Falando sobre parceria no Instagram, você influenciador ou empreendedor já pensou em fazer uma? E de como isso pode alavancar seu negócio ou profissão de uma maneira significativa?
Se já, você está no caminho certo para o sucesso, pois o Instagram vem crescendo cada vez mais, e consequentemente abrindo espaços para novas oportunidades de negócios.
Ter uma parceria no Instagram, seja você empreendedor ou influencer, é uma excelente forma de aumentar seus ganhos através da plataforma.
Por isso, neste conteúdo você aprenderá como fazer essa parceria da melhor forma possível.
Então, continue a leitura para conferir:
- O que é parceria no Instagram?
- Quais são as vantagens de fazer parceria no Instagram?
- Negócios: 7 dicas de como fazer parcerias no Instagram;
- Influenciador: 7 dicas de como fazer parcerias no Instagram;
- Textos prontos para parceria no Instagram;
- Recurso de Parceria no Instagram: o que é e como funciona?
Mas antes, chega de ficar sem ideia do que postar no Instagram! Conheça o Azideia pro Instagram, um guia com 180 ideias de conteúdos para aumentar o engajamento e vendas de seu perfil + bônus incríveis para te ajudar – e muito – na hora da criação de conteúdo 😉
O que é parceria no Instagram?
Parceria no Instagram é quando há um acordo entre duas partes, na maioria das vezes, com o intuito de divulgação de algum produto ou serviço de alguma delas.
Ou seja, digamos que você tenha um negócio e esteja planejando uma estratégia de marketing digital para que seu produto consiga atingir o máximo de pessoas que se encaixam como seu público-alvo.
Após pensar bastante em como fazer isso, optou por investir na divulgação pelo Instagram, já que é uma das redes sociais mais utilizadas do Brasil.
Onde em 2020 o próprio Instagram informou que o número de usuários ativos na rede ultrapassa 1 bilhão de usuários por mês no mundo todo.
E só no Brasil são cerca de 99 milhões de brasileiros usando o IG diariamente. Ficando em terceiro lugar no ranking das nações que possuíram mais usuários conectados no primeiro mês de 2021.
E ao passar pelos stories e feed, percebeu que algumas pessoas postaram conteúdos fazendo resenhas e indicando alguns produtos de negócios variados.
Então acendeu-se uma luz em sua cabeça e você percebeu na hora uma oportunidade de fazer a divulgação de seu produto de uma forma mais natural e objetiva: deixando com que os influenciadores indiquem e falem sobre o seu produto.
E isso é uma parceria no Instagram, onde algum perfil de negócio paga ou troca serviços com algum influenciador, com o objetivo de que o produto seja indicado para os seguidores do outro perfil em questão.
Olha como isso abre várias vantagens tanto para o influenciador quanto para os empreendedores. E falando em benefícios, segue abaixo os principais ao fazer uma parceria no Instagram.
Quais são as vantagens de fazer parceria no Instagram?
As vantagens são desde mais alcance para os negócios, quanto mais engajamento e oportunidade de uma boa renda para os influencers.
Além disso, existem outros benefícios como:
- Para influencers: mais engajamento, mais conteúdo, aumento de conhecimento do seu público, oportunidade de renda, mimos e mais autoridade.
- Para negócios: mais alcance na divulgação, maior chance de conversão de vendas, divulgação para um público mais específico, mais conteúdos e engajamento, melhora da imagem da marca.
E aí está convencido (a) de que é uma ótima ideia fazer parceria no Instagram?
Se sim, então vamos para as 7 dicas de como fazer uma que serve até para você que se pergunta:
“Como conseguir parcerias no instagram com poucos seguidores?”
Bora lá?
Negócios: 7 dicas de como fazer parceria no Instagram
1) Defina seus objetivos com a parceria
Antes de começar sua busca por perfis de influenciadores que fazem match com o seu negócio, defina primeiro qual é o seu objetivo e meta que deseja alcançar com esta parceria no Instagram.
Isso porque antes de partir para qualquer ação de marketing e divulgação, é extremamente importante ter muito bem definido seu objetivo com a parceria, para evitar gastos desnecessários e criar uma estratégia mais eficaz e objetiva.
