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Podcast: o que é, para que serve e como fazer um podcast

Entender o que é podcast e como fazer um de qualidade é essencial para qualquer tipo de negócio que está em busca de se destacar no mercado, isso porque a cada dia que passa os podcasts estão se popularizando ainda mais aqui no Brasil.

O podcast nada mais é que um material entregue no formato de áudio, bem parecido com o rádio neste quesito. A diferença é que os podcasts ficam disponíveis para que as pessoas escutem quando quiser, porque os mesmos não são programas ao vivo.



Além disso, vale destacar que o conteúdo é criado sob demanda. 

Atualmente, a maioria das pessoas não tem tempo para quase nada (você deve estar concordando com isso agora rs).

Ler artigos, ebooks ou até mesmo assistir vídeos pode ser quase impossível para quem tem o dia inteiro lotado de reuniões e tarefas. 

E é exatamente por isso que esse formato de podcast vem ganhando muito fãs e simpatizantes, por ser algo muito prático, que pode ser ouvido a qualquer hora e momento do dia. 

Seja no trânsito, quando está esperando alguém entrar na call, ou realizando qualquer outra atividade que não precise necessariamente ser vista, mas apenas ouvida.

Independente se você é um curioso e apenas quer saber o que é podcast, ou até mesmo quer criar um para o seu negócio, este artigo é para você. Continue a leitura e aprenda:

  • O que é podcast?
  • Para que serve um podcast?
  • Vantagens de criar um podcast
  • Como fazer um podcast de sucesso em 5 passos
  • Como ouvir um podcast?
  • Exemplos de podcasts para você se inspirar!

Preparado? Vamos lá.

O que é podcast?

Até aqui você já tem uma noção sobre o que é podcast, mas para entender a fundo este formato vamos te explicar de forma mais detalhada.

Podcast é uma forma de conteúdo entregue na forma de áudio, bem semelhante ao tradicional rádio. A diferença é que os podcasts ficam disponíveis para que as pessoas escutem quando quiser, porque os mesmos não são programas ao vivo.



Além de que o conteúdo é criado sob demanda.

Você já ouviu falar sobre o áudio marketing? 

Os podcasts podem ser considerados dentro deste conceito quando elaborados com foco em fortalecer a comunicação com o seu público-alvo, levando conhecimento, informação, educação e até mesmo entretenimento, tudo em formato de áudio.

Hoje em dia, existem dezenas de podcasts sobre vários temas e assuntos diferentes em sites e plataformas de áudio, como já dissemos é algo que está se popularizando e está cada vez mais com fácil acesso para os consumidores.

Para que serve um podcast?

Agora que você já sabe o que é um podcast, é essencial que você saiba exatamente para que serve um podcast

Saiba que ele pode ter diferentes propósitos, e isso irá depender exclusivamente da estratégia do seu negócio neste canal.

Mas para te ajudar a entender de fato, separamos abaixo os principais objetivos na criação de um, confira:



Compartilhar conteúdo 

Um dos principais objetivos de um podcast é o compartilhamento de conteúdo. 

Quando falamos da prática, você escolhe um tema e cria um programa ou episódio para compartilhar sobre determinado assunto, apenas no formato de áudio.

Utilizar este canal como meio para compartilhar conteúdo sobre o seu nicho de mercado, é uma das maneiras de se fazer Marketing de Conteúdo.

Desta forma, você não só estará mais presente de diferentes formas para a sua audiência, como também fortalecendo ainda mais sua estratégia de conteúdo de forma geral.

Hoje, provavelmente, tem uma boa parcela do seu público que gostaria de ouvir seu conteúdo no formato de áudio, ao invés de ler o seu artigo ou ebook, ou até mesmo assistir seu vídeo. 

Isso porque nem todo mundo tem tempo, como já dissemos. 

Então, aproveite essa oportunidade para estreitar ainda mais o seu relacionamento com eles, e se tornar ainda mais presente em seu dia a dia.



Novas maneiras de entregar conhecimento

Com o rápido avanço da tecnologia as coisas estão mudando muito rápido, não é mesmo?

Antes, estávamos acostumados apenas com os textos e artigos de blog, depois do Youtube o vídeo se tornou a nova tendência, e não é diferente com os podcasts.

