Social media: o que é, o que faz, quanto ganha e tudo sobre!

Social media é um termo novo e cada vez mais frequente quando o assunto é internet e marketing digital.

Mas o que é social media

O que faz um profissional de social media?

E claro, qual o salário de um social media?

Essas e outras perguntas iremos responder neste conteúdo completo que desenvolvemos sobre essa profissional que está em ascensão.

Então, pegue seu óculos e ative o modo leitura para descobrir:

  • O que é social media;
  • Social media significado;
  • Social media marketing: qual a relação?
  • O que faz um social media;
  • Quanto ganha um social media;
  • Quanto cobra um social media;
  • Como ser social media;
  • Como é a rotina de um social media;
  • Ferramentas que utiliza em seu a dia a dia.

Sim, você verá tudo isso neste guia completo para entender tudo sobre social media, seja para se tornar um de sucesso ou até mesmo contratar para o seu negócio.

Preparado? Então, bora lá!

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O que é social media

Social media é o profissional responsável pelo gerenciamento das redes sociais de um determinado negócio, marca ou causa.

Ele é quem realiza o planejamento de estratégias de marketing digital voltadas para as redes sociais como o Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, entre outras.

Além de planejar, ele é quem monitora e analisa os resultados de suas ações em busca de sempre melhorar a performance.

Uma dúvida muito frequente de quem quer se aventurar neste mercado, é se o social media é quem fica responsável pela criação das artes e vídeos para as redes sociais.

Aliás, a criação de conteúdo se faz obrigatória para o sucesso de qualquer estratégia de marketing nas redes.

Mas será que o social media quem cria as postagens?

Bom, a resposta é: depende.

Alguns profissionais fazem, outros não.

Isso porque em sua “raiz” ele é quem pensa nas estratégias das mídias sociais, analisa e vai alterando conforme os resultados, e contrata um designer para a criação das artes, e se preciso, um editor para os vídeos.

Por isso que é comum ver no mercado social media que faz tudo, incluindo o conteúdo que será postado, mas não é uma regra.

Porém, caso decida fazer tudo, é importante frisar que você será basicamente responsável por todo o processo, desde o planejamento até a execução.

Social media significado

social-media

Social media significa mídia social, em português.

Uma mídia social nada mais é que um meio de comunicação.

Em outras palavras, são canais utilizados para transmitir informações para um determinado grupo de pessoas.

O principal objetivo das redes sociais é oferecer a possibilidade de interação entre os usuários, ou seja, promover bate-papo e debates.

Social media e marketing: qual a relação?

Segundo uma pesquisa da agência eMarketer, o Brasil é o país com o maior número de usuários nas redes sociais.

Com todo esse sucesso e ascensão das redes sociais, as empresas, de forma geral, identificaram as redes como excelentes canais para fazer mais negócios.

Aliás, você precisa estar onde sua audiência está, não é verdade?

Se o seu público fica horas e horas em determinadas plataformas, mostrar seu negócio, produto ou até mesmo um conteúdo no momento certo, sem dúvida, aumentará seus resultados.

Por isso, um dos pilares do marketing digital são justamente as redes sociais.

Estar presente nas redes não é mais opção, é obrigação para negócios que almejam o sucesso.

A partir desta necessidade, surgiu o profissional de social media.

Ele é quem busca entender quais as melhores estratégias para determinado negócio dentro das redes sociais.

Já que não basta só criar um perfil, é preciso mantê-lo atualizado e realizar estratégias a curto, médio e longo prazo para alcançar bons resultados.

O que faz um social media

Já citamos ao longo do conteúdo algumas responsabilidades de um social media, mas vale um tópico para frisar suas atividades.

O que faz um social media?

Bom, ele é quem gerencia os perfis de um determinado negócio nas redes sociais.

Ele pode fazer desde a parte do planejamento das estratégias, até a parte da execução e análise dos resultados.

Para ficar mais claro, vamos a exemplos práticos.

Desenvolvimento de estratégias

Quais as melhores estratégias para o mercado X no Instagram? 

Quais as melhores ações que a empresa no setor Y pode tomar no Facebook?

São algumas respostas que um social pode fornecer.

É ele quem estudará o mercado do negócio em questão, e determinará os próximos passos dentro das redes sociais para alcançar os objetivos estabelecidos.

Planejamento do conteúdo estratégico

Quais os melhores conteúdos para postar em determinada época, ou para um setor específico?

Espera-se que o profissional de social media tenha essas respostas.

Todo mundo sabe (ou pelo menos deveria saber) que não adianta postar de vez em quando nas redes sociais, ou criar um conteúdo fraco.

Hoje em dia, para se destacar na multidão é preciso muito mais que abrir o Canva e criar uma arte, é preciso definir conteúdos estratégicos para a marca em questão.

Por isso, o trabalho deste profissional se faz tão necessário, já que o mesmo pensará de forma estratégica para a marca em questão.

Criação do conteúdo (lembrando que depende do profissional)

Como já dissemos, não é uma regra, mas o fato é que existem sim profissionais que desempenham o papel da criação dos conteúdos.

Seja imagens, vídeos, GIFS, entre outros.

De qualquer forma, quem irá ditar se faz ou não a criação das artes em si é o próprio profissional.

Não podemos negar que ferramentas como o Canva facilitou – e muito – a criação de artes e vídeos profissionais para postar nas redes sociais.

