Tamanho postagem Instagram: o guia completo (2022)
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Saber o tamanho postagem Instagram correto antes de realizar qualquer publicação em seu perfil é fundamental para conseguir bons resultados na rede.

Você já viu um post em que as informações ficaram muito pequenas ou cortadas?



Se a sua resposta foi sim, isso quer dizer que o dono da publicação não se preocupou em respeitar o tamanho dos formatos de postagem. 

E esse erro é ainda mais frequente nos stories. 

Já que muitos perfis não respeitam os padrões de proporção da plataforma, e por consequência a qualidade do post cai e leva a imagem da marca junto.

O Instagram é conhecido por seus conteúdos visuais incríveis, então se algum usuário logar em seu perfil, irá procurar por postagens que agradam os olhos e que consiga, pelo menos, entender o que está escrito.

Por isso, não é exagero você se atentar a estes pequenos detalhes na hora de postar suas publicações.

Porque do que adianta produzir um bom conteúdo se ele não será exposto da melhor maneira possível, não é mesmo?

Então, vem com a gente neste guia completo sobre tamanhos de postagem do Instagram para você entender:

  • O que é tamanho postagem Instagram?
  • Vantagens de seguir o tamanho postagem do Instagram;
  • Quais são os formatos de postagem Instagram?
  • Tamanhos de postagens do Instagram;
  • Como criar uma arte para Instagram seguindo os padrões de tamanho?
  • Qual o melhor app para criar posts no Instagram?

Tudo isso explicado de uma forma bem simples e prática.

Vamos lá!

Mas antes, chega de ficar sem ideia do que postar no Instagram! Conheça o Azideia pro Instagram, um guia com 180 ideias de conteúdos para aumentar o engajamento e vendas de seu perfil + bônus incríveis para te ajudar – e muito – na hora da criação de conteúdo 😉

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O que é tamanho postagem Instagram?

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O tamanho postagem Instagram é a proporção padrão em que o Instagram publica os posts na plataforma.

Todas as publicações seguem a mesma proporção que é determinada para cada ferramenta, sem exceções.

Com isso, o tamanho só muda de acordo com o recurso onde você irá publicar seu conteúdo, sendo feed, stories, reels, etc.



Logo, quem cria uma arte maior que o padrão de imagem recomendado pelo Instagram, terá seu post cortado na hora de publicar.

E é nesta hora que muitos cometem o erro de acreditar que ao postar em seus feeds, stories ou reels o Instagram irá adaptar da melhor forma o seu post, mesmo não seguindo o tamanho certinho.

Mas, infelizmente não é assim que funciona.

O Instagram determina os tamanhos justamente para que você crie suas artes ou vídeos de acordo com os tamanhos que determinou.

Por isso é importante saber também quais as vantagens de seguir os tamanhos de postagens recomendados, para que o seu perfil consiga atingir o visual ideal e sem dúvida, tenha mais resultados.

Vantagens de seguir o tamanho postagem do Instagram

Se você é uma pessoa que busca ter um perfil atraente, profissional e impactante, seguir os tamanhos de postagem do Instagram é um dos requisitos obrigatórios que deve fazer parte de seu checklist para criação de conteúdo.

Além de reforçar uma imagem mais profissional em seu perfil, seguir o padrão também irá ajudar seus seguidores a entenderem melhor sobre você ou seu negócio. 



E de quebra, aumentar as chances deles compartilharem suas publicações com família e amigos.

Olha como este pequeno detalhe faz a diferença, até mesmo em como as pessoas irão enxergar e recomendar, ou não, a sua marca.

Só vantagens seguir este padrão, não é mesmo?

Bom, agora que você entendeu o que é tamanho postagem Instagram, e as vantagens de seguir o padrão dessa plataforma, iremos te mostrar quais são os formatos que o Instagram possibilita para seus usuários, para que entenda melhor as proporções e aproveite ao máximo os recursos desta rede. 

Quais são os formatos de postagem Instagram?

Os formatos de postagem Instagram são classificados em três tipos:

  • Square –  post em formato quadrado;
  • Portrait – post em posição vertical;
  • Landscape – post em posição horizontal.

Estas são as únicas formas de conteúdo que você pode publicar em seu perfil atualmente, vamos dar mais ênfase no atualmente porque o Instagram está em constante evolução, e mudanças surgem a todo instante.

Mas, não se preocupe.

Caso o Instagram apareça com um novo formato, a gente vai correr aqui no blog Canmore para te contar!

Antes de explicarmos os tamanhos certos para cada tipo de post, vamos entender quais são os recursos/ferramentas disponíveis no Instagram, para que você possa criar conteúdos próprios para cada formato.



Feed

O feed é a página inicial de cada conta no Instagram, lugar onde os usuários terão o primeiro contato com as publicações mais recentes do proprietário daquele perfil.