Isso é ótimo para os negócios, porque sempre há novas maneiras de entregar conhecimento e informação ao seu público.

Ao investir na criação de podcasts, você estará abrindo a porta para mais oportunidades de negócios, isso porque pode haver pessoas que estão apenas  neste canal e que você não está suprindo essa necessidade, mas seu concorrente sim. 

Então, não perca tempo. 

Além de trazer algo bem atrativo, a criação de podcasts pode contribuir para melhorar a reputação e o relacionamento do seu negócio com o seu público, mostrando o quanto sua empresa sabe sobre determinado tema, com a proposta de oferecer diversidade na hora da entrega de conteúdos para que as pessoas possam escolher qual o melhor tipo conforme suas necessidades.

Oferecer notícias sobre o mercado

Com o fácil acesso a internet, as notícias, seja qual for o setor ou tema, fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas.

Todo mundo quer saber o que está acontecendo, seja no mundo, na política, nos negócios, na bolsa, ou qualquer outro assunto que seja relevante para a pessoa em questão.

E um outro propósito dos podcasts é justamente a propagação de notícias.

Vale ressaltar que a busca por podcasts que oferecem esse tipo de conteúdo cresce a cada dia.

Sem contar que esse formato, tende a ser mais prático de elaborar. 

Então, aproveite essa oportunidade para criar o seu agora mesmo e se tornar referência em seu setor 😉

Vantagens de criar um podcast

Até aqui você já conseguiu pegar algumas vantagens de criar um podcast, e provavelmente já sabe que é um bom investimento para o crescimento e fortalecimento de sua marca na internet. 

Mas caso ainda esteja em dúvida se realmente vale a pena investir na criação de podcasts, veja abaixo mais alguns benefícios de estar presente neste canal:

  • Forma criativa e diferenciada de se conectar com seu público;
  • Boa opção para educar seu público de forma descontraída;
  • Maior autoridade para o seu negócio, pois está se posicionando como especialista no assunto;
  • Os podcasts não são caros de se produzir. Basta um local com boa acústica, microfones e as plataformas necessárias para edição e publicação (que vamos detalhar mais a frente);
  • Gera maior aproximação com o seu público, já que estará em diversos momentos de sua rotina;
  • Por ser um formato mais descontraído, você consegue dar um toque de personalidade para a sua marca;
  • Entre outros.



Como fazer um podcast de sucesso em 5 passos

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Agora que você já sabe o que é podcast, para que serve e suas principais vantagens, separamos abaixo como fazer um podcast de qualidade em 5 passos. 

Vamos lá?



#1 Planejamento

Que o planejamento precisa estar presente em toda e qualquer ação de um negócio, não é novidade.

E sem dúvida ele deve estar presente quando o assunto é a criação de podcasts.

Caso contrário, você poderá desperdiçar tempo e recursos do seu negócio.

E é exatamente no planejamento que se estabelece o objetivo que você pretende alcançar com o podcast. Então, ao elaborá-lo, preste atenção em alguns pontos essenciais, como:

Defina seu público-alvo

Quem você quer atingir através de seus podcasts?

Para atingir as pessoas certas, é preciso conhecer a fundo quem são elas. Caso contrário, você não conseguirá criar conteúdo relevante que impacte essas pessoas de verdade.

Descubra seus interesses, desejos, medos, sonhos e quais tipos de conteúdo elas gostam de consumir.

Com esse estudo do seu público-alvo em mãos, você conseguirá seguir para os próximos passos muito mais preparado.

Descubra quem são seus concorrentes

Coloque em seu planejamento quem são os seus concorrentes também.

Desta forma, você conseguirá enxergar onde pode melhorar ainda mais a experiência para a sua audiência e se destacar dos demais.

Caso já tenha vários concorrentes investindo neste formato, procure fazer diferente. Identifique a lacuna que está faltando e aproveite para inovar.

Mas é claro, não se esqueça que o melhor formato é o que mais agrada seu público.

Defina os temas que irá cobrir, e os formatos

É muito importante que você defina os temas que irá abordar em seus podcasts, como também os formatos.

