Frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp: só as melhores!
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Se você está procurando por boas frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp, está no lugar certo!

Pode fechar todas as outras abas que selecionamos só as melhores frases para você utilizar na hora em que for falar com seus clientes, ou potenciais. 

Só copiar e colar 😉


E como você está em um conteúdo feito pela Canmore, você terá muito mais que apenas as frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp, como também:

  • Erros para evitar na hora do atendimento ao cliente via WhatsApp
  • Como incluir frases prontas para atendimento no WhatsApp Business?
  • Por que fazer o atendimento ao cliente via Whatsapp?
  • Vale a pena usar frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp?

Sem mais delongas, bora para o que interessa.

Frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp: só as melhores!

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Para o conteúdo ficar mais didático e simples de ser aplicado, separamos em algumas categorias que entendemos que é essencial na hora do atendimento ao cliente, que são:

  • Mensagem de saudação para clientes no WhatsApp;
  • Mensagem de entendimento do problema do cliente;
  • Mensagem para clientes frustrados;
  • Frases para a resolução do problema;
  • Mensagem de instrução ao cliente;
  • Frases de espera para atendimento ao cliente whatsapp;
  • Mensagem para gerar conexão com o cliente;
  • Frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp vendas;
  • Mensagem de cobrança para cliente whatsapp;
  • Frases prontas para colher feedback dos clientes;
  • Frases de despedida no atendimento ao cliente;
  • Mensagem de agradecimento ao cliente.

Sim, são bastante tópicos, pois nos preocupamos em abordar cada etapa do atendimento ao consumidor, e facilitar para você ou sua equipe.

Vale ressaltar que as frases listadas abaixo se enquadram para qualquer tipo de negócio, seja físico, online ou serviço, você poderá utilizá-las, pois elas são bem personalizáveis conforme sua necessidade. 

E uma dica extra antes de irmos para as frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp é a seguinte: use as frases prontas, mas coloque a identidade da sua marca, do seu negócio, isso fará com que você se diferencia e crie um maior relacionamento. 

Mas falaremos disso mais ao final do conteúdo.

Mensagem de saudação para clientes no WhatsApp


A primeira etapa de qualquer atendimento ao cliente são as boas-vindas.

Lembre-se sempre que os clientes devem ser tratados com gentileza e empatia desde o início.

Sabe aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Então, ele se aplica totalmente quando o assunto é ter sucesso no atendimento.

Comece a conversa enviando a mensagem e aguarde a resposta do cliente, para aí então dar continuidade com o atendimento. 

Portanto, evite muitas mensagens ou perguntas no começo. 

E como você ainda não sabe o gênero da pessoa com quem iniciou o atendimento via whatsapp, opte por frases neutras. 

Afinal, o que escrever na mensagem de saudação para clientes no WhatsApp? Segue algumas frases de boas-vindas abaixo:

  1. Olá, bem-vindo(a) à [nome da empresa]! Como posso ajudar você?
  2. Boas-vindas a [nome da empresa]! O que posso fazer por você hoje?
  3. Olá, seja bem-vindo à [nome do setor + nome da sua empresa], me chamo [seu nome], como posso te ajudar?
  4. Olá, tudo bem? Meu nome é [seu nome], faço parte da área de [sua área] da [nome da empresa], irei fazer seu atendimento hoje. Me conte como posso te ajudar!
  5. Oi, tudo bem? Meu nome é [seu nome] estou à sua disposição. Como posso te ajudar?
  6. Seja muito bem-vindo a [nome da empresa], me chamo [seu nome]. O que eu posso fazer por você hoje?
  7. Hey, aqui é o [seu nome], como vai? Como posso te ajudar, fique à vontade para contar tudo o que precisa.
  8. Olá, tudo bem? Meu nome é [seu nome] e estou à sua disposição. Primeiro, quero entender melhor o motivo do seu contato para que eu possa ajudar você da melhor forma possível!

