Livros de empreendedorismo: os 27 melhores livros que você precisa ler
livros-de-empreendedorismo

Que tal uma lista com os 27 melhores livros de empreendedorismo que você precisa conhecer?

Se você está buscando se aventurar no mundo do empreendedorismo e quer saber mais sobre esse universo, esse conteúdo é para você.

A seguir, te mostraremos quais são os melhores livros de empreendedorismo, além de uma breve sinopse sobre cada um para você escolher qual te chama mais atenção, e faz sentido com o que está buscando.

Hoje em dia, o que não falta são grandes livros de empreendedorismo.

Por isso, selecionamos apenas os 27 melhores, desde os mais gerais, que abordam conceitos sobre mentalidade, até os mais segmentados, que focam um determinado conceito e ponto de vista.

Mas, em meio a tantos livros para empreendedores, qual ler primeiro? Ou ainda quais seriam as obras obrigatórias?

Sim, não é uma pergunta nada fácil de responder, pois sempre haverá opiniões diferentes.

Mas demos o nosso máximo em listar os 27 melhores livros de empreendedorismo que você precisa ler o quanto antes.

Então, continue a leitura com a gente até o final e bora para essa lista!

Livros de empreendedorismo: os 27 melhores livros que você precisa ler

Os Segredos da Mente Milionária, por T. Harv Eker

Nada melhor do que começar essa lista com um dos melhores livros para empreendedores, onde o autor T. Harv Eker aborda bastante o assunto de mentalidade.

Antes de qualquer coisa, todo empreendedor precisa aprimorar seus soft skills, você já ouviu falar nesse termo?

Soft skills nada mais são que habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar.

Ao contrário de hard skills que são as habilidades técnicas que podem ser facilmente aprendidas (e ensinadas) por meio de cursos, treinamentos, workshops, etc.

A mente de um empreendedor precisa estar configurada para o sucesso. 

Não adianta ter todas as habilidades técnicas, se a sua mente não está programada para alcançar seus objetivos.

Todo aspirante a empreendedor, ou até mesmo empreendedores que já estão no campo de batalha precisam ler Os Segredos da Mente Milionária.

Esse livro é perfeito para abrir sua mente e quebrar crenças limitantes que estão te impedindo de ter sucesso.

Esse livro de empreendedorismo, sem dúvida, não pode faltar em sua prateleira.

O Poder do Hábito, por Charles Duhigg

Pense nas ações que você realizou hoje…

Agora nos responda: quais delas você tomou a decisão de fazer e quais delas fez no piloto automático?

Alguns estudos mostram que 60% do que realizamos é por decisão de fato, enquanto os outros 40% é por hábito, para o nosso cérebro economizar energia.

O Poder do Hábito é um daqueles livros de empreendedorismo clássico que não pode faltar em sua lista de livros de empreendedorismo.

Lido por várias referências no mundo dos negócios, Charles Duhigg explora a ciência por trás da criação e transformação de hábitos.

Esse livro é ideal para te ajudar a ter mais produtividade, concentração e começar bons hábitos capazes de transformar a sua vida.

Vale muito a pena a leitura!

A startup enxuta, por Eric Ries

Com mais de 1 milhão de cópias vendidas pelo mundo, Eric Ries em sua obra A Startup Enxuta, explica como usar a inovação contínua para criar negócios bem-sucedidos.

Se você ainda acredita que precisa criar o produto perfeito antes de lançá-lo no mercado, o autor te fará mudar de ideia.

Ries mostra como processos de inovação e metodologias ágeis podem ajudar o seu negócio a alcançar bons resultados economizando recursos e tempo. 

O livro é repleto de exemplos de empresas que se inovam aplicando o modelo de startup enxuta. 

Esse modelo se baseia na aprendizagem validada e na experimentação contínua, adotando métricas efetivas para avaliar o progresso, práticas que evitam o desperdício de tempo e recursos, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção quando necessário.

Pai rico, pai pobre, por Robert Kiyosaki

Pai rico, Pai pobre está presente em praticamente todas as estantes das pessoas que alcançaram o sucesso.

Pode reparar que você vai perceber 😉

E não é à toa, já que o livro fala sobre temas como finanças e mentalidade.