Então, responda a seguinte pergunta:
O que você espera ganhar fazendo isso? Mais engajamento em seu perfil, mais vendas de seu produto, ou até mesmo melhorar ainda mais a imagem de sua marca?
Isto tem que ser analisado com calma, pois é a partir de um objetivo que é traçado os melhores caminhos para bater suas metas.
Então, depois desta frase bastante inspiradora rsrs coloque em um papel o seu foco e vamos para a próxima dica.
2) Crie um briefing detalhado
Criar um briefing detalhado contendo as instruções para o influenciador em questão é crucial para que na hora da divulgação não haja erros que possam ser cometidos pelo influencer por falta de informação.
Então, estabeleça claramente o que você espera que o influencer fale durante os stories ou feed e também informe a ele suas restrições. Como por exemplo, se caso desejar, avisar que na hora da divulgação não utilizar palavrões ou gírias.
Enfim, esta questão de criação do briefing em si é bom elaborar pensando em como você quer apresentar seu produto ou serviço e claro, sempre de acordo com o seu público-alvo.
Mas qual influenciador escolher para fazer parceria? O que tem mais seguidores ou o que fala com mais propriedade?
Vamos ver isso na próxima dica 😉
3) Faça parceria com o influenciador certo
Estamos aqui para te falar que não adianta fechar uma parceria no Instagram com um influenciador que não faz conteúdos do mesmo ramo que o seu negócio.
Por mais seguidores que ele tenha em seu perfil, é importante ter em mente que você quer atingir seu público-alvo, e o influencer é somente um intermediador para que isto aconteça.
Então, verifique primeiro se o conteúdo abordado por ele faz sentido com o seu negócio, para que seu investimento nesta parceria seja relevante.
E também ninguém quer jogar dinheiro fora, não é mesmo?
Portanto, não se esqueça de analisar também os números de seguidores para que seu produto ou serviço consiga alcançar o máximo de pessoas.
4) Crie seu mídia kit
Criar um mídia kit é uma forma de apresentar, de uma maneira simples e rápida o que sua empresa faz para que o influenciador consiga entender um pouco mais sobre o seu negócio.
Mas o que é este mídia kit?
Um mídia kit é um documento de apresentação de alguma marca com objetivo, em caso comercial, de mostrar as características e benefícios que o influenciador teria ao fechar uma parceria com a sua empresa.
Então considere criar este tipo de documento com informações importantes, contendo um resumo rápido sobre marca, produto ou serviço e também apresentando a ele qual público você quer atingir com esta parceria.
Com isso as informações ficam mais claras e evita desentendimentos.
5) Tente oferecer permutas para conseguir parceria no Instagram
Algumas vezes o negócio não tem estrutura para investir em parcerias e acaba desanimando ou até mesmo desistindo da ideia de realizar uma.
Se identificou com esta situação?
Não se preocupe porque tem outras maneiras de fechar uma parceria que não precisa, necessariamente, envolver dinheiro vivo na conta do divulgador.
“Então como fazer isto? E como mostrar ao influencer, que mesmo não ganhando dinheiro ao divulgar meu produto, ainda sim ele vai ser beneficiado?”
É mais simples do que parece.
Você pode oferecer ao influenciador o seu produto ou serviço de graça em troca da divulgação do mesmo em suas redes sociais.
Ou seja, ele ganha alguns mimos em troca de gravar alguns stories ou publicar no feed mostrando e comentando o que ganhou da sua empresa. Conseguindo assim uma troca recíproca entre ambas as partes.
Todo mundo sai ganhando!
E ao fazer isso, você está fazendo a famosa permuta, que significa a troca equivalente de coisas entre seus respectivos donos.
6) Verifique os resultados
Após fechar uma parceria com um influenciador é necessário ficar de olho nos resultados alcançados com a divulgação do mesmo, pois é aí que você vai medir se vale a pena, ou não, continuar investindo nesta parceria.
Confira os benefícios que sua empresa ganhou durante e após a execução desta parceria. Responda a perguntas como:
- Com essa parceria, consegui mais seguidores qualificados?
- Com essa parceria, consegue o engajamento que tinha como meta?
- Com essa parceria bati as metas estabelecidas no planejamento?
Essas são somente algumas perguntas que você precisa responder para que fique claro quais foram os resultados que essa parceria trouxe para o seu negócio.