Os temas certos irão variar conforme o interesse de seu público-alvo, e quanto aos formatos você pode experimentar, por exemplo:

  • Bate-papo;
  • Mesa redonda;
  • Debate;
  • Informativo;
  • Educativo;
  • Storytelling;
  • Entrevista;
  • Dissertativo
  • Entre outros. 

Mas, além disso, é essencial falar sobre algo que você domine para tudo sair o mais fluido e natural possível.

Qual será o conteúdo?

Após definir os temas e formatos que irá utilizar, é importante planejar o conteúdo do podcast em si para que você tenha um cronograma e saiba o que falar em cada podcast sem se perder ou até mesmo repetir assuntos.

Além de criar uma espécie de calendário editorial com as datas de postagens, os assuntos e tópicos a serem abordados em cada episódio, aproveite e crie um checklist para cada podcast, ele irá te auxiliar na hora da gravação para cobrir todo o tema e não se esquecer de nada.

Terá convidados? Quais serão?

Optar por entrevistar convidados pode ser bem interessante dependendo do estilo que você quer para os seus podcasts. 

Eles podem também ser uma ótima porta de entrada para novos ouvintes, pois podem acabar compartilhando o conteúdo do podcast nas redes sociais e, assim, aumentar ainda mais sua audiência.

Dê preferência para convidados relevantes para o seu público-alvo, não necessariamente influencers, mas sim pessoas com opiniões e conteúdos interessantes para sua audiência. Caso contrário, pode ser tempo perdido tanto para você quanto para o seu convidado.

Defina seu tom e personalidade

Ninguém quer escutar podcasts onde o apresentador parece um robô.

Por isso é de extrema importância definir desde já qual será o tom e personalidade que a pessoa, ou você deve utilizar para representar a sua marca.

Terá piadas? Palavrões? Quais os jargões?

Defina tudo o que é importante.

Estabeleça sua frequência de postagem



A frequência é a chave para o sucesso de qualquer estratégia, principalmente quando estamos nos referindo a criação de conteúdo.

Com os podcasts não é diferente, é preciso definir a frequência de postagem e principalmente, mantê-la. 

Desta forma, o seu público já irá se acostumar com aqueles dias e horários, e você automaticamente aumentará a fidelização do mesmo. 

Quais serão as CTAS ao longo do podcast

Caso você ainda não saiba o que é uma CTA, ou call-to-action, nada mais é do que uma chamada para ação, ou seja, o momento onde você incentiva a pessoa do outro lado – neste caso, seu ouvinte – a realizar alguma ação.

Seja para acessar o seu site, clicar em algum botão, realizar uma ligação para o seu negócio, chamar no WhatsApp, etc.

E quando o assunto é podcast também se faz necessário a inserção de CTAS ao longo do episódio, e definir quais serão e em quais momentos irá utilizá-las é essencial para um melhor engajamento.

Defina os momentos que irá convidar o ouvinte a fazer alguma ação, se será no início, no meio ou no fim do podcast. 

Lembrando que ela deve ser simples, e com o objetivo de direcionar apenas para um destino, por exemplo: “entre em contato com a gente pelo WhatsApp XXXXX-XXXX para receber o seu bônus”.

Crie seu roteiro

E só então, após todos os itens anteriores que chegou a hora de dar vida ao podcast e criar o seu roteiro.

Ele é muito útil para você não se perder no assunto e seguir uma ordem que faça sentido para melhor entendimento de sua audiência. 

Mas, não se prenda totalmente a ele, deixe o papo fluir naturalmente, pois essa é a proposta dos podcasts e, caso seja necessário, volte ao roteiro para dar continuidade ao tema planejado anteriormente. 

Confira abaixo um exemplo prático de roteiro:

  • Vinheta de início;
  • Apresentação dos apresentadores;
  • Falar o tema do podcast do dia;
  • Rápida introdução para prender a audiência ao tema;
  • Vinheta transitória para avisar que vai começar;
  • Primeiros avisos e convite para CTA;
  • Falar sobre todo o tema do checklist;
  • Preparar para o encerramento do podcast;
  • Vinheta rápida transitória para avisar que vai terminar;
  • Últimos avisos e convite para CTA;
  • Encerramento.

Agora que você sabe como planejar um podcast, vamos para a parte da gravação.