Ou seja, causar uma boa impressão é essencial para conseguir com que visitantes do seu perfil, curtam seu conteúdo e se tornem seguidores. 

Mas, para que isso aconteça, o potencial seguidor tem que perceber quais são os benefícios que ele terá em seguir seu perfil. 

Seja para agregar em conhecimento, entretenimento, promoções, entre outros. 

Porque se ele não enxergar nenhum benefício assim que entrar em sua página, por ser confusa demais ou até mesmo não haver nenhuma publicação, ou as que tiverem são feias e zuadas.

Ele, sem dúvida, irá sair e buscar outro perfil que atenda suas necessidades e desejos.

Por isso é importante sempre pensar em uma forma de se destacar da concorrência e de produzir conteúdos de valor para atrair essas pessoas, e reterem sua atenção.

E pronto mais um seguidor para sua conta.

Sabendo disso, ter o domínio básico de como criar publicações de qualidade para o feed é o mínimo para começar a alavancar seu perfil como nunca.

Stories

De acordo com o próprio Instagram, o story é uma das ferramentas mais usadas do Instagram, chegando a 300 milhões de usuários por dia, ou seja, 37% postam em seus stories diariamente.

Impressionante, não é? 

E este número só vem crescendo cada vez mais!

Esta ferramenta permite que você publique conteúdos em formato de imagem ou de vídeo, com no máximo 15 segundos de duração.

Então, se caso postar um vídeo passando desse limite, sua postagem será cortada e o restante do conteúdo dará continuidade no próximo story automaticamente.



Porém, esta ferramenta também tem seu padrão de tamanho, evitando assim que os stories fiquem cortados, ou com baixa resolução, fazendo com que os visualizadores pulem para o próximo conteúdo rapidamente.

Afinal de contas, queremos que nossos stories sejam agradáveis aos seguidores para que bombem de reações e comentários em nosso direct. Concorda?

Mas não só de feed e stories que se vive o Instagram… 

Existem outros dois recursos que não podemos deixar de lado: reels e IGTV.

Reels

Já ouviu falar do reels?

Se sim, você sabe que ele é uma ferramenta do Instagram que permite a criação de vídeos, que chegou para bater de frente com o aplicativo Tik Tok.

Mas você deve estar se perguntando: os stories já não servem para postar vídeos? Então qual a diferença entre reels e stories?

Bom, a diferença está no limite de duração dos vídeos e também em algumas ferramentas que o reels oferece que podem deixar seu conteúdo mais divertido e profissional. Dê uma olhada:

  • Limite de duração dos vídeos: 30 segundos;
  • Gravação e publicação de vídeos prontos;
  • Ferramentas de edição (filtros, músicas, remix e temporizador);
  • Dueto com reels de outro usuário.

Sabendo disso, já dá para pensar em várias possibilidades de conteúdo para postar em seu perfil.

Então aproveite, porque, assim como todas as ferramentas citadas neste artigo, o reels é 100% gratuito!



IGTV

O IGTV é uma das plataformas do Instagram que permite a publicação de vídeos, tendo diferencial de recursos entre as contas verificadas e contas comuns da plataforma.

Com esta ferramenta você consegue publicar vídeos com até uma hora de duração e sempre em formato vertical.

Ao que parece o Instagram criou esta plataforma para disputar os visualizadores com o Youtube.

Tá achando que são muitas ferramentas para vídeos? 

Realmente, o Instagram não perde tempo quando vê uma grande demanda e já cria uma novidade na plataforma.

Então fique de olho aqui no blog Canmore, porque qualquer novidade que o Instagram tiver, a gente corre aqui para te contar!

Mas agora que você entendeu os formatos, vamos direto aos tamanhos que o Instagram padroniza para cada postagem.

Siga com a gente!

Tamanhos de postagens do Instagram

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Tamanho das imagens e vídeos no feed no Instagram

Confira abaixo o padrão de tamanho postagem feed Instagram:

  • Imagem quadrada (square) a proporção é de: 1.080 x 1.080 pixels;
  • Imagem em formato paisagens a proporção é de: 1.200 x 628 pixels;
  • Imagem na vertical a proporção é de: 1.080 x 1.350 pixels.

Agora, para postar vídeos no feed do Instagram, muitas pessoas acham que é só converter as mesmas dimensões recomendadas para as imagens. Mas isto é um grande erro, na verdade as proporções recomendadas são:

  • Para vídeo landscape: 1200 x 630 pixels;
  • Para vídeo portrait: 1080 x 1350 pixels;
  • Para vídeo horizontal no feed: 16:9.

Lembrando que o tamanho máximo do arquivo é de até 4 GB e a duração máxima do post é de 60 segundos.