“E onde posso encontrar essas informações?”
A boa notícia é que o Instagram disponibiliza algumas ferramentas que ajudam, e muito, nesta mediação de resultados, conhecido como: Instagram Insights.
O Instagram Insights calcula para os usuários as estatísticas de desempenho de suas publicações, como os stories, feed, IGTV, entre outros fatores que movimentam um perfil nesta rede social.
Através destas métricas disponíveis é possível acompanhar:
- O alcance das publicações: número de pessoas que visualizaram o conteúdo;
- As impressões no Instagram: quantidade de vezes que um post, stories ou perfil foi visualizado em um determinado tempo;
- A taxa de engajamento do perfil e posts: número de interações de acordo com a quantidade de seguidores;
- As interações: número de curtidas, comentários e salvamentos de posts;
- Cliques no site: quantas vezes clicaram no link da sua bio;
- Aumento dos seguidores: quantos perfis te seguiram em um determinado período de tempo;
- As visualizações: quantos visualizadores conferiram aquele conteúdo.
Mas para que você tenha estas informações é necessário que sua conta seja comercial para ter acesso à aba “Analytics” (ferramenta que disponibiliza dados de seu perfil).
E caso ainda não saiba como criar uma conta comercial, confira o nosso tutorial no vídeo abaixo:
7) Mantenha a conta ativa
Agora vamos imaginar que ao realizar esta parceria você ganhou muitos seguidores e aumentou o engajamento de seu perfil, tendo assim mais chances de conversão de vendas.
Todas aquelas pessoas que foram convencidas, através do influenciador, a comprarem seu produto ou serviço acabaram te seguindo e, sem dúvida, esperam receber conteúdos de seu perfil.
Aliás, do que adianta investir em um influencer, receber os benefícios de mais engajamento, seguidores e aumento de compras, sendo que depois seu perfil será jogado às moscas?
Não queremos que isso aconteça certo?
Então, aproveite este investimento para engajar ainda mais estas pessoas e continuar assim por um bom tempo.
Fazendo assim seu investimento valer a pena 😉
Influenciador: 7 dicas de como fazer parceria no Instagram
1) Defina seus objetivos
Um influenciador sem objetivos se perde facilmente entre tanta concorrência no meio digital. Então, ter um foco ajuda a traçar caminhos para conseguir mais e mais parcerias.
Com isso em mente coloque no papel (o ideal seria fazer um mídia kit), com todas as características e benefícios que a marca terá ao fechar uma parceria com você.
Então, sente-se em seu sofá e pense bem em qual tema principal você quer abordar em seu perfil. Se vai ser moda, vida fitness, culinária, ou qualquer outro nicho.
São vários os assuntos que podem ser abordados no Instagram, por isso foque em um, para não acabar se perdendo e confundindo os possíveis interessados em fechar uma parceria com você.
2) Entenda quem é o seu público
Podem aparecer ofertas tentadoras de negociantes que te ofereçam um produto ou serviço em troca de sua divulgação, mas fique atento se aquele produto em questão faz sentido com o seu público-alvo.
Pois do que adianta você fechar uma parceria com uma marca de sabão, sendo que você fala sobre tecnologia em seu perfil, por exemplo.
Isto acaba confundindo seus seguidores e não gera nenhum tipo de interesse, afetando assim diretamente nos resultados da parceria. Podendo até ter seguidores reclamando que seu conteúdo mudou do nada.
Por isso que recomendamos que você feche parcerias que ofereçam serviços do mesmo tema que o seu perfil aborda.
Aí todo mundo fica satisfeito, e os resultados alcançados com esta divulgação você pode colocar depois em seu mídia kit, para agregar valor a seu perfil para futuras parcerias.
3) Monte um bom planejamento para conseguir parceira no Instagram
Quando as marcas estão em busca de um influenciador, elas estão em busca de um perfil bem cuidado e que tenha algum diferencial.
Por isso, é importante que você se preocupe em ter um perfil muito bem organizado e claro, além de destacar algum diferencial que possua.
Mas como fazer isso?
Simples.
Tenha um bom planejamento contendo a frequência e tipos de conteúdos que você vai postar em seu perfil, para que os resultados de seu engajamento conquistem os seus futuros parceiros.
