O Spotify anunciou o lançamento do Spotify Podcast Academy, um programa de aceleração de podcasts no Brasil.
O projeto tem como objetivo ajudar os criadores de podcasts, ou podcasters, a terem melhores resultados com seus programas, através de aulas, workshops, suportes de comunicação e todo o ecossistema de ferramentas da empresa.
Em outras palavras, o Spotify Podcast Academy quer fortalecer a comunidade de podcasters do país, e acelerar seu crescimento por meio do compartilhamento de conhecimentos e informações.
Para quem está perguntando se o programa é aberto ao público geral, a resposta ainda é não.
Os criadores serão selecionados com base nos dados de audiência e performance de seus programas, com o uso do Anchor sendo um belo diferencial na escolha.
Após serem escolhidos, os projetos se tornam automaticamente exclusivos da plataforma e ganham acesso a todos os materiais e recursos da empresa.
A duração da “academia” é de no máximo 2 anos, visto como tempo ideal para a plataforma dar todo o apoio no crescimento dos programas selecionados.
O diretor do Spotify Studios na América Latina, Javier Piñol, define o Spotify Podcast Academy da seguinte forma:
“Uma oportunidade única para os criadores que não possuem ferramentas para implementar estratégias claras de desenvolvimento de programas e públicos possam ter acesso aos recursos de produção de alta qualidade do Spotify”.
Membros do programa de aceleração para podcasts no Brasil (Spotify Podcast Academy)
Vale ressaltar que o programa já conta com dez projetos como membros, sendo:
- Biscoito;
- Diário de um Jovem Moderno;
- Estamos Bem?
- Indo e Voltando;
- Mundo Freak Confidencial;
- Para Dar Nome às Coisas;
- PeeWeeCast;
- Podcat;
- Respondendo em Voz Alta;
- Santíssima Trindade das Perucas.
O programa de aceleração para podcasts no Brasil ainda inclui uma playlist no Spotify com os melhores episódios dos podcasts selecionados, chamado de “O Melhor do Spotify Podcast Academy”, como você pode verificar abaixo.
Apesar da iniciativa ter acontecido recentemente, a empresa já conseguiu um feedback do apresentador do podcast Biscoito, um dos selecionados, confira:
“Se não fosse pelo Spotify Podcast Academy, a gente demoraria muito tempo pra chegar aonde está hoje, com a nossa base de fãs. No momento em que fazemos parte dessa comunidade do Spotify, a gente cria um lastro. Nós ganhamos mais reputação e autoridade desde que entramos no programa”, afirma Gui Neves.
Mas e você, já tem um podcast ou pensa em criar um? Deixe aqui nos comentários.