendamento de posts. 

Confira abaixo tudo o que é possível fazer ela:

  • Publicar, programar e gerenciar conteúdo em várias páginas do Facebook e contas do Instagram em um único lugar;
  • Receber atualizações importantes, alertas e ações recomendadas para suas páginas;
  • Acessar ferramentas e informações detalhadas sobre seus vídeos, público e retenção de todas as suas páginas;
  • Simplificar o engajamento respondendo às mensagens e aos comentários no Facebook e no Instagram a partir de um só lugar;
  • Compreender melhor o desempenho da monetização e fazer sua integração a novos produtos de monetização;
  • Baixar músicas e sons gratuitos com a coleção de sons;
  • Gerenciar funções administrativas e criar novas páginas;
  • Usar o aplicativo para gerenciar o conteúdo da página do Facebook, informações, mensagens, comentários e notificações em qualquer lugar.
  • Entre outros.


Quais são as vantagens do Creator Studio?

Já dissemos ao longo texto que o Estúdio de Criação do Facebook facilita muito o trabalho de um social media, principalmente para profissionais que gerenciam conteúdos de mais de uma empresa.

Mas veja abaixo mais vantagens em utilizá-la em seu trabalho a partir de agora:

  • Melhora na produtividade e organização de suas páginas e perfis, já que você organiza tudo em um só lugar;
  • Informações e métricas detalhadas importantes para a otimização de conteúdo de suas redes sociais; 
  • Facilidade de publicação e agendamento de conteúdos tanto do Facebook quanto do Instagram;
  • Facilidade de interação com seguidores e fãs;
  • Possibilidade de monetizar as páginas mais qualificadas;
  • Acervo de músicas e efeitos sonoros para utilizar na produção audiovisual (Facebook for Creators);
  • E muito mais.


Como usar o estúdio de criação do Facebook (tutorial)

Agora que você sabe o que é, para que serve e as vantagens do Estúdio de Criação do Facebook e Instagram, chegou a hora de aprender a utilizar a ferramenta na prática com esse passo a passo. 

Vamos lá?



Como acessar o Estúdio de Criação do Facebook e Instagram?

Primeiro, acesse o site oficial do estúdio: https://pt-br.facebook.com/formedia/solutions/creator-studio.

Logo na primeira seção você verá uma breve explicação sobre a ferramenta, e um botão com “Experimente agora”, basta clicar no botão.

estudio-de-criacao-facebook-site

Caso não esteja logado no Facebook, você será redirecionado para uma página de boas-vindas, tanto do Facebook quanto do Instagram, conforme as imagens abaixo:

estudio-facebook

estudio-instagram

Para acessar, basta clicar em “entrar no facebook” ou “login do instagram”. Após clicar, você deverá inserir seus dados, e após isso você já estará dentro do Estúdio de Criação.

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Logo que entrar você verá todas as páginas que gerencia. 

Para ter acesso a todas as funcionalidades tanto do Instagram quanto do Facebook, será preciso conectar seu perfil do Instagram. O processo é bem simples e intuitivo, e na própria plataforma eles te dão o passo a passo.

Agora que você acessou o Estúdio de Criação, veja abaixo como agendar os posts. 

Como agendar posts no Facebook pelo estúdio de criação?

Para agendar um post no Facebook é bem simples. 

Basta clicar em “Publique algo” na página inicial da plataforma, e logo irá carregar a seção para que você insira o conteúdo, conforme imagem abaixo:

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Após inserir o seu conteúdo na parte “O que está pensando?”, e definir qual será o formato o mesmo, podendo ser:

  • Vídeo;
  • Compartilhar uma foto;
  • Sentimento/atividade
  • Obter reservas;
  • Marcar produtos;
  • Sala de vídeo;
  • Vídeo ao vivo;
  • Receber mensagens; 
  • Localização;
  • Marcar patrocinador;
  • Anunciar a sua empresa;
  • Marcar como promoção não paga.


Basta clicar em “publicar” caso queira que a publicação seja feita nesse exato momento, ou caso queira agendar, basta clicar na setinha ao lado e em “Agendar”.

Após clicar em “Agendar”, escolha o dia e horário que deseja agendar sua publicação, e clique em “Programar”.

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Para ver suas publicações programadas, publicadas, rascunhos e até mesmo expiradas, basta clicar em “Biblioteca de Conteúdo” no menu ao lado esquerdo.