Porém este planejamento não serve somente para isso, mas também para que você consiga encaixar da melhor maneira a divulgação do produto da marca que te contratou. Aumentando assim as chances de obter um resultado além do esperado.
4) Busque feedbacks
É muito importante levar em consideração as críticas construtivas, porque alguns influencers podem acabar cometendo erros ao gravar ou planejar a divulgação de seus parceiros.
Isto é normal acontecer.
Principalmente quando a marca envia um monte de tópicos do que você deve ou não falar dos produtos e serviços deles, com várias restrições.
Mas, seguir à risca estas exigências vai determinar se aquela marca irá continuar, ou não a parceria com você.
Não se sinta muito pressionado(a), com o tempo você se acostuma e depois vai perceber que conforme for ganhando experiência, vai fazer a “publi” de uma maneira natural e com mais qualidade seguindo todas as exigências do parceiro.
Então preste atenção até mesmo nas pequenas regrinhas e peça um feedback de alguém antes mesmo de publicar em seu perfil, se possível.
E que esta pessoa tenha, de preferência, experiência no assunto, aí você pode até conseguir dicas extras para arrasar na hora da gravação 😉
5) Marque as marcas em seus posts
Uma dica para chamar a atenção de possíveis parceiros é justamente marcar os “@” das marcas ao comprar um produto ou pagar por algum serviço.
Você pode começar a fazer resenhas e indicar produtos e serviços de algum negócio ao seu público, sem necessariamente ter parcerias com estas empresas.
Com isso você consegue chamar a atenção das marcas que for marcando nos conteúdos que publicar. Aumentando as chances delas fecharem uma parceria com você.
Mas é claro, não exagere e valorize seu trabalho.
6) Faça uma boa bio com informações de contato
Lembra que mais acima te falamos que o ideal seria montar um mídia kit?
Então este “midia kit” é um tipo de documento que contém informações breves sobre o influencer ou marca, que mostram, no caso do influenciador, os resultados e benefícios que a empresa teria ao fechar uma parceria com você.
Sabendo disso, é importante que estas informações estejam linkadas em sua bio, junto às informações de contato.
Desta forma, você terá uma bio completa e mais chamativa que demonstra aos interessados que você leva com profissionalismo e dedicação suas parcerias.
7) Estabeleça seu valor para fazer sua parceria no Instagram
Estabelecer seu valor é crucial para que não aceite propostas muito baixas que só irão te atrapalhar a médio/longo prazo.
Tenha em mente a quantidade de seguidores que seu perfil tem e o número de engajamento também, para que você aceite apenas propostas compatíveis ao seu valor de trabalho.
Não aceite qualquer coisa.
Valorize seu trabalho e se a pessoa que oferecer não quiser realizar uma parceria com você por causa do valor, não se preocupe aparecerão outras oportunidades 😉
Texto pronto para parceria no Instagram
Algumas vezes bate o nervosismo e a temida “tela em branco” vem.
Ou até mesmo você está pronto para escrever o convite, mas não sabe nem por onde começar e acaba mandando um texto oferecendo a parceria para o influenciador ou marca que seja confuso, e com muitas informações desnecessárias.
Levando assim o leitor a desistir de tentar entender sua proposta.
Então, para evitar que isto aconteça, separamos para você, seja influenciador ou empreendedor, um texto pronto para parceria no Instagram, para te inspirar e facilitar na hora de oferecer uma proposta de parceria.
Pode até mesmo copiar e colar, não tem problema algum, sinta-se à vontade.
Uma ajudinha nunca é demais para destravar a criatividade!
Para influenciadores
“Bom dia/ Boa tarde, tudo bem? Me chamo [seu nome] e sou dono/dona do perfil [nome do perfil] estou trabalhando como influencer há [informe o período].
E abordo conteúdos em meu perfil sobre [mencione o tema mais popular e que se encaixe com o da marca], que conta atualmente com mais de [colocar número de seguidores] com taxa de engajamento de [informar sua taxa de engajamento] que pode ser conferida aqui [link do seu mídia kit].
Soube de sua marca através [mencionar como conheceu] e os produtos/serviços oferecidos me chamaram bastante atenção por serem exatamente do mesmo tema que abordo em minhas redes sociais [colocar um conteúdo que produziu do mesmo tema que a empresa].