Análise dos resultados

Outro ponto muito importante que todo social media faz é a análise de resultados.

As próprias plataformas de redes sociais como o Facebook e Instagram Insights facilitam a compreensão de como está o desempenho do perfil em questão, porém, o profissional precisa analisar e transformar todos aqueles dados em insights para as próximas ações.

Portanto, é essencial que o social media não só planeje e aplique as estratégias necessárias, como também faça uma análise crítica para identificar soluções.

Quanto ganha um social media

Bom, agora que você já viu o que faz este profissional, nada melhor do que saber quanto ganha um social media.

Segundo o site Vagas, este profissional inicia ganhando R$ 1.003,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.014,00. 

A média salarial no Brasil é de R$ 1.404,00.

Lembrando que isso é apenas uma média, dependendo das atribuições do cargo e atividades o valor pode ser maior.

É claro que essa média salarial é para pessoas que desejam trabalhar em uma empresa, e não trabalhar como freelancer.

Por isso, confira o tópico abaixo para ver quanto cobra um social media.

Quanto cobra um social media

Outra forma de ser um social media é realizando trabalhos como freelancer.

Na verdade, essa é uma forma bem comum de ser um aqui no Brasil.

E obviamente todo freelancer pode cobrar o valor que acha justo, então o valor irá variar muito do projeto em questão.

Aproveitando, se você pensa em ser um freelancer, vale a pena dar uma olhada nos seguintes sites para conseguir jobs, como:

  • 99freelas;
  • Workana;
  • Freelancer.

Como ser social media

Mas, como ser social media?

É preciso fazer faculdade, ou um curso específico?

Bom, vamos lá.

Por se tratar de uma profissão recente, ainda não existe uma graduação específica para quem quer se tornar um profissional das redes sociais.

Pode-se dizer que as empresas que estão buscando este profissional geralmente pedem faculdade de comunicação, propaganda, jornalismo ou marketing.

Mas, obviamente, apenas fazer essas faculdades não é sinônimo de emprego, aliás, hoje em dia, poucas são…

Para ser um social media de sucesso, é preciso muito mais que teoria, e sim muita prática e ser um “heavy user” das redes sociais, ou seja, um usuário assíduo.

Além de que existem vários cursos que podem te auxiliar nessa jornada.

O ponto é, se você busca trabalhar como social em um empresa, provavelmente, elas irão pedir algum estudo (seja curso ou faculdade), como a experiência prática também.

Agora se está em busca de clientes como um freelancer, sem dúvida o que contará serão os seus resultados, e experiência. 

Aliás, seus potenciais clientes querem resultados e não diplomas – pelo menos aqueles que possuem uma visão de empreendedor.

Por isso é interessante criar um portfólio, ou seja, uma coleção de seus melhores projetos como social media com o objetivo de demonstrar suas habilidades de forma visual.

Como é a rotina de um social media

Muitos querem saber qual a rotina de um profissional das mídias sociais…

Já citamos ao longo do conteúdo o que faz um social media, mas em resumo, em suas tarefas diárias estão análise constante das redes sociais, postagem de conteúdo (stories, principalmente), entre outros.

Como esse trabalho pode ser realizado apenas com um computador e acesso a internet, ele pode ser remoto, ou seja, de qualquer lugar do mundo.

O que brilha os olhos de muitas pessoas, não é mesmo?

Mas também existem empregos que exigem a presença física do profissional, já que acreditam que ele precisa estar em constante envolvimento com as outras áreas.

Seja para fazer stories da equipe, ou qualquer outra interação que se faça necessária sua presença.

Sem contar que ele pode dar feedback das ações realizadas por outros times da equipe.

É claro que tudo isso também se torna possível através de videoconferência, mas como diz o ditado: cada cabeça é o seu guia.

Outro ponto que é muito presente no dia a dia deste profissional são as ferramentas, que falaremos agora no próximo tópico.

Ferramentas que um social media utiliza em seu a dia a dia

As ferramentas são capazes de agilizar – e muito – o trabalho de um social media.

Existem milhares e milhares de plataformas, com objetivos distintos para ajudar em toda a jornada de trabalho deste profissional.

Abaixo, confira as principais que não podem faltar:

  • Flipboard, Storify, Pearltrees – para curadoria de conteúdo;
  • SEMrush, Buzzmonitor, Keyword Competitor – para análise de concorrência;
  • Canva, Unsplash, Freepick – para apoio para criação de conteúdo visual;
  • Facebook Ads, Google Analytics, RD Station, HubSpot – para monitoramento de métricas;
  • Estúdio de Criação do Facebook – para agendamento de postagens.

É claro que não conseguimos listar todas as opções de ferramentas e plataformas, mas saiba que não é preciso utilizar todas elas, mas sim identificar quais mais se adequam a sua rotina.

Além de escolher as ferramentas por funcionalidades e recursos é preciso se atentar ao preço, para não ultrapassar o seu orçamento e prejudicar o seu lucro, caso seja um freelancer.

Uma das melhores formas de escolher as ferramentas certas, é testar cada uma delas, e o melhor é que a maioria tem versões de teste.

Para finalizar…

Esperamos que com este conteúdo você tenha aprendido tudo, ou pelo menos quase tudo, sobre a profissão de social media.

Seja para você ser um ou contratar um para o seu negócio, é importante saber detalhes da profissão para que as expectativas estejam sempre alinhadas.

E aproveitando que estamos falando de redes sociais…

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