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Você também pode agendar seus stories no Facebook, para isso basta clicar em “Biblioteca de Conteúdo”, depois em “Stories” e em “Adicionar Stories”.

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Além disso, você pode publicar/programar também:

  • Séries;
  • Clipes;
  • Artigos;
  • Vídeos para publicação cruzada;
  • Listas de reprodução.


Como usar o estúdio de criação do Facebook para agendar posts no Instagram?

E claro que não poderíamos deixar de falar em como agendar posts no Instagram através do Estúdio de Criação do Facebook, não é mesmo? Por isso, confira abaixo o passo a passo:



Primeiramente, basta clicar em “Criar publicação” ao lado esquerdo.

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Logo que clicar, irão aparecer duas opções para você escolher “Feed do Instagram” ou “IGTV”.

Ao clicar em “Feed do Instagram”, por exemplo, você escolherá em qual perfil deseja realizar a publicação (caso você esteja gerenciando mais de um perfil), e logo depois aparecerá uma seção para que você inclua o conteúdo.

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Após incluir seu conteúdo e outras informações como “Localização”, basta clicar em “Publicar” caso queira realizar a postagem neste exato momento, ou clicar na setinha ao lado e em “Progamar”. 

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Pronto, agora é só escolher a data e horário que você deseja que o seu post seja publicado.

O bom de ter um perfil do Instagram conectado a uma conta do Facebook é que caso você queira realizar a mesma publicação nas duas redes, você não terá trabalho em dobro. 

Basta ir direto publicar seu post pelo Instagram, e o mesmo já oferece a opção de publicar no Facebook também, conforme imagem abaixo:

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Todas as suas métricas em um só lugar

Ao longo do texto e das imagens, você deve ter percebido que tem uma área de “Insights”, tanto no Facebook quanto no Instagram.

insights-estudio-de-criacao-do-facebook

Essa área é essencial para você visualizar de forma clara e precisa sobre os resultados de suas publicações, e conhecer mais a fundo quem é o seu público. Lá você tem informações como:

  • Fidelidade do público
  • Retenção (por quanto tempo permaneceram no post)
  • Audiência: detalhes como idade e sexo do público
  • Performance (número de likes e visualizações, impressões no instagram e no Facebook de seus posts, etc)


Se você quer alcançar cada vez mais resultados nas redes sociais, essa deve ser uma das seções mais importantes para acompanhar sempre.

Lembre-se que um marketing digital baseado em dados é muito mais assertivo e eficiente que um baseado em “achismos”. Portanto, dê muita atenção à essa parte.

Dúvidas frequentes sobre o Estúdio de Criação do Facebook

Agora que você já sabe bastante sobre o Estúdio de Criação, para termos certeza de ter sanado todas as suas dúvidas, separamos abaixo as principais dúvidas que podem surgir sobre essa ferramenta. 



Posso gerenciar mais de uma página?

Sim, você pode gerenciar mais de uma página do Facebook e mais de um perfil do Instagram. O Studio Creator surgiu exatamente para otimizar o trabalho dos profissionais de mídias sociais, facilitando o acesso e gerenciamento à diversas empresas.

Como acessar o Estúdio de Criação do Facebook pelo celular?

Você sabia que o Estúdio de Criação do Facebook tem um aplicativo?

Sim, e o mesmo está disponível tanto para Android quanto IOS. Desta forma você consegue acessar o estúdio pelo celular.

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Ou também você pode acessar a versão web pelo navegador do celular, sem problema algum.

O Estúdio de Criação do Facebook é gratuito?

Sim! Ela é uma ferramenta totalmente gratuita oferecida pelo próprio Facebook. Você pode utilizar quando e onde quiser. 

Para finalizar…

Esperamos que você tenha entendido tudo sobre essa poderosa ferramenta que é o Estúdio de Criação do Facebook. Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda não sabem de sua existência, por isso resolvemos explicar detalhes do que é e como utilizá-la da forma certa.

Aproveitando, é bom você saber que temos um guia completo ensinando o passo a passo do melhor método de marketing digital atual para alavancar suas vendas online ou começar a vender do zero, que é o Guia Definitivo do Inbound. Inclusive, lá falamos sobre como atrair potenciais clientes pelas redes sociais e transformá-los em clientes fiéis de sua marca! Clique para saber mais 😉

Agora queremos saber a sua opinião, o que você achou deste artigo? Deixe nos comentários abaixo se ele te ajudou de alguma forma.

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