Tamanho das imagens e vídeos no Stories do Instagram

Para o tamanho postagem story Instagram é recomendado as seguintes proporções: 1.080 x 1.920 pixels ou 720 x 1280 pixels, tanto para vídeos quanto para imagens (png ou jpeg).

Porém é necessário entender que por mais que você consiga redimensionar manualmente os stories, seguir o padrão recomendado vai deixar com que o seu post fique jeitinho que imaginou.

Sem se preocupar com aquelas bordinhas automáticas que aparecem quando a imagem é muito pequena, comprometendo assim o visual do seu post.

Lembre-se também que a duração da imagem nos stories é de até 5 segundos, porém você pode aumentar este tempo colocando alguma música disponível nas ferramentas de edição da própria ferramenta.

Com isso seu conteúdo pode ter a duração máxima de 15 segundos que estará acompanhado da música escolhida.

Tamanho do formato do Reels

Os conteúdos para o reels tem o tamanho de 1080 x 1920 pixels para stories.

Já para reels na timeline ou explorar a proporção é de: 1080 x 1350 pixels.

Além de ter 30 segundos máximo de duração, o conteúdo postado também não expira. 

Então aproveite e use da melhor forma possível!

Tamanho das imagens e vídeos IGTV

No IGTV as proporções são de 1.800 x 1.920 pixels para a exibição em tela cheia do conteúdo, ou seja, um tamanho de 9:6 para ter um vídeo postado com qualidade.

Se observar em seu feed, o IGTV estará com uma proporção de 4:5, e se der uma olhadinha no seu perfil ele vai estar com a proporção de 1:1.



Mas claro que não vamos nos esquecer do elemento que vai atrair, ou não, a atenção dos espectadores, que no caso é a capa do do vídeo com: 420 x 654 pixels, ou 1:1,55 de proporção recomendada pela plataforma.

Em resumo, os vídeos verticais do IGTV devem ter a dimensão mínima de 4:5 e no máximo de 9:16, já os vídeos horizontais devem ter o mínimo de 5:4 e o máximo de 16:9.

Tamanho da foto do perfil no Instagram

O tamanho da foto de perfil no Instagram é de 110 x 110 pixels, seguindo assim o padrão Square (quadrada) do aplicativo.

Mas o recomendado é que a imagem esteja com uma proporção de 600 x 600 pixels, para que fique centralizada e com uma boa qualidade.

É muito importante que você siga esse padrão, pois a foto de perfil é a primeira coisa que o visitante vai reparar em sua conta. 

É como se fosse a porta de entrada para seu feed.

Então, escolha uma foto com cautela e tenha certeza de que segue o padrão recomendado. 

“Mas e para seguir estes padrões tem algum aplicativo que tem templates prontos para post de Instagram?”

Claro que sim! 

Vem com a gente para saber os melhores aplicativos de criação de conteúdo, e comente se você já usa algum dos citados abaixo.

Qual o melhor app para criar posts no Instagram?

Quando o assunto é aplicativo para posts no Instagram temos vários para te recomendar, mas vamos citar a seguir os melhores e mais usados pela galera. Veja só:

  • Canva – apostamos que você já ouviu falar, e se não, recomendamos que dê uma olhadinha, além de ter uma versão gratuita bem robusta, o mesmo possui templates prontos já com as proporções certas tanto para vídeos quanto para fotos;
  • VSCO – se sua única forma de criação de posts for seu celular não se preocupe, você consegue baixar esse app em seu Android ou IOS para criar os mais criativos posts com as ferramentas que ele oferece;
  • Trakto – este app é fácil de usar e aposto que vai amar os templates gratuitos disponíveis na plataforma.

E não para por aí, estes tipos de aplicativos vem crescendo cada vez mais e de tempos em tempos aparece alguma novidade no mercado.



Por isso, caso não gostar ou se adaptar a nenhum dos citados acima, há outros que você pode achar no Play Store ou em sites online.

Para finalizar…

Anotou todos os tamanhos e recomendações? 

Bom, agora que você entendeu mais sobre qual é o tamanho postagem Instagram, suas vantagens e algumas dicas para postar o melhor conteúdo em seu perfil, você já tem o primeiro passo em mãos para se dar bem nessa rede.

Mas, antes de começar a planejar seus posts temos que te avisar uma coisa: só seguir os padrões de proporção para suas artes ou vídeo não será suficiente para que sua marca ou negócio tenha os resultados que deseja.

Por esse motivo, você precisa conhecer o método Inbound que vai alavancar suas vendas ou te ensinar a vender do zero de uma maneira simples e eficaz.

Agora queremos saber a sua opinião, o que você achou deste conteúdo?

Ele te mostrou de forma eficaz quando o assunto é “tamanho postagem Instagram”, ou falta alguma informação? Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós 🧡

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