Kiyosaki defende a ideia de que uma boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém.

É preciso muito mais, aliás o mundo mudou.

Pai Rico, Pai Pobre mostra que uma das prioridades para qualquer pessoa que deseja alcançar a independência financeira e liberdade é ter o controle do próprio destino.

“A principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola, mas não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que elas aprendem a trabalhar por dinheiro… mas nunca a fazê-lo trabalhar para elas.” – Robert Kiyosaki.

O Mito do Empreendedor, por Michael e Gerber

Outro livro de empreendedorismo que você precisa ler para ontem é “O Mito do Empreendedor”.

Com mais de 3 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, esse livro clássico trás métodos eficazes para que você se prepare melhor para o mundo do negócios.

Ele, literalmente, é uma verdadeira fonte de conhecimento indispensável para quem está disposto a encarar o desafio de criar o próprio negócio.

O livro aborda algumas questões essenciais para transformar uma ideia em sucesso, como por exemplo:

  • Como preparar seus funcionários para que eles sejam uma extensão sua;
  • Formas de estruturar seu negócio para superar eventuais problemas;
  • Como aliar entusiasmo com inovação, para ter um maior crescimento;
  • Estabelecer o programa de desenvolvimento que melhor se encaixe em seu empreendimento, visando estabilidade e solidez. 

Bom, nem precisamos falar que a leitura para quem quer empreender é obrigatória 😉

Trabalhe 4 horas por semana, por Timothy Ferriss

Imagine trabalhar apenas 4 horas por semana, e aproveitar o restante dos dias para curtir aquela praia ou fazer aquela viagem pela Europa?

Parece mentira, não é mesmo?

Mas e se te falarmos que é possível?

O autor do livro Trabalhe 4 horas por Semana, Timothy Ferriss, explica como você pode fazer isso, e como ele e outros milhares de seguidores trabalham apenas 4 horas por semana.

Ele passou mais de cinco anos aprendendo os segredos dos novos ricos, que apelida de “NR’s”, uma subcultura em crescimento que abandonou o ‘plano de adiar a vida’ (escravo-poupador-aposentado) e passou a dominar as novas moedas de troca tempo e mobilidade para criar estilos de vida luxuosos no aqui e agora. 

Ferriss fala tanto para o trabalhador sobrecarregado, quanto para o empresário preso ao próprio negócio.

Esse livro é como uma bússola para você que quer alcançar a independência financeira, e ter mais liberdade de tempo para aproveitar a vida, antes que seja tarde demais.

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, por Carol Dweck

Mindset é outra obra que todo empreendedor precisa ler.

Só pelo nome você já desconfia do que se trata, não é?

E sim, o livro fala sobre como ter uma mentalidade de sucesso.

Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de anos de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. 

Ela revela ao longo dos capítulos como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com as situações e objetivos.

Esse livro é um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, por Dale Carnegie

Um dos maiores clássicos de todos os tempos, Como fazer amigos e influenciar pessoas é considerado a Bíblia dos relacionamentos interpessoais.

E como um bom empreendedor, é preciso aprimorar sempre essa habilidade, não é verdade?

“O livro de desenvolvimento pessoal mais bem-sucedido de todos os tempos. Carnegie nunca foi tão relevante.” – The Times

Com mais de 16 milhões de cópias vendidas, Como fazer amigos e influenciar pessoas tornou-se referência quando o assunto é o desenvolvimento das relações humanas.

O livro conta com diversas histórias, exemplos práticos e conselhos para levar para a vida toda. 

É fundamental para todo mundo que deseja criar bons vínculos, se tornar uma pessoa mais persuasiva e inspirar os demais, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Esse também é um dos favoritos de várias autoridades do mundo do empreendedorismo, e que não pode faltar em sua cabeceira.

Ponto de inflexão, por Flávio Augusto

Ponto de Inflexão é um daqueles livros que irá te ajudar a fazer a sua própria jornada, ao mesmo tempo que conta a história de um dos grandes empreendedores brasileiros, Flávio Augusto. 

Para quem ainda não o conhece, Flávio Augusto é um empresário e escritor brasileiro, fundador da empresa Wise Up e ex-proprietário do Orlando City.