Gravação

Chegou o tão aguardado momento da gravação, e para que tudo saia da melhor forma possível você precisa se atentar a alguns pontos essenciais para que os seus podcasts saiam com qualidade.

A primeira dica é procurar um local confortável e silencioso para os participantes, além de ter uma boa acústica para que evite ruídos na hora da gravação.



A escolha do microfone também é fundamental para que seu podcast saia de uma forma profissional, e não amadora. 

Hoje em dia, existem diversas opções no mercado, e a escolha irá depender do local, de como será a gravação do podcast e também do quanto você está disposto a investir.

Mas sua principal atenção deve estar em escolher um ambiente com isolamento acústico para evitar ruídos externos e também ao controle de reverberação. Em estúdios profissionais, por exemplo, são usadas espumas onduladas para minimizar o reflexo do som.

O importante é deixar o ambiente próprio para a gravação do podcast com todas as dicas anteriores, para que tudo saia da melhor forma possível para a sua audiência.

Com a gravação pronta, bora para a parte da edição.

Edição

A edição é tão importante quanto a gravação.

Isso porque é ela quem irá inserir as músicas, vinhetas, efeitos, realizar a diminuição dos ruídos entre outros pontos fundamentais que farão total diferença no resultado final de seus podcasts.

Existem diversas opções de softwares no mercado, mas como o formato de podcast não requer muitos processos, recomendamos usar o famoso Audacity, que é um software livre profissional, disponível para Windows, Mac e Linux.

Caso nunca tenha editado um arquivo de áudio, pode ser uma etapa um pouco complexa, porém é fundamental para proporcionar a melhor experiência para a sua audiência.

Para te ajudar nesse processo, confira abaixo algumas técnicas que vão facilitar sua edição e também deixar o áudio com uma excelente qualidade para os seus podcasts.

Uma dica de ouro é que antes de começar a edição na prática, certifique-se de que você tem um backup do arquivo de áudio da gravação original, para evitar possíveis problemas com a perda do arquivo ou uma edição errada, para não perder todo o trabalho realizado.

O Audacity tem vários efeitos para uma edição profissional, porém separamos os principais para a edição de voz. Com a cópia do arquivo de áudio original aberta no Audacity, a primeira etapa é começar a ajustar a qualidade do áudio.

Selecione todo o áudio, vá ao menu “efeitos” e vai aplicando conforme as necessidades os seguintes ajustes:

  • Amplificar: aumentar o volume do som;
  • Normalizar: aumentar ao máximo todos os picos de áudio sem perder qualidade;
  • Redução de ruído: eliminar ruídos do ambiente e do microfone;
  • Equalização: ajustar os graves e os agudos.
  • Compressor: diminuir a diferença para nivelar os picos altos e baixos;

Aqui não existe uma fórmula exata das configurações de edição no software, pois isso irá depender muito da qualidade final do podcast gravado. 

Mas vale ressaltar ser muito importante ouvir várias vezes o áudio em todas as etapas e ir ajustando conforme a necessidade.

Assim que finalizar a edição, você precisa exportar o projeto final para um arquivo de áudio em mp3. Selecione a qualidade de 96KBps, pois esta é uma qualidade excelente para conteúdo podcast.

E pronto, seu podcast estará pronto para ser publicado!



Publicação

Agora que o seu arquivo está editado, basta correr atrás para publicá-lo.

A publicação pode ser feita tanto em seu próprio site, quanto nas plataformas de áudio, como o SoundCloud ou o Spotify. 

Seja qual for a plataforma escolhida, se atente às suas regras e políticas para que você não infrinja nenhuma cláusula e seu podcast seja publicado sem problemas.

O importante é estar presente nas plataformas onde o seu público-alvo está, e se você fez a lição de casa, sabe exatamente quais canais que eles utilizam. 😉

Publicou? 

Ótimo, vamos para a parte essencial para o sucesso de seu podcast: a divulgação.

Divulgação

Absolutamente nada sem divulgação tem alguma chance de sucesso hoje em dia.

Portanto, se você quer que seu podcast se destaque e seja ouvido todos os dias, é preciso ter estabelecido uma boa estratégia de divulgação para o mesmo.