Tenho confiança de que posso agregar na divulgação da empresa e ajudá-la a conquistar seu público-alvo.
O que acha de fecharmos uma parceria?
Aguardo seu retorno.”
Para negócios
“Olá [nome do influencer], tudo bem?
Somos a [colocar o nome do seu negócio] que trabalha com o produto/serviço [colocar descrição breve sobre o produto/serviço] e conheci seu perfil através [informar como conheceu o influencer].
E percebemos que os conteúdos abordados em seu perfil e sua identidade combinam exatamente com o que procuramos em um influencer para realizar uma divulgação.
O que acha de fecharmos uma parceria?
Aguardamos seu retorno.”
Recurso de Parceria no Instagram: o que é e como funciona?
Você sabia que o próprio Instagram oferece um Recurso de Parceria?
Pois é, esse recurso é usado pelos influenciadores para mostrar aos seus seguidores quais posts são conteúdos de marca, e não somente uma indicação de quem postou.
Ela permite que os criadores de conteúdo e influencers marquem seus parceiros comerciais nas publicações do feed e stories, sinalizando que se trata de um post patrocinado.
Assim, o usuário que clicar na marcação é redirecionado para o perfil da empresa em questão, facilitando e muito para o sucesso da parceria.
Se ficou interessado em saber mais, vamos entender no próximo tópico o que significa o recurso de parceria no Instagram.
O que significa “Parceria paga com” em um post
A marcação “Parceria paga com”, exibida em publicações no feed e nos stories, mostra aos seguidores do perfil em questão que o usuário recebeu pagamento para falar daquele determinado produto ou serviço.
Entretanto, não são todos que utilizam a ferramenta em conteúdos pagos.
Alguns influencers e criadores de conteúdo apenas marcam o usuário nos stories e no feed, e outros optam por adicionar as hashtags “Publi” ou “AD”, que significam publicidade.
A escolha irá depender do que foi acordado entre ambas as partes.
Como funciona a parceria no Instagram
Provavelmente você já sabe, mas vale ressaltar que os influencers com mais visibilidade geralmente fecham contratos por meio de assessorias.
Mas também existem os embaixadores das marcas, ou seja, pessoas contratadas para representar a marca e seus produtos ou serviços nas redes sociais.
Porém, também tem os influenciadores com menos seguidores, mas que possuem uma certa autoridade e influência, mas por possuírem menos visibilidade acabam recebendo propostas de parceria via direct no Instagram.
Mas afinal, quem pode usar o recurso de parceria no Instagram?
Quem pode usar o recurso do Instagram
Esse recurso pode ser usado por usuários do Instagram que possuem a conta de criador de conteúdo ou comercial e que foram contratados para realizar o conteúdo.
A ferramenta não deve ser utilizada quando a marca não pagou pela divulgação.
“Mas como usar este recurso?”.
O passo a passo é simples.
Quando for postar no feed, por exemplo, basta ir em “Configurações avançadas”, na aba que adiciona legenda, marcação e localização antes de publicar fotos e vídeos.
Lá você encontrará a opção “Conteúdo de marca”, basta clicar em “Marcar parceiro de negócios”.
Mas para que funcione, seu parceiro comercial deve colocar seu usuário como parceiro aprovado.
Agora, nos stories, após gravar ou tirar uma foto, basta clicar no símbolo de link e adicionar a conta do parceiro de negócios.
Diferenças entre uma parceria paga e um anúncio
Vale destacar que a parceria paga não é um anúncio, com a marcação de “Patrocinado”.
Os conteúdos que possuem a marcação “parceria paga com” são mostrados apenas para quem segue o influencer que fez o post ou para quem visita seu perfil.
Porém, se o usuário ativar a função “Permitir que o parceiro de negócio promova” em seu post, ela pode ser utilizada como anúncio promovido para alcançar mais pessoas.
Para finalizar…
Agora que você já aprendeu dicas de como conseguir as melhores parcerias no Instagram, deixe nos comentários de qual mais gostou.
Estamos curiosos para saber! 😉
Aproveitando, se você trabalha com o Instagram e quer mais dicas, se inscreva em nosso canal no Youtube Canmore Marketing Digital, temos uma playlist especial para você.