Seu livro “Ponto de Inflexão” é um resumo de sua trajetória de sucesso, com alguns pontos bem detalhados de suas tomadas de decisões.

Ele é perfeito para quem está em busca de uma injeção diária de motivação. 

Pense e enriqueça, por Napoleon Hill

Pense e Enriqueça é um dos melhores livros para empreendedores.

Ele é um clássico absoluto da autoajuda financeira, onde Napoleon Hill apresenta a fórmula para acumular riqueza, provando que a receita do sucesso é atemporal. 

Hill investigou, ao longo de décadas, a vida de vários milionários da história dos Estados Unidos, como Thomas Edison, Henry Ford e Theodore Roosevelt.

Em sua obra, o autor explica a partir de um programa de 13 passos, o que esses seres humanos têm em comum que os fizeram ser tão bem-sucedidos.

Desde a sua primeira edição, em 1937, o livro faz sucesso até os dias atuais, provando ser um tesouro para todas as pessoas que desejam alcançar a tão sonhada independência financeira.

De zero a um, por Peter Thiel

Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, apresenta em seu livro “De zero a um” que o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional, ou o próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. 

O autor fala que se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas, já que é mais fácil copiar um modelo do que criar algo novo. Ele defende que o progresso vem do monopólio, não da competição. 

E como criar um monopólio?

Fazer o que nunca foi feito melhor do que qualquer um.

Thiel defende que qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. 

E quanto mais você compete, mais se torna parecido com o restante.

De zero a um não tem nenhuma fórmula do sucesso, já que cada inovação é única.

Neste livro você encontrará uma nova forma de pensar sobre inovação, o que vale a pena para qualquer empreendedor de forma geral.

O Lado Difícil das Situações Difíceis, por Ben Horowitz


Ben Horowitz, autor do livro O Lado Difícil das Situações Difíceis, é um dos empreendedores mais respeitados do Vale do Silício.

Através de sua obra, um dos melhores livros de empreendedorismo, ele conta como ele mesmo fundou,dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia.

Oferecendo conselhos essenciais para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam. 

Esse, definitivamente, não é um livro de negócios genérico.

Já que o livro conta com um texto frio, realista e incisivo, com diversos ensinamentos e testemunhos seus em situações reais pela qual passou. 

É uma leitura agradável, relativamente curta e muito instrutiva, com certeza um dos melhores livros de negócios e gestão dos últimos tempos!

A Estratégia do Oceano Azul, por W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Outro livro de empreendedorismo que traz à tona um conceito essencial que todos os empreendedores precisam conhecer: a estratégia do oceano azul.

Com mais de 3,6 milhões de cópias vendidas, a obra é referência no mundo dos negócios.

Para os autores – e professores – W. Chan Kim e Renée Mauborgne, o resultado de uma concorrência acirrada é um oceano vermelho sangrento, onde os negócios lutam entre si por um lucro cada vez menor.

Eles defendem que o sucesso não vem de quem ganha esta disputa, mas sim da criação de “oceanos azuis”, ou seja, novos e intocados espaços de mercado prontos para o crescimento.

Em “A Estratégia do Oceano Azul”, os autores mostram qual o caminho e ferramentas para as empresas encontrarem esse oceano azul.

O que é essencial nos dias de hoje, já que a concorrência está cada vez maior.

Vale a pena a leitura!

Aventuras Empresariais, por John Brooks

Adivinha quem considera o livro “Aventuras Empresariais” como favorito?

É um grande empresário, bilionário, criador de uma das maiores empresas de tecnologia…

Já sabe de quem estamos falando?

Sim, Bill Gates.

Esse livro de negócios conta sobre grandes fracassos de grandes empresas.

E sabe quem o indicou a esta obra?

Um dos maiores investidores do mundo…

Sim, Warren Buffett.

Em Aventuras Empresariais, Brooks aborda cases de grandes companhias que não deram certo, e o motivo por trás do fracasso.

Bom, quem indica esse livro é o Bill Gates e Warren Buffett, então… Você já sabe o que fazer.

Startup: Manual do Empreendedor, por Bob Dorf e Steve Blank

Se você está procurando um manual para criar uma startup de sucesso, indicamos fortemente o livro “Startup: Manual do Empreendedor”.