Confira algumas ações que você pode utilizar para uma boa divulgação de seus podcasts:

  • Divulgar em suas redes sociais;
  • Realizar uma campanha de email marketing para a sua base de leads;
  • Fazer parcerias para ampliar a divulgação;
  • Fazer anúncios nas redes sociais para expandir mais rapidamente;
  • Postar trechos de seu podcast no Youtube;
  • Avisar no Telegram ou Whatsapp;
  • Colocar avisos em seus vídeos do Youtube sobre o podcast;
  • Criar uma página em seu site somente para a divulgação.

Como ouvir um podcast?

Muitas pessoas ainda não sabem como ouvir um podcast, aliás, trata-se de algo ainda muito recente aqui no Brasil.

Os interessados acompanham direto de seus smartphones ou no próprio desktop o lançamento de cada novo episódio de forma totalmente automática. 



Desta forma, ouvindo direto pelo aplicativo do celular (o agregador de podcasts) ou baixar para ouvir offline. 

Vale ressaltar que as principais plataformas de streaming do mercado, como Spotify e Deezer, também possuem podcasts.

Segue abaixo alguns exemplos de agregadores de podcast:

Para Android:

  • Spotify;
  • Google Podcasts;
  • Pocket Casts;
  • Podcast & Radio Addict;
  • Podcast Republic;
  • Stitcher Radio.

Para iPhone:

  • Spotify;
  • Stitcher Radio;
  • Overcast;
  • Podcast (nativo);
  • WeCast.

Exemplos de podcasts para você se inspirar!

Hoje em dia, apesar de ainda estar na fase de se popularizar, já existem alguns podcasts que se destacam em várias áreas distintas.



Confira abaixo alguns exemplos de podcasts para você se inspirar:

  • Podpah (Comédia, sociedade e cultura);
  • O Assunto (Notícias);
  • NerdCast (Sociedade e cultura);
  • PrimoCast (Negócios);
  • Flow Podcast (Sociedade e Cultura);
  • Isso está acontecendo (Sociedade, Cultura e História);
  • ResumoCast (Negócios);
  • DrauzioCast (Saúde e Fitness);
  • CaixaPreta (Comédia).

Dúvidas frequentes sobre podcast

O que significa podcast?

A palavra podcast é a junção de POD (Personal On Demand), com CAST, de broadcast (radiodifusão), como é conhecido o arquivo de áudio digital disponibilizado na internet, normalmente em série, em que os novos episódios podem ser recebidas pelos assinantes de forma automática.

O que é um podcast?

Podcast é uma forma de conteúdo entregue na forma de áudio, bem semelhante ao tradicional rádio. A diferença é que os podcasts ficam disponíveis para que as pessoas escutem quando quiser, porque os mesmos não são programas ao vivo. Além de que o conteúdo é criado sob demanda.

Como fazer um podcast?

Para fazer um podcast de qualidade e profissional, o ideal é que você siga os 5 passos deste artigo que são: planejamento, gravação, edição, publicação e divulgação. Desta forma, as chances de você criar um podcast de sucesso aumentam consideravelmente.

Como ouvir um podcast?

Você pode acompanhar o lançamento de novos episódios de seus podcasts favoritos através de seu celular ou computador, de forma automática. Hoje além de agregadores de podcasts, como o Google Podcasts, as principais plataformas de streaming do mercado, como Spotify e Deezer, também possuem podcasts.

Para finalizar…

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre o que é podcast, para que serve e como fazer um de qualidade.

E como dissemos no artigo, o podcast é um excelente canal para atrair novas pessoas como também estreitar o relacionamento com a sua audiência existente. 

Mas você como um bom empreendedor, sabe que apenas atrair não basta.

Do que adianta ter milhares de ouvintes e nenhum deles se converterem para clientes, não é mesmo? 

E o Método Inbound pode te ajudar com isso. 

Se você não tem uma ideia de como aplicar isso, conheça o Guia Definitivo do Inbound, onde você aprenderá como aumentar as vendas online do seu negócio, ou até mesmo começar a vender do zero e principalmente, transformar seguidores ou neste caso ouvintes, em clientes de verdade para o seu negócio.

Queremos saber a sua opinião sobre este conteúdo, ela é muito importante para nós, então deixe aqui nos comentários se ele te ajudou de alguma forma. 

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