Mensagem de entendimento do problema do cliente

Esta é uma etapa de confirmação, ou seja, mostre ao cliente que o problema foi compreendido de verdade, e que você fará o possível para ajudá-lo.

Tenha o hábito de confirmar tudo o que os clientes falarem para você, pois muitas vezes o que entendemos é diferente da realidade, e errar nisso, pode gerar tempo perdido tanto para você quanto para o cliente.

Portanto, em pedidos mais complexos, ou até os mais simples também, mostre que entendeu a solicitação do cliente para evitar qualquer erro.

  1. [primeiro nome do cliente], confirme por gentileza se entendi o que me explicou. [conte o mesmo problema do cliente, do jeito que entendeu];
  2. [primeiro nome do cliente], quero ver se compreendi o seu problema. Vou te fazer algumas perguntinhas rápidas para não cometer erros, tudo bem? [faça perguntas úteis e rápidas que possam te ajudar a compreender melhor o problema em questão]
  3. Entendi. Então, você acredita que [descrever o problema] está acontecendo em razão [cite a causa]?
  4. Ok, vou repassar brevemente o que me contou, só para ter certeza de que entendi seu problema.
  5. Certo [nome do cliente], o que entendi foi [relatar como você entendeu o problema]. É isso mesmo? Deseja acrescentar alguma informação? Ou esqueci de algo?
  6. Para garantir a melhor solução para o seu caso, pode, por gentileza, repassar os principais pontos de sua solicitação?

Mensagem para clientes frustrados

Lidar com clientes frustrados que estão irritados, faz parte do trabalho.

O importante nessas horas é ter calma e paciência, para não piorar a situação e solucionar o problema o mais rápido possível.

Então, respire fundo, peça desculpas ao cliente, e demonstre através do seu atendimento que você se importa com a situação.

Segue algumas frases prontas de atendimento abaixo para isso:

  1. Sim, entendo completamente sua insatisfação quanto a isso, [nome do cliente]. Irei me esforçar ao máximo para resolver essa solicitação o mais rápido possível, tudo bem?
  2. Sinto muito que isto tenha acontecido com você, e peço desculpas pelo ocorrido. Para entender como posso te ajudar da melhor forma possível, pode me descrever o que houve?
  3. Primeiramente, peço desculpas por isso. Me conte tudo o que aconteceu e irei trabalhar o mais rápido possível para resolver isso para você [nome do cliente]
  4. Entendo o ocorrido e me comprometo a resolver seu problema. Farei o meu melhor para resolver isso rapidamente.
  5. Peço perdão pelo ocorrido, pode me contar o que aconteceu?
  6. Entendo seu ponto de vista e frustração. Mas fique tranquilo que irei cuidar do seu caso, e resolver o problema o mais rápido possível.

Frases para resolução do problema do cliente

Nesta próxima fase do atendimento ao cliente whatsapp, você irá mostrar ao cliente de que a solução do problema, ou dúvida em questão está próxima, ou chegou.

Sempre de forma gentil e empática, para evitar conflitos e quebra de relacionamento. 

Um ponto importante é nunca dizer que um cliente está errado logo de cara, para expressar isso de forma gentil existem formas sem precisar dizer diretamente.

Mostre que você se importa, e além disso, é importante informar o que será feito (se for o caso) e quanto tempo vai levar.

Alinhe sempre as expectativas para não frustrar a pessoa do outro lado.

  1. Certo, entendo perfeitamente o que aconteceu e como se sente em relação a isso. Vou me esforçar para resolver isso o quanto antes. Em [X dias] te darei uma resposta definitiva, tudo bem?
  2. Primeiramente, sinto muito que isso tenha acontecido com você! Mas, fique tranquilo que iremos resolver isso agora mesmo. Você poderia, por favor, aguardar [X minutos]?
  3. Entendi o seu problema e a partir de agora ele é meu também. Irei conversar com a equipe responsável para vermos como podemos resolvê-lo o mais rápido possível. Entro em contato com você assim que tiver um posicionamento, combinado?
  4. Sinto muito que isso tenha acontecido com você [nome do cliente]! Me comprometo a cuidar do seu caso. Aguarde[x minutos] enquanto resolvo seu problema. Qualquer coisa, só enviar mensagem. Estarei por aqui.