Os autores Bob Dorf e Steve Blank fornecem um guia passo a passo, abrangente, que orienta as startups a seguirem na direção correta. 

Ele encaminha os empreendedores através do processo de desenvolvimento do cliente, que os faz deixar o escritório e ir às ruas, onde os clientes estão para desenvolver produtos vencedores que os clientes irão comprar.

A leitura é bem didática e simplificada, o que facilita na hora da compreensão. Vale a pena a leitura 😉

A mente do empreendedor, por Kevin D. Johnson

Esse é outro livro de empreendedorismo que não pode faltar em sua lista.

Isso porque “A Mente do Empreendedor” responde a uma pergunta frequente, principalmente para os empreendedores iniciantes: “Porque alguns negócios dão certo, e outros não?”.

O que será que Steve Jobs, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg e Bill Gates têm em comum?

Kevin D. Johnson, autor desta obra, acredita que, se os empresários entenderem o que se passa dentro da cabeça dos empreendedores mais bem sucedidos do mundo, serão mais precisos nas suas decisões do dia a dia e aumentarão a chance de acertar. 

E é exatamente isso que Kevin D. Johnson oferece neste livro. 

O autor pesquisou profundamente e encontrou hábitos, crenças e características em comum entre as pessoas mais bem-sucedidas.

Pense simples, por Gustavo Caetano

Inovação é um assunto bem recorrente no mundo do empreendedorismo, aliás, essa palavra é o que faz alguns negócios serem tão bem-sucedidos.

Mas essa mesma palavra causa pavor em diversas pessoas…

Como inovar? Será que realmente é um bicho de sete cabeças?

Bom, em seu livro “Pense Simples”, um dos melhores livros de empreendedorismo, Gustavo Caetano fala que inovar pode ser mais simples do que parece.

Ele aprendeu a enxergar problemas pequenos, mas que precisam de solução imediata, e a mudar o rumo do seu negócio para continuar crescendo, e falou abertamente sobre isso neste livro.

Além disso, o autor aborda outros temas como por exemplo:

  • Como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso;
  • O que compõe o DNA inovador;
  • Qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação;
  • A importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador;
  • E muito mais.

Receita Previsível, por Aaron Ross e Marylou Tyler

O que você acha de implementar em seu negócio a máquina de vendas que levou a Salesforce a gerar mais de U$100 milhões em receita anual recorrente?

Nada mal, não é mesmo?

No livro Receita Previsível, os autores Aaron Ross e Marylou Tyler fazem uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados.

Aquele tapa na cara que todo empreendedor precisa.

Com a revolucionária metodologia Cold Calling 2.0, sua empresa nunca mais perderá tempo e dinheiro com processos de prospecção ultrapassados e ineficazes, e você assumirá o controle da receita, tornando-a completamente previsível.

Sem milagres ou fórmulas mágicas, você será capaz de estruturar uma verdadeira máquina de vendas em seu negócio, sem grandes investimentos em marketing, utilizando apenas método, pessoas e disciplina para obter resultados incríveis.

Smart Money, por João Kepler

Outro livro de empreendedorismo que não pode faltar em sua estante é o “Smart Money”.

João Kepler, uma das referências quando o assunto é investimento em startups, aborda em seu livro que o empreendedor é quem deve escolher seu investidor, e não o contrário.

Ele explica o que é necessário para conseguir dinheiro para a sua empresa, superar os obstáculos e obter boas parcerias. 

Uma verdadeira fonte de conhecimento sobre encontrar o parceiro investidor ideal para o seu negócio.

Negócios digitais, por Alan Pakes

Se você quer aprender como usar o real poder da internet para alavancar o seu negócio, o livro “Negócios digitais” é para você.

Alan Pakes, fala que a maior parte das pessoas que usam a internet hoje para vender produtos e serviços está fazendo da maneira errada. 

Pakes traz um mundo completamente novo, no qual é possível criar negócios rentáveis com pouco investimento.

E mostra que essa possibilidade está ao alcance de qualquer pessoa empreendedora. 

O time vencedor de 17 empreendedores que Alan Pakes montou para escrever com ele este livro compartilha suas experiências bem-sucedidas nos negócios digitais para inspirar você a criar novas oportunidades.