Mensagem de instrução ao cliente

Se o problema precisa ser resolvido pelo próprio cliente, como é o caso em algumas situações, é preciso ser bem claro na hora de dar as instruções, para que não piore a situação.

Preze pela boa experiência do cliente em cada ponto de contato com a empresa, inclusive nessa fase. 

Por isso, para iniciar seu passo a passo e tornar o procedimento mais fácil, use uma das frases prontas de atendimento ao cliente whatsapp abaixo para dar início a explicação. 

  1. Certo, vamos por partes então, primeiro faça [descreva bem detalhadamente o que a pessoa precisa fazer]
  2. [Nome do cliente], primeiro, vou precisar que você faça o seguinte [descreva bem detalhadamente o que a pessoa precisa fazer]
  3. Tudo o que precisa fazer é [descreva bem detalhadamente o que a pessoa precisa fazer]
  4. Certo, vamos juntos nessa! Basta fazer [descreva bem detalhadamente o que a pessoa precisa fazer]
  5. Para resolver essa questão vai levar só [X minutos]. Vamos lá? Primeiro faça [descreva bem detalhadamente o que a pessoa precisa fazer]
  6. [Nome do cliente], você está com um tempinho? Pergunto porque estas instruções podem levar cerca de [x minutos], tudo bem para você?


Uma dica extra para ter um atendimento ao cliente de sucesso, e se o texto for uma instrução muito grande, deixe em parágrafos curtos para ficar mais fácil de visualizar, e não ficar algo cansativo.

Frases de espera para atendimento ao cliente whatsapp

Muitas vezes o procedimento pode levar um tempo, e o ideal é que você avise o cliente e seja bem sincero em relação a isso, para evitar frustrações e possíveis desistências.

Confira abaixo algumas mensagens que podem ser usadas para dar uma estimativa do tempo de aguardo necessário:

  1. Opa [nome do cliente], estou tentando solucionar seu problema com rapidez, para isso preciso realizar algumas ações aqui em nosso sistema. Vou precisar de [x minutos], tudo bem para você?
  2. [nome do cliente], para darmos continuidade com seu atendimento com agilidade, preciso verificar e confirmar alguns dados aqui em nosso sistema. Você pode aguardar um pouco, por gentileza?
  3. [nome do cliente], acabei de falar com o responsável pelo departamento. Ele me informou que o seu acaso já será resolvido dentro de [x minutos]. Você pode esperar, ou prefere que a gente entre em contato após a solução?
  4. Trago boas notícias, seu problema será resolvido em [x minutos], você pode aguardar ou prefere que eu retorne assim que for resolvido?
  5. [nome do cliente], você pode aguardar [x minutos]? Já estamos cuidando do seu caso e irá demorar mais esse tempinho, você pode aguardar por favor?
  6. Boas notícias [nome do cliente], a solução do seu caso irá demorar apenas [X minutos], você pode aguardar?

Mensagem para gerar conexão com o cliente

Nesta etapa o cliente já falou qual o problema ou a dúvida em questão, e antes de partir para a própria resolução, é importante mostrar um pouco de empatia para gerar maior conexão com a pessoa do outro lado.

As frases abaixo reforçam essa conexão e geram melhor relacionamento, do que ir direto ao ponto, segue exemplos:

  1. Primeiro, amei seu nome, sério!
  2. Imagina! Você não está sozinho, essa dúvida é bem frequente por aqui!
  3. Excelente escolha! Eu, particularmente, amo esse produto/serviço que você escolheu.
  4. Como está o tempo por aí? Aqui estamos com o ar condicionado no último.
  5. Magina! Tem que perguntar mesmo.
  6. Fica tranquilo, isso é super comum e a solução é rápida.
  7. Primeiro, amo a [região do cliente – caso tenha essa informação], que lugar lindo!
  8. Sem problema, faço isso em instantes. Mas antes, adorei o nome do seu negócio.]

Frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp vendas

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Ao longo dos atendimentos através do whatsapp pode surgir algumas oportunidades de vendas.

Com isso, separamos algumas frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp vendas, para você utilizar e tentar realizar mais uma venda:

  1. Aproveitando [nome do cliente], temos outros produtos que podem atender você de uma forma mais completa, como o [fale brevemente sobre o outro produto ou serviço]
  2. [nome do cliente], notei que o [produto ou serviço x] pode atender melhor sua demanda. Posso te apresentar antes de finalizar?
  3. [nome do cliente], temos o [produto x] que pode suprir a sua necessidade de forma mais completa. Gostaria de conferir os benefícios? Posso enviar um teste totalmente grátis para você.
  4. [nome do cliente], percebi que sua necessidade é [detalhe notado sobre a necessidade do cliente] e amaria te indicar algo mais adequado, posso te apresentar rapidamente?

Mas, lembre-se: se o cliente não sentir interesse, não insista para que a qualidade do atendimento não seja comprometida.

Mensagem de cobrança para cliente whatsapp

Alguns tipos de negócio precisam realizar cobranças através de um chat, ou do próprio whatsapp. 

E nesses momentos é preciso ter bastante cautela para não causar má impressão ao cliente, aliás, ele só pode ter esquecido do pagamento.

Busque deixar este tipo de mensagem de cobrança mais suave, e tente lembrar ao cliente as vantagens após a realização da compra. Veja abaixo algumas frases prontas de cobrança:

  1. Olá [nome do cliente], tudo bem? Ainda não identificamos o seu pagamento. Houve algum problema? Precisa de ajuda?
  2. Opa [nome do cliente], tudo certo? Ainda não identificamos no sistema seu pagamento. Aconteceu alguma coisa? Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  3. Oi [nome do cliente], tudo bem? Infelizmente não identificamos o seu pagamento, quer entrar em contato com a nossa equipe para te auxiliar?
  4. Olá [nome do cliente], tudo certo? Notei que o seu boleto já venceu. Gostaria de receber um boleto atualizado? É só responder esta mensagem.

Frases prontas para colher feedback dos clientes

Receber feedback de clientes é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. 

Para facilitar esse pedido, você pode utilizar alguma das frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp que listamos abaixo para aumentar as chances de retorno, seja de um produto, serviço ou do próprio atendimento.

  1. Olá [nome do cliente], tudo bem? Meu nome é [seu nome], trabalho na [nome da empresa].[nome do cliente], você realizou a compra do [produto x] com a gente, certo? Entrei em contato para saber o que achou da sua compra. Nosso [produto ou serviço] atendeu suas expectativas?
  2. Oi [nome do cliente], tudo certo? Aqui é [seu nome], estou passando para te falar que consta em nosso sistema que você adquiriu o [produto x]. Gostaríamos de saber se você está satisfeito(a) com a compra? 
  3. Olá, aqui é [seu nome] da [nome da empresa]. Você tem alguns minutinhos para nos contar o que achou do nosso [produto x]? Gostaria de saber se você recomendaria a [nome da empresa] para algum amigo ou familiar? 
  4. [Bom dia/boa tarde/boa noite], [nome do cliente], tudo bem? Entrei em contato para saber como está sendo sua experiência com o nosso [produto ou serviço x] até agora. Está tudo certo?

Frases de despedida no atendimento ao cliente

As mensagens de despedida são tão essenciais quanto as mensagens de saudação para atendimento ao cliente. 

Isso porque eles fornecem a oportunidade de saber se o cliente necessita de ajuda com mais alguma coisa, demonstrando sua importância até o final do atendimento.