Dobre seus lucros, por Bob Fifer

Antes de qualquer coisa, esse é um dos livros de cabeceira do fundador da Ambev.

Voltando sobre o assunto, “Dobre seus Lucros” é um livro que faz a mente explodir de ideias para otimizar o seu negócio.

Bob Fifer, autor desta obra, aborda as histórias de empresas incluídas na lista das 5 maiores feita pela revista Fortune, mostrando com exemplos como maximizar seus lucros em etapas fáceis de aplicar em seu negócio.

Empresas Feitas para Vencer, por Jim Collins

Por que algumas empresas dão certo, e outras não?

Jim Collins responde a essa tão famosa pergunta em seu livro “Empresas Feitas para Vencer”.

Outro livro de empreendedorismo que você precisa ler para ontem.

Collins mostra como as grandes empresas conseguem obter sucesso no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção.

O livro conta com vários exemplos que desafiam o leitor a pensar fora da caixinha, além de descrever quais as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.

O Monge e o Executivo, por James Hunter

O Monge e o Executivo é um daqueles livros de empreendedorismo que desejam aprender mais sobre liderança, uma característica fundamental para qualquer empreendedor que tem como objetivo ser um bom líder.

Se você está em busca de melhorar suas habilidades, ou até mesmo de sua equipe, neste livro você encontrará personagens, ideias e discussões que irão abrir sua mente para um novo horizonte em sua forma de lidar com as outras pessoas.

Vale muito a pena leitura!

A Startup de $100, por Chris Guillebeau

Em “A Startup de $100”, Chris Guillebeau conta sobre como conseguiu visitar diversos países do mundo sem nunca ter tido um salário estável.

Este livro apresenta vários casos de sucesso simples, que podem ser aplicados por qualquer pessoa, mesmo com pouco investimento.

O autor mostra que é sim possível criar negócios rentáveis, com ideias simples mas que valem muito.

Empreendedorismo para Subversivos, por Facundo Guerra

Em seu livro “Empreendedorismo para Subversivos”, Facundo Guerra conta sobre sua trajetória profissional até decidir largar tudo para abrir um negócio próprio.

A partir de uma primeira casa noturna, ele se tornou o grande empresário na noite paulistana. 

Ele conta a história de cada um desses negócios, revelando os acertos e os erros. E oferece um guia com dicas fundamentais para quem sonha em ter o seu próprio negócio.

Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, por Daniel Kahneman

Rápido e Devagar é um livro repleto de estudos e pesquisas onde o autor Daniel Kahneman explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. 

Kahneman fala sobre as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas em nossas decisões. 

Ao longo dos capítulos o autor fornece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.

Incansáveis, por Maurício Benvenutti

Incansáveis é um dos melhores livros de empreendedorismo, explica como empreendedores de garagem engolem tradicionais corporações e criam oportunidades transformadoras.

Perfeito para quem quer se aventurar no mundo do empreendedorismo, e conquistar um grande espaço no mercado.

O autor cita vários cases de sucesso de vários negócios conhecidos, e também conta em detalhes a trajetória até o sucesso de muitas delas. 

É uma leitura bem fluida e agradável. 

Além disso, ele mostra aspectos essenciais do empreendedorismo para quem quer alcançar o sucesso. 

Vale a pena a leitura!

Para finalizar o papo sobre livros de empreendedorismo…

E aí, acha que faltou algum livro nessa lista de melhores livros de empreendedorismo?

Se sim, deixe nos comentários.

Aprendizado nunca é demais, então já corre para começar a leitura de alguns desses livros de empreendedorismo para aprimorar ainda mais suas habilidades de empreendedor.

E além dos livros de empreendedorismo, também não deixe de conferir outras listas de livros para incrementar ainda mais seu repertório:

Conteúdos Relacionados

Fique Atualizado quando o assunto é Marketing Digital!

Assine nossa News

No mundo digital tudo muda muito rápido. Fique por dentro das novidades com a nossa news!

Sem ideia de post?

Não sabe o que postar no Instagram? Tenha uma Guia com 180 ideias de conteúdos + 3 bônus incríveis!

Siga a Canmore

Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo sobre marketing digital!