  1. Espero ter oferecido a melhor solução para resolver seu problema. [Nome do cliente], precisa de ajuda em mais alguma coisa?
  2. [Nome do cliente], posso ajudar você com mais alguma coisa ou já posso encerrar nossa conversa? 
  3. [Nome do cliente], muito obrigada(o) pela atenção até agora, posso ajudar você em algo mais?
  4. [Nome do cliente], foi um prazer atender você. Se tiver alguma dúvida ou dificuldade, entre em contato de novo!
  5. [Nome do cliente], muito obrigado(a) pelo seu contato. Caso tenha alguma outra dúvida, não hesite em entrar em contato novamente.

Mensagem de agradecimento ao cliente

Agradecer nunca é demais.

Sempre que possível, mostre a sua gratidão àquele cliente, seja por algum feedback, sugestão, indicação ou apenas por ser cliente.

Isso é fundamental para estreitar o relacionamento, e gerar maior conexão com a pessoa do outro lado.

Então, ao garantir que o atendimento no whatsapp possa ser encerrado, agradeça à atenção e compreensão oferecida pelo cliente e finalize a conversa.

Confira alguns modelos de frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp que podem ser utilizados nesta situação.

  1. Tchau, [nome do cliente], muito obrigada(o) pelo seu tempo.
  2. Até logo, [nome do cliente], agradeço muito o seu contato e tempo.
  3. Até mais! Obrigado(a) pela atenção.
  4. Sem dúvida, você é um cliente VIP! Obrigada por sua sugestão. Com certeza isso vai ser passado adiante, já enviei para o setor responsável.
  5. Agradeço muito pelo seu feedback. Iremos trabalhar nessa questão para sermos melhores ainda, e oferecer mais a clientes como você.
  6. Muito obrigada(o) por recomendar a [nome da empresa], conte com a gente para o que precisar.
  7. Muito obrigada(o) por ter dado o seu voto de confiança em nosso [serviço X, produto X]. Temos certeza de que irá se apaixonar!
  8. Obrigada(o) por nos escolher, você é muito importante para nós. Conte com a gente sempre!
  9. Agradecemos imensamente pela sugestão, iremos trabalhar nisso para continuar com grandes parceiros como você!

Erros para evitar na hora do atendimento ao cliente via WhatsApp

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Agora que você teve acesso as melhores frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp, separamos alguns erros para evitar durante as conversas.

Mesmo que a maioria de nós já tenhamos uma certa familiaridade com conversas via whatsapp, existem algumas ações que devem ser evitadas para não causar má impressão, e mal entendidos desnecessários.

Por isso, segue abaixo alguns erros para evitar na hora do atendimento ao cliente via whatsapp, ou qualquer outro chat, caso seja o seu caso.

  • Não demore horas e horas para responder seus clientes, o atendimento ágil e prático deve ser uma regra;
  • Não exagere no uso de emojis ou GIFs, e evite usá-los em momentos mais sensíveis e em momentos de estresse;
  • Sempre avise o cliente que está sendo atendido qual o procedimento que será feito e quanto tempo pode levar para que o problema seja resolvido;
  • Não faça muitas perguntas de uma vez só. Isso pode deixar seus clientes confusos, e assim, você não terá as melhores respostas;
  • Cuidado com os envios. Se está atendendo vários clientes ao mesmo tempo, se atente na hora de enviar anexos ou fotos para a pessoa certa;
  • Cuidado com o tom da conversa. Às vezes só um “ok”, pode transparecer amadorismo, e que o atendente não se importa muito com o caso do cliente em questão;
  • Manere nas gírias, se a empresa permitir. Isso porque nem todo mundo pode entender determinado palavreado e causar situações desagradáveis.

Como incluir frases prontas para atendimento no WhatsApp Business


Você já usa o Whatsapp Business em seu negócio?

Ele é a versão do whatsapp adaptado para os negócios, e o melhor: totalmente gratuito.

Um dos recursos nativos do aplicativo é o de adicionar frases prontas de atendimento ao cliente, chamado de “respostas rápidas”.

A partir dele, você consegue criar atalhos para as mensagens utilizadas. Porém, só é possível utilizar mensagens exclusivamente de texto ou somente multimídia, como emojis, Gifs, fotos ou vídeos.

Para adicionar suas mensagens prontas no Whatsapp Business, siga o passo a passo abaixo: 

  1. Entre em seu Whatsapp Business normalmente;
  2. Clique no botão Menu (três pontos);
  3. Clique em “Configurações”;
  4. Depois em “Ferramentas Comerciais”;
  5. Na seção “Conversa” você consegue alterar a mensagem de saudação, ausência e respostas rápidas.

Agora, basta inserir o conteúdo das mensagens prontas que deseja utilizar. Logo, determine um atalho no teclado para a resposta rápida usando termos e palavras-chave para encontrá-la com mais facilidade.

Para utilizar suas respostas rápidas, siga os passos abaixo:

  1. Em uma conversa no WhatsApp, digite / seguido do atalho definido;
  2. Selecione a resposta rápida desejada, então, o campo de texto será preenchido;
  3. Você pode alterar ou personalizar a mensagem, finalizando, clique em “Enviar” normalmente.

Viu como é simples incluir frases prontas para atendimento no WhatsApp Business? Agora para fechar com chave de ouro, vamos te dar alguns motivos do por que fazer o atendimento ao cliente via whatsapp, caso ainda não faça.

Porque fazer o atendimento ao cliente via Whatsapp

O whatsapp é um facilitador e tanto quando o assunto é realizar atendimento ao cliente, isso porque, a maioria das pessoas já tem um whatsapp e estão acostumadas a mexerem diariamente no mesmo.

Aliás, ela já tem mais de 2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, então só pelo número ela já se prova que não é uma ferramenta qualquer.

Atender clientes via whatsapp demonstra que a empresa se importa em proporcionar maior facilidade de interação com seus clientes, tornando ela bem vista perante seu público-alvo.

E o que torna esse tipo de atendimento ainda melhor é a facilidade de como iniciá-lo, tanto para o cliente, quanto para a empresa em si.

Por exemplo, ao usar um gerador de link para whatsapp, uma conversa pode ser iniciada a partir de qualquer lugar com apenas um clique, seja através das redes sociais, site, blog, anúncios, etc.

Além de tudo isso, veja os principais benefícios de atender através do WhatsApp:

  • Rapidez: o responsável pelo atendimento consegue gerenciar várias conversas ao mesmo tempo de forma simples e prática;
  • Facilidade: documentos, imagens e vídeos podem ser enviados com poucos cliques para facilitar o atendimento;
  • Humanização: as pessoas em geral já estão acostumadas com o whatsapp, e elas sabem que estão falando com uma pessoa, por isso é uma excelente forma de aproximar o cliente, humanizar a marca e proporcionar mais segurança.
  • Centralização das informações: o WhatsApp Business pode ser integrado com outras plataformas profissionais de atendimento para tornar os chats ainda mais ágeis e eficientes.

Inclusive, se você ainda não sabe como criar o link direto para o Whatsapp vale a pena conferir o nosso vídeo abaixo:

Vale a pena usar frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp?

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Bom, mas será que vale a pena usar frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp? Será que isso tira a personalidade do negócio, ou deixa o atendimento robotizado?

Será?

Bom, algumas pessoas acreditam que usar roteiros para o atendimento pode torná-lo artificial e sem graça, mas na verdade, elas só serão vistas dessa forma se forem usadas fora de contexto.

As frases prontas para atendimento no whatsapp podem, sem dúvida, fazer parte de um atendimento personalizado e humanizado, mas é preciso saber quando usá-las e adaptá-las conforme a linguagem e tom da empresa.

Aliar as frases prontas em seu atendimento, irá proporcionar agilidade tanto para a empresa quanto para o cliente, basta saber personalizá-las conforme sua necessidade e personalidade.

Conclusão

Agora que você já teve acesso as melhores frases prontas para atendimento ao cliente whatsapp, e algumas dicas extras para não errar na hora do atendimento, é só aplicar e colher os resultados.

Agora, nos conte aqui nos comentários qual delas você mais gostou e vai começar a usar, ficamos curiosos.

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